Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSELI PEIXOTO GRUBERT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELI PEIXOTO GRUBERT
DATA : 31/08/2023
HORA: 13:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

Letramento Crítico Afetivo no Curso de Graduação em Letras: construção de sentidos e apropriação de conceitos


PALAVRAS-CHAVES:

letramento crítico afetivo; multimodalidade; translinguagem; afeto; construção de sentidos


PÁGINAS: 79
RESUMO:

A presente pesquisa, com a temática sobre a construção de sentidos na perspectiva do letramento crítico afetivo conforme Anwaruddin (2016); Morgan, Rocha e Maciel (2021) e Ahmed, Morgan e Maciel (2021), foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, vinculada à linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem, na área de concentração dos Estudos de Processos Linguísticos. Para tanto, os objetivos foram analisar de que maneira acadêmicos de curso de graduação em Letras – Licenciatura e Bacharelado – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul se apropriam dos conceitos de multimodalidade, translinguagem e afeto, abordados em textos teóricos nas aulas de Linguagem e Tecnologias Digitais, ministradas na 2ª série do curso, bem como investigar como a pesquisadora foi afetada a partir do encontro de corpos (SPINOZA, 2009). Para orientar esta investigação, a pesquisa foi impulsionada pelas seguintes perguntas: 1. Como os acadêmicos se apropriam dos conceitos de multimodalidade, translinguagem e afeto, na perspectiva do letramento crítico afetivo e multissensorial? e 2. Como a pesquisadora foi afetada, a partir desses encontros de corpos, durante o processo de construção de sentidos? Sob amparo da epistemologia da emergência pós-moderna, segundo Somerville (2007) e Maciel (2016), foi realizado um estudo qualitativo com aporte da etnografia crítica, proposta por Macedo e Sá (2018), com o objetivo de compreender o fenômeno educativo no contexto em que ocorreu. A adoção dessa opção metodológica fundamentou-se na percepção de que a emergência pós-moderna abre espaço para o novo, o devir, o inesperado e possibilita práticas mais fluidas de análise e de interpretação de dados. Para isso, os dados foram gerados a partir da gravação em áudio e vídeo das aulas, nas quais a pesquisadora participou também como professora junto com o professor da turma, bem como da análise dos diários de aprendizagem dos acadêmicos, do diário de campo da pesquisadora e dos trabalhos produzidos pelos acadêmicos, com vistas à investigação e à descrição dos aspectos emergentes ao longo do processo observado. Foram analisadas as práticas educativas, com foco nas relações e interações entre os participantes e suas ações, tendo como enfoque a busca do papel do afeto na qualidade da aprendizagem. Os critérios utilizados foram as particularidades das relações e interações estabelecidas entre os participantes e as suas ações diante das situações que emergiram durante o processo


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 638.809.461-91 - RUBERVAL FRANCO MACIEL - UNEMAT
Interno - 314.500.911-72 - LUCIA MARIA DE ASSUNÇÃO BARBOSA - UNEMAT
Externo à Instituição - SÉRGIO IFA - UFAL
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 10:22
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