Banca de DEFESA: SIMONE MILLER DA SILVA CAMPOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE MILLER DA SILVA CAMPOS
DATA : 09/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

DISCURSO DOS SUJEITOS-PROFESSORES E SUJEITOS-ALUNOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Discurso. Prática de ensino. Língua Portuguesa. Língua Inglesa. Documentos oficiais.


PÁGINAS: 169
RESUMO:

Esta pesquisa, inscrita na linha de pesquisa Estudos dos Processos Discursivos, do Programa de Pós Graduação em Linguística da UNEMAT, tem como objetivo analisar – a partir da teoria da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Pêcheux, na França e, posteriormente, desenvolvida por Eni Orlandi e outros linguistas, no Brasil – o discurso dos sujeitos professores e alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e os documentos curriculares PCN, PCN+, OCN e BNCC, todos do Ensino Médio. Com isso, verificamos se o dizer da lei se materializa na prática de ensino dessas línguas. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, localizada em São José dos Quatro Marcos, no Estado de Mato Grosso. Então, apresentamos como se deu a Reforma do Ensino Médio e, consequentemente, o ensino em tempo integral, analisando o discurso sobre/da educação integral no/para o Estado de Mato Grosso. Analisamos, também, a respeito da Escola da Escolha, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e Escola Plena, sendo este o nome dado às escolas que oferecem ensino integral em Mato Grosso, no caso, o ensino ofertado pela escola onde realizamos a pesquisa. O corpus constituiu-se por meio de um questionário direcionado aos professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e a alguns alunos do Ensino Médio (de um primeiro e um terceiro ano) e, também, de recortes extraídos dos documentos curriculares sobre a prática de ensino dessas línguas. Após descrevermos as condições de produção dos PCNEM, PCN+EM, OCNEM e BNCC do Ensino Médio, analisamos as relações de paráfrase e polissemia, dadas as diferentes condições em que esses documentos foram produzidos. Assim, com base na análise realizada, foi possível observar que a BNCC, que se diz inovadora em relação aos PCNEM, PCN+EM e OCNEM, não apresenta muitas mudanças. Observamos que há uma repetição de já-ditos, que intervêm na textualidade desses documentos, produzindo efeitos de evidência. Em todos os documentos, a fase do Ensino Médio é colocada como preparação do aluno para o mundo do trabalho, com maior ênfase na textualidade da BNCC, que visa ofertar um ensino em tempo integral e apresenta os itinerários formativos, dando uma suposta liberdade de escolha aos alunos para sua capacitação técnica e profissional, com o intuito de que eles possam atender com qualidade ao mercado de trabalho, reproduzindo-se, assim, um discurso sustentado por uma ideologia neoliberal, típica de um sistema capitalista. Todos os documentos, com destaque à textualidade da BNCC, colocam em evidência a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto escolar, mas não consideram as reais condições das escolas para ofertar as tecnologias digitais. A partir das formulações dos sujeitos-alunos, vemos que há uma identificação em relação à língua fluida, que se fala no dia a dia, e um estranhamento à língua imaginária, idealizada, formal. Com isso, esses sujeitos parecem não se identificar com a Língua Portuguesa aprendida na escola, que está distante da forma como se comunicam em casa. Compreendemos, também, que há um imaginário por parte dos alunos e de toda a sociedade de que na escola é onde se aprende a Língua Portuguesa formal, padrão. No que diz respeito ao ensino da uma Língua Estrangeira, em todos os documentos, mesmo de maneira implícita, as referências são sempre voltadas para a Língua Inglesa, sendo a BNCC o único documento que explicita sua obrigatoriedade no currículo. Porém, observamos que os sujeitos-alunos se identificam também com outras Línguas Estrangeiras e veem na Língua Inglesa, uma língua utilitária, que lhes possibilitará maior êxito no mercado de trabalho. No entanto, quando os sujeitos-alunos enunciam que pretendem conciliar o trabalho com os estudos e ingressar no Ensino Superior, é possível perceber indícios de resistência, em que esses alunos rompem com as amarras do Estado, que visa apenas formar o aluno para atender às necessidades do mercado. Quanto aos sujeitos-professores, foi possível observar que, em algumas formulações, se identificam com o discurso do Estado, mas na maioria delas, se contraidentificam, pois observam a distância entre o que é discursivisado pelos documentos oficiais e a prática de ensino de línguas. E, então, procuram, na medida do possível, romper com a textualidade dos documentos oficiais, a fim de trabalhar a prática de ensino de maneira diferenciada. A análise do corpus nos permitiu compreender, então, que há duas modalidades da tomada de posição dos sujeitos-professores e sujeitos-alunos ao se inscrever em uma formação discursiva: a identificação e a contraidentificação, pois esses sujeitos, nos processos de identificação e de significação, ora se identificam ora se contraidentificam com o discurso do Estado capitalista e suas leis, resistindo ao que lhes é (im)posto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55846009 - JOELMA APARECIDA BRESSANIN
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Interno - 260.313.106-00 - OLIMPIA MALUF SOUZA - UNEMAT
Externo à Instituição - CLAUDIA REGINA CASTELLANOS PFEIFFER - UNICAMP
Externo à Instituição - MARIA TERESA CELADA - USP
Notícia cadastrada em: 10/08/2021 21:11
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1