|
Dissertações |
|
1
|
-
LEANDRO MAURI SCHULZBACH
-
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS NO LEM COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
-
Orientador : DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
-
Data: 05/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho concentrado na área Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Barra do Bugres), tem como objetivo geral compreender o lugar dos vídeos digitais no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e sua contribuição para a prática docente. O interesse por essa temática foi motivado pelo fato de compreender que o uso ativo e dinâmico das Tecnologias Digitais se torna cada vez mais necessário em sala de aula, promovendo o rompimento de práticas encapsuladas de ensino e, consequentemente, de aprendizagem da Matemática. Para tanto, o estudo orienta-se pela Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) com base em Strauss e Corbin (2008), apresentando os processos analíticos para que a teoria possa emergir (SILVA, 2018). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa à luz teórica de autores como Bogdan e Biklen (1994), Araújo e Borba (2017) e, apoiado nas ideias desses e outros autores, busco respostas para a seguinte pergunta de pesquisa: Qual o lugar que os vídeos digitais podem ocupar dentro do LEM e a sua contribuição para a prática docente? Dessa maneira, o contexto da produção de dados foi um curso de formação continuada para professores de Matemática, desenvolvido na modalidade blended-formação (CUNHA, 2018), realizado no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de Sinop-MT, com os docentes da rede estadual de Educação, vale destacar que o diferencial do curso foi o acompanhamento do desenvolvimento da proposta na escola e que as vozes dos alunos, também foram consideradas na produção dos dados. Tais dados foram produzidos por meio de entrevistas filmadas, questionário semiestruturado, registro dos encontros gravados em vídeos e a observação participante e, posteriormente, triangulados e interpretados. Os resultados obtidos indicaram como possível resposta a pergunta de pesquisa, que o lugar do vídeo não é uma simples “ferramenta” ou um recurso, mas de algo que fez os professores pensarem sobre o conteúdo, algo que estimulou as ações docentes, contribuindo para refletirem sobre suas práticas pedagógicas, por esse motivo, entendo que os vídeos ocupam/dividem no Laboratório de Ensino de Matemática o lugar daquele que tem agency (poder de ação), compartilhando juntos, atuando como parceiros com diferentes níveis de fluência, entendido como algo mais “fuzzi”, isso porque duas ou mais etapas do ciclo de uso das tecnologias (OLIVEIRA, 2013) podem ocorrer ao mesmo tempo, em vista disso, a contribuição para a prática docente permeou as etapas do pensar-com, saber-fazer e explorar-com nos processos de ensino e de aprendizagem. A relevância e atualidade desta pesquisa reside no fato de poder oferecer ao professor caminhos possíveis de ensino da Matemática para além dos métodos tradicionais, com foco no uso das Tecnologias Digitais, especialmente no atual cenário global em que vivemos, um período pandêmico em função do histórico recente da disseminação do vírus SARS-CoV-2, impondo novos desafios a escola, aos pais e sobretudo aos professores e alunos das escolas, reforçando a necessidade urgente de inserirmos práticas de ensino associadas às tecnologias digitais, como a que apresentamos neste estudo.
