Banca de DEFESA: MÁRCIA GRACIELA LUFT

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIA GRACIELA LUFT
DATA : 25/11/2021
HORA: 13:30
LOCAL: PPGL-UNEMAT on-line
TÍTULO:

Verbo-visualidade e literatura: estudo dialógico em livros didáticos do ensino médio


PALAVRAS-CHAVES:

Livro Didático. Literatura. Verbo-visualidade. Ensino Médio. 


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar como se constituem as atividades referentes ao enunciado concreto reprodução de pintura de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa (LDP) do Ensino Médio, propostas para a formação do leitor literário. Pretende ainda compreender quais relações dialógicas são estabelecidas entre as comandas de atividades e o enunciado (texto) em estudo, a fim de colaborar (ou não) com a compreensão ativa do aluno-leitor do Ensino Médio. Para tanto, foi selecionada uma coleção de livros didáticos, editada em 2016, indicada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (BRASIL, 2017) e escolhida por professores de língua materna das escolas públicas de Canarana-MT. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem dialógica que se sustenta nos pressupostos da Teoria Dialógica da Linguagem, de Bakhtin e o Círculo. O trabalho busca respostas para as seguintes questões de investigação: 1. Qual a forma de abordagem do enunciado “reprodução de pintura”, nas seções de literatura, de uma coleção de LDP do ensino médio? 2. Que relações dialógicas são estabelecidas entre o enunciado “reprodução de pintura” e suas comandas de leitura, nas atividades selecionadas de uma coleção de LDP do ensino do médio?  3. A forma de abordagem do enunciado “reprodução de pintura”, nas atividades selecionadas, contribui para a formação do leitor crítico literário? Metodologicamente, mapeamos a incidência e a posição das reproduções de pintura nas seções dedicadas ao ensino da literatura na coleção de livros; delimitamos o corpus pelas regularidades encontradas e procedemos à análise dialógica dos enunciados. Os resultados demonstram baixa incidência das reproduções de pintura em atividades específicas de leitura, maior incidência desses enunciados como uma forma de ilustração. Nas seções em os enunciados verbo-visuais são tomados como objeto de leitura, o foco das comandas centra-se na linguagem visual. As inconsistências observadas, na forma de abordagem do enunciado reprodução de pintura, tomando o visual em detrimento do verbal, revelam inconsistências nas atividades, que podem interferir na compreensão ativa do texto e sua relação com o movimento literário e estilo de época. Tais inconsistências podem interferir, de forma pouco profícua, na formação do leitor crítico literário.  Espera-se que os resultados deste trabalho auxiliem professores e pesquisadores da área a refletirem criticamente sobre as atividades propostas para a análise da dimensão verbo-visual dos textos nos livros didáticos de língua portuguesa, suscitando-lhes novos enunciados-resposta e ampliando possibilidades de compreensão e réplica dos enunciados lidos e dos significados da Literatura para a vida acadêmica e cidadã dos estudantes do ensino médio.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Externo ao Programa - 245039002 - SAMUEL LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - ANDERSON CRISTIANO DA SILVA - SEDUC
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 15:26
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1