Banca de DEFESA: LEZINETE REGINA LEMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEZINETE REGINA LEMES
DATA : 07/03/2024
HORA: 13:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

PROFISSÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DIALÓGICA SOBRE A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS EM LETRAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial; Residência Pedagógica; espaço dialógico; profissão docente.


PÁGINAS: 248
RESUMO:

Esta pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada, especificamente, na linha “Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística (PPGL), e tem como objetivo geral analisar e interpretar as vozes sociais presentes nos relatórios e relatos de experiência escritos pelos licenciandos de um curso de Letras, participantes do Programa Residência Pedagógica, de uma universidade pública do estado de Mato Grosso, para compreender o processo da construção do perfil identitário da profissão docente, por considerarmos a existência de um discurso do Estado Pedagogo (Lessard, 2008), que afirma ser o processo formativo dos cursos de licenciatura insuficiente para a prática docente. Para tanto, assume-se a teoria da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin e o Círculo (1988, 2011, 2018), principalmente, os conceitos de alteridade, vozes sociais, relações dialógicas, forças centrípetas e forças centrífugas. No bojo dessa fundamentação teórico-metodológica, este estudo também está ancorado nas bases legais que sustentam a profissão docente e no Programa da Residência Pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de perspectiva dialógica, pois buscamos compreender como a Residência Pedagógica está promovendo a construção da identidade da profissão docente de Língua Portuguesa. Para isso, definimos como questões de pesquisa: 1) Quais vozes sociais foram ecoadas pelos licenciandos nos relatórios e nos relatos de experiência do Programa Residência Pedagógica e como elas contribuíram com a construção do perfil identitário da profissão docente? 2) Quais concepções de ensino, língua, linguagem e escola foram assumidas e/ou refutadas pelos licenciandos participantes da Residência Pedagógica e como elas ajudaram na constituição do perfil identitário da profissão docente? 3) De que maneira as forças sociais agiram no processo na constituição do perfil identitário da profissão docente dos licenciandos participantes da Residência Pedagógica? Para respondermos a essas questões, selecionamos como corpus desta pesquisa 17 relatórios, escritos em 2019, e 8 relatos de experiência, produzidos em 2021, para o Programa Residência Pedagógica. Os resultados demonstram que o processo da construção do perfil identitário da profissão docente está sustentado na alteridade, marcada pelas relações dialógicas tensas e harmônicas entre a voz oficial, representada pelos documentos normativos da CAPES, e por outras vozes sociais, como as dos professores orientadores, preceptores, da coordenação institucional, da comunidade escolar, dos professores do curso, o que promoveu a atuação das forças centrípetas e centrífugas no saber-fazer docente dos licenciandos. Assim, afirmamos que esse tensionamento foi refletido e refratado pelos licenciados em suas visões de mundo, no tocante às concepções de ensino, língua, linguagem e escola, as quais estão sustentadas pela aceitação de uma prática reflexiva e pela refutação da tradicional. Contudo, em função dos direcionamentos feitos pela voz oficial, CAPES, pudemos perceber que as forças centralizadoras encaminharam para a manutenção do perfil identitário ecoado pela Residência Pedagógica, que está assentado na epistemologia da prática, em que os professores são vistos como tarefeiros, o que evidenciou o perfil identitário do professor tradicional. Outro dado da pesquisa é o reconhecimento de que o processo formativo realizado pelos cursos de licenciatura contribuiu com a construção da identidade da profissão docente dos licenciandos participantes da Residência Pedagógica, uma vez que eles apontaram que a vivência no Curso e a formação dada pelos professores orientadores foram fundamentais nessa constituição da profissão. Logo, os cursos têm desenvolvido ações didático-pedagógicas que visam não apenas às atividades práticas, como também ao conhecimento da base teórica. É nesse tensionamento que a identidade docente foi construída. Por essa razão, afirmamos que as relações dialógicas promoveram as tensões na constituição identitária dos licenciandos, pois o eu (licenciandos) está constituído pelos outros (as vozes sociais de diferentes esferas ideológicas). Sendo assim, com base na teoria da Análise Dialógica do Discurso, é na alteridade que o eu se constituiu, demonstrando que não existe uma identidade única, pois somos plurívocos, constituídos por avenidas identitárias diversas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo ao Programa - 70160009 - REJANE CENTURION GAMBARRA E GOMES
Externo à Instituição - CLAÚDIA GARCIA CAVALCANTE - UFPR
Externo à Instituição - JEAN CARLOS GONÇALVES - UFPR
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 13:30
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