-
Mostrar Abstract
-
This work focused on the area of Digital Technologies in the Teaching of Science and Mathematics of the Graduate Program in the Science and Mathematics Teaching at the State University of Mato Grosso (UNEMAT/Barra do Bugres), has the general objective of understanding the place of digital videos in the Laboratory of Mathematical Teaching (LME) and their contribution to teaching practice. The interest in this theme was motivated by the fact that it understands that the active and dynamic use of Digital Technologies becomes increasingly necessary in the classroom, promoting the rupture of encapsulated teaching practices and, consequently, learning Mathematics. Therefore, the study is guided by the Grounded Theory (GT), proposed by Strauss and Corbin (2008), presenting the analytical processes so that the theory can emerge (Silva, 2018). This is a qualitative research in the theoretical light of authors such as Bogdan and Biklen (1994), Araújo and Borba (2017) and supported by the ideas of these authors, I seek answers to the following research question: What place can digital videos occupy within the LME and their contribution to teaching practice? Thus, the context of data production was a continuing education course for Mathematics teachers, developed in the blended-training modality (CUNHA, 2018), held at the Center for Training and Update of Basic Education Professionals (CEFAPRO) in Sinop-MT, with the teachers of the state education network, it is worth noting that the differential of the course was the monitoring of the development of the proposal at school and that the voice of the students was also considered in the production of the data. Such data were produced through filmed interviews, a semi-structured questionnaire, registration of the meetings recorded in videos and participant observation and, subsequently, triangulated and interpreted. The results obtained indicated as a possible answer to the research question that the place of the video is not a simple “tool” or a resource, but something that made teachers think about the content, something that stimulated teaching actions, contributing to reflect on their pedagogical practices, for this reason, I understand hat the videos occupy/divide in the LME the place of the one who has agency (power of actions), sharing together, acting as partners with different levels of fluency, understood as something more “fuzzi”, This is because two or more stages of the cycle of use of technologies (OLIVEIRA, 2013), can occur at the same time, in view of this, the contribution to teaching practice permeated the stages of thinking-with, know-how and exploring-with in the teaching and learning processes. The way teachers and students communicated mathematics in the videos is (implicitly and explicitly) linked to their views about this science and its teaching and learning processes, as well as the fluency they presented at the time of data production and the context in which they were inserted. Finally, I believe that the videos occupy/divide in the LEM the same place as the human subjects, because, regardless of the levels of fluency, the videos shared, working together with the teachers and students the production of knowledge.
|
|
2
|
-
ELISÂNGELA APARECIDA DOS SANTOS
-
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO AMBITO DOS PPCS (PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS) DE LICENCIATURA NO BRASIL
-
Orientador : MÁRCIO UREL RODRIGUES
-
Data: 23/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa está inserida no campo da Educação Matemática, mais especificamente no Âmbito da Formação de Professores de Matemática. Nesta pesquisa objetivamos Compreender como a Disciplina de Psicologia da Educação está explicitada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Além disso, queremos: (i) Elencar as principais abordagens da disciplina de Psicologia da Educação que contribuem para a Formação Inicial dos Professores de Matemática no Brasil, bem como Identificar nas ementas da matriz curricular contidas nos projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil como está estruturada a disciplina de Psicologia da Educação. Na busca de contemplarmos os objetivos, definimos a seguinte questão norteadora Quais são os conhecimentos e características elencadas pela Disciplina de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil?Adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa na modalidade documental, sendo o corpus da pesquisa constituído por 235 PPCs de Licenciatura em Matemática, nos quais, iremos analisar as ementas dos mesmos, para direcionar à análise dos dados recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de três Categorias de Análise:(i) Psicologia como Ciência, (ii) Psicologia da Educação e (iii) Psicologia e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Matemática. Estas três Categorias de Análise representam a síntese das significações, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa, para nos proporcionar compreensões do objeto investigado.Utilizamos como referencial teórico as bases do conhecimento para o ensino propostas em Shulman (1986), para identificar temas que se relacionem com a Educação Matemática e a Formação Inicial de professores de Matemática e também, pesquisas que abordam especificamente aspectos da Disciplina de Psicologia nas Licenciaturas em Matemática. Em nossa análise, verificamos que 57,87% dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil possuem uma carga horária inferior a carga horária estabelecida pelo MEC (2019), sendo assim quase 60% dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil deverão passar por reestruturação para atender as exigencias estabelecidas pelo MEC. Ressaltamos que precisamos avançar e investir, por este motivo sugerimos que além da disciplina de Psicologia/Psicologia da Educação seja incorporado um novo componente curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil, a disciplina de Psicologia da Educação Matemática.
