Banca de DEFESA: FABIANA DA SILVA LIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA DA SILVA LIRA
DATA : 31/01/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Cáceres - Vídeo conferência
TÍTULO:

UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO EM UMA ESCOLA DO MATO GROSSO A PARTIR DE PRODUÇÕES TEXTUAIS E METODOLOGIAS DE ENSINO



PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística Educacional; Ensino e Metodologias; Fenômenos Sociolinguísticos; Marcas de oralidade.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Esta investigação procura destacar a importância dos pressupostos da Pesquisa Sociolinguística, em especial da Sociolinguística Educacional, para compreendermos o tratamento da heterogeneidade da língua em contexto escolar. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as metodologias utilizadas por professores de Língua Portuguesa no tocante ao tratamento dado à variação linguística, sobretudo às marcas de oralidade presentes em textos escritos de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual “13 de Maio”, na cidade de Porto Esperidião, no Estado do Mato Grosso. Para tanto, o estudo fundamenta-se nos autores que vem relacionando a língua com o ensino propriamente dito, como Stella Maris Bortoni-Ricardo, Magda Soares, Marcos Bagno e Carlos Alberto Faraco. Com base nisso, os procedimentos metodológicos utilizados levaram em consideração os aspectos sociais e culturais da língua, bem como tiveram caráter quali-quanti, sendo divididos em distintas etapas. A coleta do corpus foi realizada mediante a análise de produções textuais de onze alunos de duas turmas do Ensino Médio, além da entrevista semiestruturada com duas professoras responsáveis pelo ensino de Língua Portuguesa. Entre alguns resultados obtidos com base nos textos escritos, consta a presença de vinte e duas variações linguísticas nas dimensões interna e externa, sendo que a variação linguística presente nestes textos não se limita apenas às marcas de oralidade. A partir das entrevistas realizadas, verificamos que essas variações e mudanças linguísticas vem sendo trabalhadas nas aulas das duas colaboradoras da pesquisa. Ao mesmo tempo, com os dados obtidos e analisados constatamos que existem interferências da oralidade na produção escrita e que cada vez mais professores buscam abranger em suas metodologias o trabalho sistemático com a variação e a mudança linguística, mesclando o conhecimento linguístico do aluno com os aparatos tecnológicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 627.501.519-53 - CRISTIANE SCHMIDT - UNEMAT
Interno - 127.949.268-61 - ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA - UNEMAT
Externo à Instituição - ELZA SABINO DA SILVA BUENO - UEMS
Notícia cadastrada em: 26/01/2022 14:41
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