Banca de DEFESA: RODRIGO DE SANTANA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO DE SANTANA SILVA
DATA : 25/09/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Defesa da PPGL (VIDEOCONFERÊNCIA)
TÍTULO:

LINGUAGEM E TECNOLOGIA: EMERGÊNCIAS, ADAPTAÇÕES E (RE)CONFIGURAÇÕES NOS DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA(GEM) NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem e Tecnologia. Ensino de Língua(gem) na Educação Básica de Mato Grosso. Sistemas Dinâmicos Complexos.

 


PÁGINAS: 206
RESUMO:

Esta pesquisa, inscrita na área de concentração “Estudo de Processos Linguísticos” e à Linha de pesquisa “Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem”, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, tem como objetivo analisar os discursos sobre práticas de ensino de língua(gem) na Educação Básica de Mato Grosso de professores egressos e não egressos da disciplina Linguagem e Tecnologia do Curso de Letras da Unemat/Cáceres, a fim de compreender em que medida eles incorporam as tecnologias digitais em suas práticas de ensino. Esta pesquisa é motivada por estudos recentes da área da Linguística Aplicada e de outros campos de pesquisas em linguagem que têm mostrado que as práticas de língua(gem), bem como a maioria das relações sociais contemporâneas são afetadas pelas tecnologias digitais e que há, historicamente, um desalinhamento das práticas de ensino com essa dinâmica emergente. Diante desse cenário, ao perceber o funcionamento da disciplina Linguagem e Tecnologia no Curso de Letras da Unemat/Cáceres e as perspectivas apontadas pelas narrativas dos alunos mostrando-a como instauradora de uma perspectiva que integra as tecnologias digitais, tomei a decisão de produzir esta pesquisa, a fim de observar, de que maneira essas tecnologias estão constituídas nos discursos sobre práticas dos egressos dessa disciplina e também por não egressos, tomando “Linguagem e Tecnologia” como uma variável que influencia nas condições iniciais de formação desses professores. Para realizar esse estudo, tomo como suporte teórico os postulados de Ortega e Han (2017), quando discorrem sobre a Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos aplicada nos estudos da linguagem e as orientações metodológicas do Estudo de Caso, tomando o caso em estudo como um sistema de natureza complexa e adaptativa. A partir das reflexões apresentadas neste trabalho, posso destacar que as tecnologias digitais fazem parte da realidade da grande maioria dos professores que participaram desta pesquisa, porém, de modo mais pontual, os professores que cursaram Linguagem e Tecnologia em sua formação inicial lidam com as tecnologias digitais, de modo geral, com mais naturalidade. Isso não significa que os não egressos estão alheios a estas práticas, pelo contrário, alguns mostraram posturas discursivas resilientes e autônomas quanto à incorporação das tecnologias em suas práticas de ensino de língua(gem), porém, muitos ainda não conseguem essa adaptação em virtude das limitações impostas por diversos aspectos observados em seus discursos, como a falta de laboratórios de informática bem equipados, as proibições quanto ao uso do smartphone e até mesmo as resistências das gestões escolares. Nesse contexto, entra em cena a necessidade de formação continuada em serviço voltada para as tecnologias digitais, bem como a reformulação dos PPC dos cursos de Licenciatura para lidar com essa nova realidade. Sobre isso, analisei alguns documentos que começam a inserir elementos, tanto na Educação Básica como na Superior, para a reconfiguração destes espaços em atendimento a essa nova realidade. Aliado a essa discussão, posso concluir que uma série de barreiras que resistem, historicamente, à entrada das tecnologias digitais no âmbito da escola, acabam que, com a pandemia de COVID 19, parecem não suportar e passam a conceber, forçadamente, as tecnologias digitais como constitutivas das práticas de ensino de língua(gem) na Educação Básica de Mato Grosso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39626001 - VALDIR SILVA
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Interno - 638.809.461-91 - RUBERVAL FRANCO MACIEL - UNEMAT
Externo à Instituição - Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva - UFMG
Externo à Instituição - MILTON DO NASCIMENTO - PUCMinas
Notícia cadastrada em: 03/09/2020 22:31
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