-
Mostrar Abstract
-
This research is inserted in the field of Mathematical Education, more specifically in the scope of the Formation of Mathematics Teachers In this research we aim to Understand how the Discipline of Educational Psychology is made explicit in the Pedagogical Projects of the Mathematics Degree Courses in Brazil. In addition, we want to: (i) List the main approaches to the subject of Educational Psychology contributes to the Initial Formation of Mathematics Teachers in Brazil; as well as to identify in the curricular matrix menus contained in the pedagogical projects of undergraduate courses in Mathematics in Brazil, how the discipline of Educational Psychology is structured. In order to contemplate the objectives, we defined the following guiding question: What are the students' knowledge and their characteristics listed by the Discipline of Educational Psychology in the Mathematics Degree courses in Brazil? We adopted the assumptions of qualitative research in the documentary modality, being the corpus of the research 235 PPCs of Mathematics Degree, in which, we will analyze their menus, to direct the analysis of the data, we resort to Content Analysis in the perspective of Bardin (1977) and Rodrigues (2019), which enabled us to create three Analysis Categories: (i) Psychology as Science, (ii) Educational Psychology and (iii) Psychology and Pedagogical Practices in the Teaching of Mathematics. These three Categories of Analysis represent the synthesis of the meanings, by which we interpret through a dialogical movement - interlocution of data with the concepts guided by the theoretical contributions of the research, to provide us with understandings of the investigated object. We use the bases of knowledge as a theoretical reference. for the teaching proposed in Shulman (1986), to identify themes that are related to Mathematics Education and the Initial Formation of Mathematics teachers and also, researches that specifically address aspects of the Psychology Discipline in Mathematics Licentiates.
|
|
3
|
-
LUCINEIA OENNING
-
MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS
-
Orientador : MÁRCIO UREL RODRIGUES
-
Data: 23/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Na presente pesquisa objetivamos investigar a maneira como a Modelagem Matemática enquanto abordagem metodológica de ensino está explicitada nos Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura em Matemática no Brasil. Além disso queremos: (i) Fomentar o debate e aprofundamentos da Modelagem Matemática no contexto da formação inicial de professores de Matemática, bem como identificar as diferentes concepções de Modelagem Matemática contidas nos projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil e identificar as disciplinas da matriz curricular das Licenciaturas em Matemática do Brasil que abordam a temática da Modelagem Matemática. Assim sendo, a nossa questão norteadora da pesquisa é: O que se revela sobre a presença da Modelagem Matemática enquanto abordagem metodológica de ensino, nos Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura em Matemática no Brasil? Adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa na modalidade documental, sendo o corpus da pesquisa constituído por 235 PPCs de Licenciatura em Matemática no Brasil, nos quais, analisamos as ementas dos mesmos. Utilizamos como referencial teórico as bases do conhecimento para o ensino propostas em Shulman (1986), e pesquisas que abordam especificamente aspectos da Modelagem Matemática nas Licenciaturas em Matemática. Como procedimentos de coleta de dados para constituir o corpus da pesquisa, utilizamos os Documentos – PPCs dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para analisar os dados, utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de duas Categorias de Análise: (i) Aplicações da Matemática com Modelagem Matemática; e (ii) Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática por meio da Modelagem Matemática, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos salientados pelos aportes teóricos da pesquisa – o que nos proporcionou compreensões do objeto investigado. Com base na pesquisa, constatamos que são poucas as disciplinas de Modelagem Matemática que são obrigatórias nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil pois, dos 235 PPCs consultados, apenas 43, ou seja, 18,3 % dos documentos consultados possuem a referida disciplina como obrigatória em sua matriz curricular, outras compreensões reveladas por essa interpretação mostraram que um Modelo Matemático é essencial para orientar pesquisadores das mais diversas áreas, permitindo projetar diferentes cenários e analisá-los, contribuindo com elementos para a tomada de decisões sobre como equacionar problemas da realidade. Defendemos o ensino da Matemática por meio da Modelagem Matemática por acreditar que estamos diante de uma das formas mais uteis de representar a Matemática em situações reais. Concluímos que a presente pesquisa representa uma contribuição para professores da Educação Básica, bem como para professores formadores atuantes nas Licenciaturas em Matemática no Brasil, preocupados em oferecer aos futuros discentes um entendimento consistente, nos quais os professores possam ser atores críticos de seus próprios processos de ensinar e aprender Matemática.
