Banca de QUALIFICAÇÃO: LEZINETE REGINA LEMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEZINETE REGINA LEMES
DATA : 31/10/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Meet (remota)
TÍTULO:

DESVELANDO A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO DIALÓGICO SOBRE OS RELATÓRIOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Residência Pedagógica; espaço dialógico; formação inicial, identidade docente.


PÁGINAS: 171
RESUMO:

Esta pesquisa se insere no âmbito da Linguística Aplicada, especificamente, na linha “Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística (PPGL) e tem como objetivo geral compreender como os licenciandos do curso de Letras de uma instituição pública mato-grossense, a partir dos relatórios e dos relatos de experiências produzidos para o Programa Residência Pedagógica, refletem e refratam sobre sua identidade profissional, ao considerarmos que existe um discurso oficial que afirma que o processo formativo dos cursos de licenciatura não é suficiente. Para tanto, assume-se a teoria dialógica de linguagem de Bakhtin e o Círculo (1998, 2018, 2011), principalmente, os conceitos de alteridade, de relações dialógicas, das forças centrípetas e forças centrífugas. Esta pesquisa, também, dialoga com Hall (2000, 2006), Moita Lopes (2006), Geraldi (1997), Gallardo (2020), que tratam da questão da identidade. Além disso, trata da formação docente e identidade de professores (Gatti; Barreto, 2009, 2011; Gatti, 2013-2014, 2017; Gatti et al., 2019; Lopes; Borges, 2015; Pimenta, 1996, 2006; Pimenta; Ghedin, 2008; Pimenta; Lima, 2012; Schön, 1997;  Tardif, 2014). No bojo dessa fundamentação teórica, este estudo, também, está ancorado nas bases legais que sustentam a formação de professor nos cursos de licenciatura e no Programa da Residência Pedagógica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de perspectiva dialógica, pois buscamos compreender como a Residência Pedagógica está promovendo a construção da identidade docente do professor de Língua Portuguesa. Para isso, definimos como questões de pesquisa: 1) Que concepções de ensino, escola e língua são enunciadas pelos licenciandos nos relatórios durante suas reflexões sobre sua prática docente na Residência Pedagógica? 2) Quais saberes docentes são mobilizados pelos licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica nos relatórios sobre suas práticas pedagógicas? 3) Quais identidades docentes emergem do espaço dialógico da Residência Pedagógica? Para respondermos a essas questões, selecionamos como corpus desta pesaquisa17 relatórios, escritos em 2019; e 9 relatos de experiência, produzidos em 2021, para o Programa Residência Pedagógica. Os resultados parciais demonstram que há um tensionamento na construção da identidade docente em função da atuação das forças centrípetas e centrífugas. Essas forças sociais nos ajudaram a entender as escolhas feitas pelos licenciandos, pois existe uma voz oficial que direciona as concepções de ensino, língua e escola. Assim, o tensionamento nos mostrou que a concepção de ensino, ora se deu forma transmissiva/tradicional, ora reflexiva.  No que se refere às concepções de língua, os licenciandos assumiram ora a língua como estrutura, que está caracterizada pela metodologia de ensino transmissiva, pela abordagem monológica em relação ao tratamento didático para os objetos de ensino; e ora língua como interação social, em que os objetos de ensino (leitura, produção de texto e gramática) deu-se a partir de situações de uso. Em relação à concepção de escola, observamos que os licenciandos a tomaram como espaço de formação, onde sua identidade é construída. Ainda, pudemos perceber que os saberes docentes mobilizados pelos licenciandos estão direcionados para os saberes pedagógicos e específicos, com objetivo de contribuir com ensino e aprendizado de seus alunos. Por essa razão, os dados parciais demonstram que o Programa Residência está contribuindo não apenas com a construção da identidade docente dos licenciandos como também está refletindo e refratando a política de formação do Estado Pedagogo e dos cursos de licenciatura.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo ao Programa - 70160009 - REJANE CENTURION GAMBARRA E GOMES
Externo à Instituição - CLAÚDIA GARCIA CAVALCANTE - UFPR
Externo à Instituição - JEAN CARLOS GONÇALVES - UFPR
Notícia cadastrada em: 21/09/2023 11:31
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