Banca de DEFESA: CILA MARIÁ FERREIRA FONSECA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CILA MARIÁ FERREIRA FONSECA DE OLIVEIRA
DATA : 22/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

NARRATIVAS ANCESTRAIS COMO POLÍTICAS DE RETOMADA, MANUTENÇÃO E FORTALECIMENTO LINGUÍSTICO E CULTURAL DO POVO KOKAMA NA CIDADE DE MANAUS/AMAZONAS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Política Linguística; Língua Kokama;  Estratégias de retomada linguística.

 


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Esta tese tem como objeto de estudo as ações de retomada, manutenção e fortalecimento da língua e cultura kokama, em território urbano, desenvolvidas pelo professor indígena Silvânio Brandão Kokama, enquanto professor do Espaço de Estudo da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas - Kokama Karuara. Nesse contexto, partiu-se do recorte situacional da língua kokama em ambiente urbano e da necessidade de se consolidar trabalhos voltados para a revitalização da língua e cultura indígena como política linguística pública educacional. Nesse sentido, o objetivo principal é apresentar o uso de narrativas ancestrais de origem Kokama como ações para promover a retomada, manutenção e o fortalecimento linguístico e cultural como uma política linguística pública em prol da língua, da reafirmação da identidade e da (re)valorização dos saberes e tradições dos Kokama na cidade de Manaus/AM. A pesquisa foi realizada nos anos de 2020, 2021 e 2022, com uma pausa forçada durante o período pandêmico. A metodologia seguida considerou: os preceitos sobre Pós-Colonialismo e o contexto histórico da colonização na Amazônia com fundamentos em Memmi (2007), Fanon (1968; 2008), Freire (2008), Hall (1997; 2005), Bhabha (1998), Ribeiro (1979), entre outros; o contexto histórico do povo Kokama,  assim como o panorama da língua Kokama e a perda da diversidade linguística, além da importância da documentação como método usado na revitalização de línguas ameaçadas de extinção, com base em Rodrigues (1985), Vallejos (2010), Freitas (2002), Cabral (1995), Malheiro (2020); Moore (2011), Storto (2019). D`Angelis (2019), Braggio (2012), Austin (2011) entre outros; o prisma dos princípios norteadores para um planejamento linguístico com resultado em prol de uma política linguística pública educacional, com base nos estudos de Cooper (1989), Muller (2007), Rousseau (2005) e Calvet (2007). Além dessa base teórica a pesquisa traz o papel da Gerência de Educação Escolar Indígena – SEMED/Manaus à frente da Educação Escolar Indígena no município. Como resultado desta pesquisa desenvolvemos um livro de narrativas ancestrais, com o título: Kumitsa ƗmƗnua Ritama Kokama - Narrativas Ancestrais do Povo Kokama, como material didático para o desenvolvimento das ações voltadas para a revitalização, manutenção e fortalecimento linguístico e cultural e que configuram uma política linguística pública educacional viável para outras comunidades indígenas em território urbano.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 75013007 - MONICA CIDELE DA CRUZ
Interno - 83247001 - WELLINGTON PEDROSA QUINTINO
Externo à Instituição - ANA SUELLY ARRUDA CÂMARA CABRAL - UnB
Externo à Instituição - HELLEN CRISTINA DE SOUZA - SEDUC
Externo à Instituição - HELLEN PICANÇO - UFAM
Notícia cadastrada em: 24/01/2024 11:23
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