-
Mostrar Abstract
-
In addition, we want to: (i) Encourage the debate and deepening of Mathematical Modeling in the context of the initial training of Mathematics teachers, as well as identifying the different concepts of Mathematical Modeling contained in the pedagogical projects of undergraduate courses in mathematics in Brazil and to identify the disciplines of the curricular matrix of undergraduate courses in mathematics in Brazil that address the theme of mathematical modeling. Therefore, our guiding research question is: What is revealed about the presence of Mathematical Modeling as a methodological approach to teaching in the Pedagogical Projects of a Mathematics Degree Course in Brazil? We adopt assumptions of qualitative research in the documentary modality, with the corpus of the research constituted by 235 PPCs of Degree in Mathematics in Brazil, in which, we will analyze their menus. We use as a theoretical framework the knowledge bases for teaching proposed in Shulman (1986), and research that specifically addresses aspects of Mathematical Modeling in Mathematics degrees. As data collection procedures to constitute the research corpus, we will use the Documents - PPCs of the Licenciatura courses in Mathematics in Brazil. To analyze the data, we will use Content Analysis from the perspective of Bardin (1977) and Rodrigues (2019), which enabled us to create two Analysis Categories: (i) Applications of Mathematics with Mathematical Modeling; and (ii) Teaching Process and Learning of Mathematics through Mathematical Modeling, through which we interpret through a dialogical movement - interlocution of data with the concepts highlighted by the theoretical contributions of the research - which provided us with understandings of the investigated object.
|
|
4
|
-
BRUNO FERREIRA BORGES
-
INTROSEQ: UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS
-
Orientador : MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
-
Data: 07/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver e avaliar um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), para smartphones com sistemas operacionais Android e IOS, voltado para os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de Sequências Numéricas. O ODA desenvolvido foi nominado de INTROSEQ. Para tanto, procuramos avaliar como o uso desse objeto pode contribuir para o ensino e aprendizagem de Sequências Numéricas, buscando saber quais são seus limites e possibilidades. Apresentamos em nosso referencial teórico aspectos do ensino de Matemática e a importância dos conceitos de Sequências Numéricas para essa área do conhecimento. Trouxemos discussões acerca de pesquisas relacionadas aos conceitos de Sequências Numéricas, bem como aspectos relacionados ao uso de Objetos Digitais de Aprendizagem em smartphones e de avaliação dentro desse contexto. Para o desenvolvimento e avaliação do ODA INTROSEQ nos utilizamos das 4 (quatro) fases observadas nos processos de design proposto pelo Modelo de Lobäch. Na última fase desse modelo (Modelo de Lobäch) é feita a avaliação do produto elaborado. Assim, na avaliação de nosso produto elaborado (o ODA INTROSEQ), utilizamos o Experimento de Ensino como procedimento metodológico. Esse procedimento foi realizado com 5 (cinco) professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental e Médio, no município de Tangará da Serra, estado de Mato Grosso. Com uma abordagem qualitativa, fizemos a triangulação dos dados produzidos no Experimento de Ensino. Os dados foram retirados dos registros audiovisuais, registros textuais e observações feitas durante o procedimento metodológico. Os resultados da avaliação dos professores participantes da pesquisa apontam que o uso do ODA/Aplicativo INTROSEQ traz mais possibilidades do que limites nos processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de Sequências Numéricas.
-
Mostrar Abstract
-
The research general aim was to develop and evaluate a Digital Learning Object (DLO) about Numerical Sequences for Android and IOS smartphones. In order to reach our aim we try to know how the Digital Learning Object/Application INTROSEQ uses, possibilities and limitations may contribute in Numerical Sequences Teaching for high school first grader. We introduce our theorical aspects for Numerical Sequences Teaching based on Brazilian curricular documents, mainly those studied in BNCC. We also brougth up discussions based on curriculum researches and Digital Learning Objects with its uses in smartphones as well as its evaluations. To develop INTROSEQ application we use Design Methodology studied in Lobäch’s Methodology and observed in his 4 design phases. We brougth up a qualitative approach in our DLO evaluation using data triangulation in the last phase of Lobäch’s Model and adopting the Teaching Experiment as a methodological procedure. Five mathematics teachers from Tangará da Serra, state o Mato Grosso participated via Google Meet platform to do the former procedure. The instruments for data production were a research form, semi-structured and structured questionnaires, audiovisual records and observations during the Experiment Teaching. The research results sugest that the DLO/Application INTROSEQ potentialities meet the user approach and might be used in the Numerical Sequences Teaching whith some restrictions when its functionalities depends on the internet.
