Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE MILLER DA SILVA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SIMONE MILLER DA SILVA CAMPOS
DATA : 20/04/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

PRÁTICAS DISCURSIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Discurso. Documentos Oficiais. Língua Portuguesa. Língua Inglesa. Prática de Ensino.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Esta pesquisa, inscrita na linha de pesquisa Estudos dos Processos Discursivos, do Programa de Pós Graduação em Linguística da UNEMAT, tem como objetivo refletir, a partir da teoria da Análise de Discurso de linha francesa – fundada por Pêcheux, na França e, posteriormente, difundida por Eni Orlandi e outros linguistas, no Brasil – a respeito das mudanças apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio em relação aos Parâmetros Curriculares e Nacionais (PCN e PCN+) e Orientações Curriculares Nacionais (OCN) do Ensino Médio, com relação à constituição do currículo e à prática de ensino-aprendizagem das disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no contexto escolar. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, localizada em São José dos Quatro Marcos, no Estado de Mato Grosso. O corpus constitui-se por meio de um questionário direcionado aos professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e a alguns alunos do Ensino Médio (de um primeiro e um terceiro ano) e, também, de recortes extraídos dos documentos curriculares. Assim, com base na análise realizada, foi possível observar que a BNCC, que se diz inovadora em relação aos PCNEM, PCN+EM e OCNEM, não apresenta muitas mudanças. Observamos que há uma repetição de já-ditos, que intervêm na textualidade desses documentos, produzindo efeitos de evidência. Em todos os documentos, a fase do Ensino Médio é colocada como preparação do aluno para o mundo do trabalho, com maior ênfase na textualidade da BNCC, que visa ofertar um ensino em tempo integral e apresenta os itinerários formativos, dando uma suposta liberdade de escolha aos alunos para sua capacitação técnica e profissional, com o intuito de que eles possam atender com qualidade ao mercado de trabalho, reproduzindo-se assim, um discurso sustentado por uma ideologia neoliberal, típica de um sistema capitalista. Todos os documentos apresentam conceitos voltados para a comunicação e interação, com um caráter sócio-interacionista da linguagem verbal, sendo que apenas a BNCC traz explicitamente a perspectiva teórica que a sustenta, a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem. A análise das formulações dos sujeitos-professores e sujeitos-alunos nos possibilitou observar a distância entre o que é discursivisado pelos documentos oficiais e a prática de ensino de línguas e, também, que nos processos de identificação e de significação esses sujeitos ora se identificam, ora se contraidentificam com o discurso do Estado capitalista e suas Leis, resistindo ao que lhes é (im)posto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55846009 - JOELMA APARECIDA BRESSANIN
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Interno - 260.313.106-00 - OLIMPIA MALUF SOUZA - UNEMAT
Externo à Instituição - CLAUDIA REGINA CASTELLANOS PFEIFFER - UNICAMP
Externo à Instituição - MARIA TERESA CELADA - USP
Notícia cadastrada em: 31/03/2021 17:46
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