Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DE SANTANA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO DE SANTANA SILVA
DATA : 07/07/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Defesa da PPGL
TÍTULO:

LINGUAGEM E TECNOLOGIA: EMERGÊNCIAS, ADAPTAÇÕES E (RE)CONFIGURAÇÕES NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA(GEM) NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MATO GROSSO


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem e Tecnologia. Ensino de Língua(gem) na Educação Básica de Mato Grosso. Sistemas Dinâmicos Complexos.


PÁGINAS: 213
RESUMO:

Esta pesquisa, inscrita na área de concentração “Estudo de Processos Linguísticos” e à Linha de pesquisa “Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem”, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, tem como objetivo analisar em que medida as tecnologias digitais estão incorporadas nas práticas de ensino de língua(gem) na Educação Básica de Mato Grosso de professores egressos da disciplina Linguagem e Tecnologia do Curso de Letras. Esta pesquisa é motivada por estudos recentes da área da Linguística Aplicada e de outros campos de pesquisas em linguagem que têm mostrado que as práticas de língua(gem), bem como a maioria das relações sociais contemporâneas são afetadas de maneira direta pelas tecnologias digitais e que há, historicamente, um desalinhamento das práticas de ensino com essa dinâmica emergente. Diante desse cenário, ao perceber o funcionamento da disciplina Linguagem e Tecnologia no curso de Letras da Unemat/Cáceres e as perspectivas apontadas pelas narrativas dos alunos mostrando-a como instauradora de uma nova visão neles quanto à utilização das tecnologias digitais, optamos por verificar a postura dos alunos egressos dessa disciplina tempos depois, quando já estão atuando na Educação Básica. Para realizar essa verificação e análise, tomamos como suporte teórico os postulados de Ortega e Han (2017), quando discorrem sobre a Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos aplicada nos estudos da linguagem e as orientações metodológicas do Estudo de Caso, redimensionado, nesta pesquisa, para o Online. A partir das reflexões apresentadas nessa aqui, podemos constatar que as tecnologias digitais estão incorporadas nas práticas de ensino de língua dos alunos egressos do curso de Letras, e que a disciplina Linguagem e Tecnologia emergiu como elemento crucial para instaurar uma dinâmica que complexifica e dá corpo a práticas de ensino tecnologicamente mediadas, bem como lidar com ferramentas didáticas que podem ser exploradas em espaços online e offline. Ao mesmo tempo, pudemos ver também que os professores não-egressos de Linguagem e Tecnologia, em sua maioria, não estão alinhados com as novas tecnologias e também com as orientações dos documentos recentes que acaudilham a reformulação dos currículos das escolas brasileiras. Aliado a isso, há uma série de barreiras que resistem, historicamente, à entrada das tecnologias digitais no âmbito da escola, mas que, com a imposição da pandemia de COVID 19 parecem não suportar e passam a conceber, forçadamente, as tecnologias digitais enquanto constitutivas das práticas de ensino de língua(gem) na Educação Básica de Mato Grosso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39626001 - VALDIR SILVA
Interno - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Interno - 638.809.461-91 - RUBERVAL FRANCO MACIEL - UNEMAT
Externo à Instituição - Vera Lucia Menezes de Oliveira e Paiva - UFMG
Externo à Instituição - MILTON DO NASCIMENTO - PUC - RJ
Notícia cadastrada em: 17/06/2020 11:23
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1