|
|
5
|
-
ELISÂNGELA RODRIGUES DOS SANTOS
-
FORMAÇÃO CONTINUADA: POSSIBILIDADES E LIMITES DO USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
-
Orientador : MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
-
Data: 08/04/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como a produção de vídeo contribui para a formação continuada de professores dos anos iniciais, no ensino da Matemática, por meio do desenvolvimento de habilidades para a produção de vídeos com o software ActivePresenter. Partiu-se deste questionamento: de que maneira uma formação continuada voltada para a produção de vídeos pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos professores dos anos iniciais no uso das tecnologias digitais nas práticas de ensino da Matemática? Adotou-se o paradigma qualitativo de pesquisa, a partir de entrevistas, questionários com perguntas diretas, diário de bordo, registros em áudio e vídeo e os procedimentos da pesquisa formação. Realizou-se a pesquisa com professores da Educação Básica do município de Tangará da Serra, no Estado de Mato Grosso, os quais participaram de um curso de formação continuada on-line, experimentando Tecnologias Digitais na produção de vídeos em consonância com a Matriz Competências Necessárias para o Uso Pedagógico das Tecnologias Digitais do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Utilizou-se, nos encontros assíncronos, a plataforma Google Sala de aula; nos encontros síncronos, utilizou-se o Google Meet. Para a análise dos dados, utilizou-se o método triangulação de dados. Concluiu-se que a formação continuada voltada para a produção de vídeo possibilita o desenvolvimento de competências para lidar com as Tecnologias Digitais. No desenvolvimento de tais competências para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais, propostas pelo CIEB em sua matriz de infraestrutura de desenvolvimento das habilidades, elas são descritas em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado. A habilidade de produzir vídeos consta na matriz como nível intermediário, e, nesse nível, há a possibilidade de se trabalharem as habilidades prescritas na BNCC/DRC-MT com estudantes da educação básica.
-
Mostrar Abstract
-
This research aimed to understand how video production contributes to the continued training of teachers from the early years, to the teaching of mathematics, through the development of video production skills with ActivePresenter software. In the training course, teachers of Basic Education of the municipality of Tangará da Serra in the state of Mato Grosso who have experimented with digital technologies in the production of videos in line with the Matrix Skills Required for the Pedagogical Use of Digital Technologies of CIEB. The course was offered in the online distance mode, in asynchronous meetings we used the Google Classroom platform and in synchronous meetings we used Google Meet. The question that triggered this investigation was thus formulated: How can a continuous training focused on the production of videos contribute to the development of the skills of teachers of the early years for the use of digital technologies in the teaching practices of mathematics? To answer it, the qualitative research paradigm was adopted methodologically. The data production was performed with the following procedures: interviews, direct questionnaires, logbook and the training research procedures. For the last procedure, audio and video recordings were used. The data were analyzed using the data triangulation method. The results indicated that the Continuing training focused on video production enables the development of skills to deal with Digital Technologies in the development of skills for the pedagogical use of Digital Technologies proposed by CIEB that describes video production skills find-at the intermediate level, in this level there is possibility to work the skills prescribed in BNCC/DRC-MT in Basic Education students.
