Banca de DEFESA: ROSEMEIRE MARCONDES SCHWARTZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSEMEIRE MARCONDES SCHWARTZ
DATA : 29/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/nfv-eshg-pen
TÍTULO:

Narrativas de professores de inglês: experiências de uso de tecnologias digitais durante e pós-ensino remoto emergencial


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de inglês; Tecnologias digitais; Letramento digital; Ensino Remoto Emergencial; Pesquisa Narrativa.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a experiência de uso de tecnologias digitais de professores de língua inglesa em quatro escolas estaduais de Mato Grosso da cidade de Barra do Garças. O intuito maior é compreender as práticas de letramento digital desses professores após vivenciarem o Ensino Remoto Emergencial (ERE), um período que trouxe mudanças obrigatórias na modalidade de ensino, exigindo uma didática diferenciada dos educadores. O estudo abarca perguntas de pesquisa, tais como: Como esses professores vivenciaram e adaptaram as suas práticas de ensino durante o ERE? Que estratégias adotaram diante das mudanças obrigatórias no cenário educacional? O que esses professores relatam sobre a utilização das tecnologias digitais em suas práticas de ensino após o ERE? O estudo inscreve-se na área da Linguística Aplicada e faz diálogos transdisciplinares com a Educação. Recorro à pesquisa narrativa (Clandinin; Connelly, 2000) enquanto forma de entender a experiência e processo de colaboração entre pesquisador e pesquisado. Os participantes são professores de língua inglesa com idades variadas que tenham exercido a docência no período de ERE e que estejam exercendo-a no momento atual, pós-ensino remoto, no Ensino Médio. Os dados compreendem narrativas dos professores sobre a experiência de lecionar durante e após o período de ERE, coletadas por meio de entrevistas online via Google Meet. Esta pesquisa se embasa em considerações sobre tecnologias digitais no âmbito educacional (Moran 2012, 2013, 2018,2019; Barton; Lee, 2015; Paiva, 2016, 2019; Carvalho, 2015,2020), em concepções de letramento digital (Coscarelli, 2010, 2011,2016; Ribeiro, 2011, 2016, 2018, 2019; Rojo, 2012, 2013; Lorenzi; Pádua, 2012; Dudeney et al., 2016), e em discussões sobre o ERE (Cardoso, et al., 2020; Oliveira; Silva; Silva, 2020). Espero que este estudo contribua para uma reflexão crítica sobre a necessidade do uso das tecnologias digitais na educação, evidenciando a importância do letramento digital dos docentes de língua inglesa para a condução de suas práticas de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo à Instituição - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA - UFLA
Notícia cadastrada em: 22/02/2024 18:04
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1