Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE CARVALHO MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE CARVALHO MENDES
DATA : 30/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

USOS LINGUÍSTICOS EM LETRAS DE MÚSICAS CUIABANAS: O OLHAR DA SOCIOLINGUÍSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística; Usos linguísticos; Músicas; Diversidade; Identidade.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Esta pesquisa é o resultado do estudo desenvolvido sob os aportes teóricos da Sociolinguística Laboviana, cuja linha de pesquisa vincula-se aos Estudos de Processos de Variação e Mudança do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em linguística da Unemat. Dos nossos objetivos, discorremos sobre os usos linguísticos nas letras das músicas cuiabanas. Considerando o variado repertório das composições que trazem os usos linguísticos como elementos identitários em suas letras, selecionamos como corpus de análise, seis canções, todas com características regionais, são elas: a) Comida Cuiabana (Dona Belinha), b) Comida Cuiabana (Ana Rafaela, Cover), c) Menina, vou te contar (Vera e Zuleica), d) A La cuiabana (oxi) (Vera e Zuleica), e) Rap do Xô Dito para Cuiabá (Thyago Mourão), f) Não deixa morrer nosso linguajar (Thyago Mourão). Respectivamente, tomamos como foco em nossas análises, as recorrências dos usos linguísticos, que por sua vez, apresentaram como função nas músicas, designar o ser cuiabano por meio do “linguajar” característico. Como resultados verificamos nas mencionadas composições a recorrência dos usos linguísticos, a saber: “a realização das africadas ʧ e ʤ”, “a apócope do l e do r em final de palavras”, “o alçamento da vogal central baixa [a] em ambiência nasal”, e “as formas tchô e tchá ou xô e xá, destacamos ainda, que apesar das composições apresentarem outras variedades linguísticas, optamos por analisar apenas as descritas, pois estas se sobressaíram nas composições. Salientamos, que a imersão dos usos nas músicas, não são as únicas marcas que designam o ser cuiabano, já que constatamos nestas, variadas preponderâncias descricionais da diversidade gastronômica, dos hábitos, dos nativos e suas vivências, do clima, dos instrumentos e ritmos próprios, dos léxicos com sentidos e significados regionais, em suma, as seis músicas são representativas e evidenciam, as especificidades do ser cuiabano por diferentes ângulos, contribuindo para que ocorra a disseminação, a valorização e a preservação da identidade local por meio da música. A Sociolinguística Laboviana, fora de grande importância para o desenvolvimento desta pesquisa, pois nos forneceu o suporte teórico e metodológico necessário para o desenvolvimento deste estudo, neste sentido, dentre as fontes disponíveis, adotamos alguns estudos relevantes na e para a área, destes podemos mencionar os de Labov (1972), Bright (1974), Fischer-Jonh (1974), Fischmam (1974), Lambert (1975), Tarallo (1997), Calvet (2002), dentre outros pesquisadores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 80737005 - JOCINEIDE MACEDO KARIM
Interno - 276.776.128-81 - MARCOS LUIZ CUMPRI - UNEMAT
Externo ao Programa - 235725003 - FERNANDA DE SOUZA PEDROSO CAMPELO
Externo à Instituição - FERNANDO JESUS DA SILVA - UFMT
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 14:35
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