|
|
6
|
-
EMERSON DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
-
AVALIAÇÃO DO APLICATIVO QuiLegAl POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
-
Orientador : JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
-
Data: 18/05/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
No atual contexto educacional as tecnologias digitais têm se mostrado aliadas nos processos de ensino e aprendizagem. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o objeto digital de aprendizagem QuiLegAl em uma situação de ensino por estudantes do ensino superior. O aplicativo para o ensino de ciências e química, oriundo de uma pesquisa de mestrado, visa contribuir na exploração e compreensão, especialmente, de conteúdos de ligações químicas, equações químicas e suas representações. A pesquisa de cunho qualitativo, foi realizada tendo como sujeitos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Cáceres que realizaram a exploração do QuiLegAl para realizar apontamentos sobre seus aspectos técnicos e pedagógicos. Para a produção dos dados, foram utilizados como instrumentos, questionário e roda de conversa. Os dados foram categorizados e analisados, tendo como referência a análise de conteúdo de Bardin (2011). No processo de análise, foi possível associar as principais unidades de significado semelhantes (termos e palavras-chaves) possibilitando possíveis inferências pautadas na literatura, assim constituindo duas categorias de análise, a saber: 1) O aplicativo QuiLegAl como recurso didático construtor e mobilizador do conhecimento em Química; 2) O aplicativo QuiLegAl como fomentador do uso das tecnologias digitais no ensino de química. Nestas categorias, discute-se observações críticas e relevantes acerca do aplicativo, trazendo reflexões que apontam para o uso das tecnologias digitais no âmbito da aprendizagem química. Também, na busca e fomento de atividades autônomas e reflexivas, bem como interação nas atividades propostas trazendo-o como influenciador de atividades de cooperação e interação com tecnologias digitais no contexto educacional. Observou-se no estudo de avaliação do QuiLegAl, um objeto digital de aprendizagem capaz de mobilizar e motivar na busca e compreensão de conhecimentos químicos nos processos de ensino e aprendizagem, possibilitando em seu contexto de uso, como interatividade e ludicidade no processo de busca do conhecimento, demonstrando características constitutivas como: técnicas, pedagógicas e lúdicas com diferentes recursos textuais e visuais (imagens, vídeos, animações) envolvendo os conteúdos do app, o que pode auxiliar o processo do ensino de Ciências e Química, visto que a utilização destes recursos podem favorecer a participação e o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Observa-se também que algumas alterações que se observaram necessárias para a melhor qualidade do aplicativo serão ajustadas, o que resultará em um ODA capaz de contribuir no ensino de Ciências e Química em diversas modalidades e níveis de ensino.
-
Mostrar Abstract
-
In the context of contemporary teaching and learning it is necessary to insert the student as the protagonist of the educational process and the use of various pedagogical resources and teaching methodologies. In this sense, this research aimed to evaluate the digital learning object QuiLegAl in the perception of higher education students, through an active method. The evaluation of QuiLegAl was carried out with the approach of the contents of chemical links and chemical reactions in the classroom using the inverted classroom methodology. The production of the data was done through questionnaires, conversation wheel and observation. These data were categorized and analyzed by discursive textual analysis. In this process, similar units of meaning were gathered, generating and identifying three categories of analysis, namely: 1) The QuiLegAl application as a didactic resource builder and mobilizer of knowledge in chemistry; 2) The QuiLegAl application as a developer of the use of digital technologies in the teaching of chemistry; 3) The QuiLegAl application as a didactic resource promote teaching and learning through active methods. The categories emerged through the reports obtained in the research, where most students made critical and relevant observations about the application, bringing versions that link the use of digital technologies in the field of chemical learning, in the search and promotion of autonomous and reflective activities, as well as great interaction in the proposed activities bringing it as an influence of cooperative activities. In the study and evaluation of QuiLegAl, a digital learning object mobilizing the instigation of chemical knowledge in the teaching process was observed, and therefore the changes that were observed necessary for the best quality of this object will be carried out, but that in relation to the positive points are minimal, reinforcing the possibility of developing pedagogical and simulation activities with the application in question.
|
|
7
|
-
WESLAINE GRANELLA OENNING
-
VISÕES E MANIFESTAÇÕES DE TECNOLOGIA QUE PERMEIAM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
VISÕES E MANIFESTAÇÕES DE TECNOLOGIA QUE PERMEIAM OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
-
Orientador : MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
-
Data: 23/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Considerando a rápida disseminação das tecnologias digitais na sociedade, os Objetos Digitais de Aprendizagem surgem com grandes possibilidades para contribuir com a produção do conhecimento matemático. A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender por meio de uma revisão sistemática de literatura, as visões e manifestações de tecnologia que permeiam os Objetos Digitais de Aprendizagem apresentados nas dissertações Brasileiras voltadas para o ensino da matemática no ensino médio. O objeto de estudo neste caso, são dissertações que apresentam com foco principal, algum tipo de Objeto de Aprendizagem de forma Digital na educação matemática para o ensino médio. As dissertações foram coletadas a partir de dois bancos de dados, o Catalogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES e a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, em que a partir dos procedimentos adotados, foram coletados um total de 25 dissertações para serem analisadas. As metodologias empregadas nesta pesquisa foram a revisão sistemática de literatura baseada principalmente em Pocinho (2008) e análise de conteúdo segundo os pressupostos de Bardin (2016). A análise e discussão dos resultados está alicerçada nas ideias de Mitcham (1994) e Borba e Villarreal (2015). Além disso, utilizamos também, autores como Bonotto (2015), Gallana (2013), Castro (2012), Villarreal (1999), Borba e Penteado (2016), Borba, Silva e Gadanidis (2016) e Kenski (2012) fundamentando a discussão acerca das tecnologias digitais no ensino da matemática. Por fim, por meio da análise, identificou-se a presença das visões de tecnologias como o otimismo e romantismo, e em relação as manifestações, estiveram presentes tecnologias manifestada como objeto, conhecimento, atividade e volição.
