Banca de QUALIFICAÇÃO: VALMIR LOPES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALMIR LOPES LIMA
DATA : 20/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/sth-bznj-cda
TÍTULO:

AVANÇOS E LIMITAÇÕES NO USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE PEDAGOGOS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática; Tecnologias Digitais; Práticas Pedagógicas; Pedagogos; Análise de Conteúdo.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

Objetivo da pesquisa foi analisar as percepções de professores unidocentes sobre as necessidades formativas e as dificuldades enfrentadas e alternativas propostas durante o ensino remoto, mediado por recursos de tecnologias digitais, na disciplina de matemática no Ensino Fundamental I. O problema da pesquisa foi estruturado da seguinte forma: Quais são as necessidades formativas e as dificuldades enfrentadas e alternativas propostas por professores unidocentes no desenvolvimento do ensino remoto, com uso de recursos de tecnologias digitais, no ensino de matemática, nas Escolas estaduais situadas no Município de Tangará da Serra? A pesquisa de campo foi adotada como método de pesquisa com uso de entrevista estruturada para coleta de dados e analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2016; RODRIGUES, 2016). Foram utilizados como referenciais conceituais sobre análise de necessidades formativas Rodrigues e Esteves (1993), especificidade da unidocência (LIBÂNEO, 2007; GHIRALDELLI JR, 2003; ARANHA, 2006; BITAR, 2009) e tecnologia digital no ensino (KENSKY, 1998; 2012; PALFREY, GASSER, 2011). Como resultado, os dados da pesquisa permitiram construir três categorias de análise: necessidades formativas no uso dos recursos tecnologia digital enquanto suporte de situações de ensino; exigências atuais da profissão docente e; exclusão digital do aluno como a principal causa das limitações do ensino de matemática mediado por recursos de tecnologias digitais na unidocência e identificação de seguintes dificuldades enfrentadas: falta de contato físico característicos dos anos iniciais; falta de formação inicial e em serviço sobre o uso de recursos de tecnologia digital (RTD); Infraestrutura inadequada para o trabalho pedagógica nos anos iniciais; Dificuldade de acesso à RTD por estudantes; Falta de horário específico para trabalho didático e contraste com a disponibilidade do RTD, bem como, as alternativas propostas: o uso de RTD como alternativa para gravação de orientações didáticas para estudantes e familiares; apostilamento do material para estudantes sem RTD; Compatibilização do horário docente com o da família. Que nos permitem concluir que o professor unidocente carece de intervenção formativa e as políticas públicas sobre a implementação do uso dos RTD no ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Externo à Instituição - ADELMO CARVALHO DA SILVA - UFMT
Notícia cadastrada em: 29/11/2021 08:23
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1