Banca de DEFESA: ERIKA REGINA SOARES DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIKA REGINA SOARES DE SOUZA
DATA : 04/07/2023
HORA: 13:00
LOCAL: googlemeet
TÍTULO:

Olhares situados de uma professora formadora acerca do afeto, a partir dos relatórios de estágio supervisionado de língua inglesa no curso de letras da unemat, sob a perpectiva da imanência do corpo em relação à mente


PALAVRAS-CHAVES:

Imanência do corpo em relação à mente; Variação afetiva na disciplina do estágio supervisionado; Interdependência da cognição e emoção nas experiências de aprendizagem.


PÁGINAS: 3443
RESUMO:

Esta pesquisa tem como propósito suscitar olhares mais atentos à concepção da imanência do corpo em relação à mente durante o processo formal de aprendizagem. Para tanto, decidi analisar a minha própria experiência como professora formadora que atua há anos na disciplina do Estágio Supervisionado do curso de Letras da UNEMAT, na área de Língua Inglesa. No intuito de trilhar um caminho avesso à concepção de transcendência da mente defendida pela filosofia moderna e as diversas ciências, realizo uma trajetória teórica com pesquisadores da modernidade e pós-modernidade que defendem a ideia de que a mente é inerentemente corporificada e que nós nos constituímos pelo afeto e não, somente, pelo intelecto. Dentre esses pesquisadores, destaco alguns na área da linguagem, como Amsler (2001), Cole (2008), Anwarrudin (2015), Mills (2016), por esses defenderem um tipo de letramento que leva em consideração as relações afetivas e as sensações corporais nas interações dos alunos com os diversos textos que permeiam a sala de aula. Assim, baseio-me nas concepções de afeto propostas por Espinosa (2009), pelo fato de suas ideias contraporem o conceito de transcendência de Descartes. Na direção de analisar as diversas variações de afeto presentes no trabalho que realizei com os doze alunos da disciplina do Estágio da turma de 2018/1 e 2018/2, lanço mão da metodologia de pesquisa qualitativa sob o viés da afetividade e assumo algumas características da autoetnografia por esta ser uma abordagem de pesquisa na qual possibilita que eu utilize os relatórios produzidos pelos alunos do estágio para poder analisar a minha própria experiência nesse evento. Diante de tal pesquisa, constatei os diversos momentos nos quais o ciclo de afetos, conjugado com o intelecto, influenciou o desempenho e a prática pedagógica dos alunos estagiários durante as suas atuações em sala. Apesar de tais afetos terem sido despercebidos por mim, enquanto professora formadora durante o período da realização do estágio, a releitura dos relatórios e algumas epifanias fizeram-me perceber que os afetos foram determinantes, tanto em potencializar, como, em outros momentos, reprimir um potencial fluxo de aprendizagem da parte dos alunos em estágio e de seus alunos das escolas campus.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Interno - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Interno - 638.809.461-91 - RUBERVAL FRANCO MACIEL - UNEMAT
Externo à Instituição - SIMONE BATISTA DA SIVA - UFRRJ
Externo à Instituição - SÉRGIO IFA - UFAL
Notícia cadastrada em: 23/06/2023 09:16
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