-
Mostrar Abstract
-
Considering the speed of digital technology dissemination in society, we believe the Digital Learning Objects appear as great possibilities to contribute to mathematics knowledge production. From previously idea, this research has got as main objective to comprehend, through a systematic review literature, perceptions and demonstrations technology that going through Digital Learning Objects that were presented in Brazilian dissertations focused on high school mathematics teaching. The study object are dissertations that their main focuses show any kind of Learning Object, in a Digital way, for high school mathematics education. The dissertations were collected from two databases, “Catálogo de Teses e Dissertações” from “Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES” and “Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações”. From the used procedures it was collected an amount of 25 dissertations to be analyzed. The methodologies used were systematic review literature, mainly based on Pocinho (2008), and content analysis according to Bardin (2016) assumptions. The analysis and discussions results were based on Mitcham (1994) ideas. In addition, we also based our digital technology in mathematics teaching on Bonotto (2015), Gallana (2013), Castro (2012), Villarreal (1999), Borba & Penteado (2016), Borba, Silva & Gadanidis (2016) and Kenski (2012) discussions. Finally, it was identified through the analysis, some technologies perceptions as optimism and romanticism. About technologies demonstrations, they were presented as object, knowledge, activity, and volition.
|
|
8
|
-
LUANA SANTANA DELGADO FONSECA
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA GEOMETRIA COM A ÁLGEBRA
-
Orientador : FERNANDO SELLERI SILVA
-
Data: 09/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo compreender as implicações do uso das Tecnologias Digitais em uma formação pedagógica realizada por meio da Educação a Distância Online (EAD Online), com professores de Matemática da Educação Básica. Nesse sentido, as implicações surgem apontando as possibilidades e desafios, bem como alternativas para o uso das tecnologias digitais no processo formativo de professores, levando-os a administrar as funcionalidades que possam ser utilizadas no ensino de matemática. Metodologicamente, a pesquisa emprega uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivos exploratórios. Foram empregados como procedimentos a Pesquisa Bibliográfica, com conceitos de Revisão Sistemática de Literatura, e a Pesquisa-Formação, com a realização de uma formação pedagógica online, estruturada como curso de extensão de 30 horas, contando com a participação de 50 professores de matemática. A análise dos dados foi realizada por meio da Metassíntese Qualitativa e, para reforçar a confiabilidade dos dados, foi empregada a triangulação envolvendo os dados obtidos nos trabalhos incluídos na revisão sistemática, os dados produzidos na pesquisa-formação e os dados coletados por meio de um questionário online aplicado ao final do curso. Com relação aos resultados da revisão sistemática, as buscas realizadas em banco de dados nacionais e internacionais, sendo eles o Banco de Teses e Dissertações da Capes, a Plataforma Scielo e Periódicos da área de Ensino de Matemática, com Qualis A1, publicados nos últimos dez anos, identificaram seis trabalhos. Quanto aos resultados da pesquisa-formação, foi possível organizar três categorias que foram discutidas com intuito de caracterizar os aspectos importantes em resposta a nossa questão de pesquisa, sendo elas: Tecnologias Digitais na Formação de Professores; Metodologias de Ensino em Cursos de Formação; Possibilidades e Desafios do uso de Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática. Os resultados apontam que é de suma importância pensar em formação de professores online integrando as tecnologias digitais, que unem pessoas de lugares distintos em um processo de construção de conhecimento e trocas de experiências que proporcionem um olhar reflexivo às práticas pedagógicas. Diante dos desafios apresentados no contexto deste trabalho, é valido ressaltar que não há como chegar a um modelo único e ideal de formação, mas apontar caminhos no qual sejam encontradas mais possibilidades do que desafios.