Banca de QUALIFICAÇÃO: RENILCE MIRANDA CEBALHO BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENILCE MIRANDA CEBALHO BARBOSA
DATA : 07/07/2020
HORA: 07:00
LOCAL: Banca remota - via webconferência
TÍTULO:

CIÊNCIA DA LINGUAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DA LÍNGUA E DE SEU ENSINO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ciência; Políticas Públicas; Ensino de Língua; Análise de Discurso.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

Inscrita na perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha materialista em articulação com a História das Ideias Linguísticas (HIL) interessa-nos compreender as relações que se estabelecem entre a produção do conhecimento da linguagem – ciência linguística – e as políticas de ensino de língua nas políticas públicas. O interesse pela pesquisa é efeito de reflexões que se iniciaram durante o mestrado, em que trabalhamos com o processo de institucionalização do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e sua reformulação ocorrida em 2009, quando passa a também selecionar alunos para o acesso ao ensino público superior[a1]  nas IES públicas do país e algumas privadas, ‘tutelado’ pelo discurso de democratização do acesso ao ensino superior. Refletir sobre os modos de funcionamento da Ciência da Linguagem[a2]  [a3] na política de língua do ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio, na interface com as políticas do PNLD-Plano Nacional do Livro Didático e a proposta de BNCC-Base Nacional Comum [a4] Curricular, buscando compreender como a língua e seu ensino estão sendo significados constitui nosso principal objetivo. O ENEM se instituiu como uma política capaz de intervir no currículo no ensino médio, um discurso que, pelo trabalho da ideologia, resultou em ações que compreendem este tempo de formação como lugar de preparação dos alunos para o exame. São representações imaginárias de que pela política de avaliação se impõe direções a serem tomadas nas práticas de ensino nas escolas, em especial, nas políticas linguísticas de ensino de língua portuguesa. De forma que ao compreendermos as contradições discursivas e as relações de forças postas em funcionamento nesse movimento discursivo, pelas diferentes formações discursivas (FDs) que funcionam como pré-construído na formulação do exame, tocamos a representação imaginária de política pública de acesso eficiente e consequentemente seus desdobramentos nas práticas linguísticas praticadas através dos livros didáticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83195001 - ANA MARIA DI RENZO
Interno - 260.313.106-00 - OLÍMPIA MALUF SOUZA - UNEMAT
Interno - 83109001 - ANA LUIZA ARTIAGA RODRIGUES DA MOTTA
Externo ao Programa - 83230001 - SANDRA RAQUEL DE ALMEIDA CABRAL HAYASHIDA
Externo à Instituição - GRECIELY CRISTINA DA COSTA - UNICAMP
Externo à Instituição - AGUEDA APARECIDA DA CRUZ BORGES - UFMT
Notícia cadastrada em: 03/07/2020 13:34
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