Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA ALVES BARBOSA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA ALVES BARBOSA GOMES
DATA : 27/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Google Meet
TÍTULO:

A autonomia docente frente ao material estruturado de ensino da educação básica de Mato Grosso: o que contam professores de inglês?


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa narrativa; Sistema estruturado de ensino; Ensino de inglês; Autonomia docente.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

O objetivo geral desta pesquisa é investigar, por meio da pesquisa narrativa (Barcelos, 2020), a experiência de uso do material estruturado de ensino de inglês adotado pela rede pública do estado de Mato Grosso, na região do Araguaia Xingu. Os objetivos específicos são explorar as percepções de professores de inglês sobre o sistema estruturado de ensino, e compreender como se dá a autonomia docente diante das experiências com esse sistema. Os participantes da pesquisa são seis professores de língua inglesa de escolas públicas da região do Araguaia Xingu do Estado de Mato Grosso. O aporte teórico ancora-se em estudos sobre autonomia docente (Contreras, 2012; Benson, 2006; Leffa, 2014, 2003; Celani, 2001; Adrião et al., 2009, 2022; Hoffmann, 2020). A fonte principal de coleta de dados é a entrevista narrativa semiestruturada, por meio da qual os professores narram as suas experiências de uso do material estruturado de ensino. A análise das narrativas se dá na perspectiva categorial com foco no conteúdo (Lieblich et al., 1998). A análise ancora-se nos tipos de autonomia estabelecidos por Contreras (2012), tais como autonomia ilusória, autonomia como responsabilidade moral individual, e autonomia como emancipação. Os dados apontam que o material estruturado de ensino tem limitado a autonomia docente fazendo com que os professores vivenciem uma autonomia ilusória em suas práticas de ensino. A autonomia como responsabilidade moral individual e a autonomia como emancipação, neste contexto, aparece timidamente em algumas atitudes e ações dos docentes. Isso demonstra que há uma vontade, por parte dos docentes, de exercer a autonomia como emancipação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Interno - 466.104.133-04 - ALEXANDRE MELO DE SOUSA - UFAC
Externo à Instituição - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA - UFLA
Notícia cadastrada em: 29/09/2023 11:11
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