Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO JOSE DE LARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO JOSE DE LARA
DATA : 24/11/2023
HORA: 08:00
LOCAL: remota por video
TÍTULO:

O (S) LIVRO (S) DIDÁTICO (S) DA EJA e o funcionamento discursivo da leitura: qual imaginário de interpretação do texto  e de sujeito leitor?


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Análise de Discurso-Leitura- Livro Didático-EJA

 


PÁGINAS: 190
RESUMO:

Este trabalho se inscreve na linha de pesquisa Estudos de Processos Discursivos, do Programa de Mestrado em Linguística da UNEMAT, e busca compreender, pelos fios do discurso instaurados pelas políticas públicas de ensino. O principal objetivo desta pesquisa é analisar a formação do sujeito-leitor pelas práticas de leitura oferecidas pelo Livro Didático  de EJA-Educação de Jovens e Adultose perceber como se dá a relação do aluno com as produções de leitura e a escola. Neste estudo, pretende-se compreender as condições de leitura a que o aluno está assujeitado pelo discurso pedagógico oferecido no espaço escolar. Com isso, pode-se ter acesso ao sujeito-leitor que a escola produz. Atualmente, a prática do ensino de Língua Portuguesa nas escolas estaduais enfrenta o problema da produção da leitura entre os alunos do Ensino Fundamental. Cada vez mais os alunos apresentam dificuldades em atribuir sentidos aos textos lidos. Supondo ser nesse imaginário de leitor que o sujeito se constitui, nossa reflexão se debruçará sobre a escola como lugar de legitimação da língua, concebendo o trabalho com a leitura, tal como é materializada pelo livro didático. Esta forma de conceber o ensino da leitura como constituição do sujeito nos aponta para a significação do sujeito que se significa ao produzir sentidos. Estudos como esse nos possibilitarão dar visibilidade a como o sujeito se constitui pela leitura e como se dá a sua relação no seu espaço de produção dentro e fora dele, uma vez que, a Escola faz funcionar o imaginário de sujeito-leitor afetado pelas suas práticas específicas na espacialização escolar e não-escolar. Para tanto, adotaremos a teoria da Análise de Discurso de linha francesa, desenvolvida na França por Michel Pêcheux e, no Brasil, por Eni Orlandi.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83195001 - ANA MARIA DI RENZO
Interno - 37199002 - TAISIR MAHMUDO KARIM
Externo ao Programa - 46475020 - AGNALDO RODRIGUES DA SILVA
Externo ao Programa - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - ERISVÂNIA GOMES DA SILVA - UNIFACC-MT
Externo à Instituição - JOSÉ MAGNO DE SOUSA VIEIRA - UFMA
Notícia cadastrada em: 14/11/2023 07:48
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1