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to understand the implications of the use of Digital Technologies in a pedagogical training carried out through Online Distance Education (EAD Online), with Mathematics teachers in Basic Education. In this sense, the implications arise pointing out the possibilities and challenges, as well as alternatives for the use of digital technologies in the training process of teachers, leading them to manage the functionalities that can be used in the teaching of mathematics. Methodologically, the research employs a qualitative approach, with applied nature and exploratory objectives. The procedures used were Bibliographic Research, with concepts of Systematic Literature Review, and Research-Training, with online pedagogical training, structured as a 30-hour extension course, with the participation of 50 mathematics teachers. Data analysis was performed using Qualitative Metasynthesis and, to reinforce the reliability of the data, triangulation was used involving the data obtained in the works included in the systematic review, the data produced in the training research and the data collected through an online questionnaire applied at the end of the course. Regarding the results of the systematic review, the searches carried out in national and international databases, namely the Capes Theses and Dissertations Database, the Scielo Platform and Mathematics Teaching Journals, with Qualis A1, published in the last ten years, identified six works. As for the results of the training research, it was possible to organize three categories that were discussed in order to characterize the important aspects in response to our research question, namely: Digital Technologies in Teacher Education; Teaching Methodologies in Training Courses; Possibilities and Challenges of using Digital Technologies for Teaching Mathematics. The results show that it is extremely important to think about online teacher training integrating digital technologies, which unite people from different places in a process of knowledge construction and exchange of experiences that provide a reflective look at pedagogical practices. Given the challenges presented in the context of this work, it is worth emphasizing that there is no way to reach a single and ideal training model, but rather to point out ways in which more possibilities than challenges are found.
|
|
9
|
-
ANALICE RODRIGUES DOS SANTOS SUARES
-
A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS: desafios, desconstruções e re-construções
-
Orientador : ADAILTON ALVES DA SILVA
-
Data: 12/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Atualmente tem sido crescente a discussão acerca do tema Inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, sobretudo a de pessoas surdas. Para esta comunidade, a língua de sinais é o canal pelo qual a pessoa surda tem acesso ao conhecimento, a cultura, a cidadania e a construção da sua identidade. Nesta perspectiva, o ensino de matemática tem sido um grande desafio, pois os professores precisam repensar suas práticas metodológicas, criando condições de ensino aprendizado em que os estudantes possam construir conceitos matemáticos. Desta forma, essa dissertação constitui-se numa pesquisa desenvolvida com os estudantes surdos da rede estadual, municipal e federal de ensino na cidade de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso - MT, e contando com a participação de 10 (dez) alunos que estudam em escolas e turmas diferentes. O objetivo geral desta pesquisa é verificar de que forma o estudante surdo compreende o ensino da matemática, além de investigar como estes estudantes contextualiza contextualizam os conceitos matemáticos escolares. A problemática desta pesquisa está delineada pela compreensão dos conceitos matemáticos e pela precariedade na inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar. Desta forma, é possível perceber a necessidade de investigarmos, analisarmos e compreendermos como os conceitos matemáticos ensinados estão sendo compreendidos e correlacionados com as experiências matemáticas no seu contexto social e cultural. A metodologia de investigação utilizada é de natureza qualitativa, embasada em autores como STAKE (2011) e MIGLIOLI (2006), tendo como instrumento de produção de dados as narrativas e entrevistas com LUDKE e ANDRÉ (1986) e GIL (2016). O aporte teórico fundamentou-se demonstrar a importância da inclusão da comunidade surda, da sua identidade e de seus saberes no ambiente escolar, através das obras de LIMA E CAMPOS (2013) e D’AMBROSIO (2017) entre outros. Como parte do desfecho, apresentou-se os fatores que influenciam na compreensão dos conceitos matemáticos para o estudante surdo, além de demonstrar que a contextualização do ensino da matemática através e do uso da sua língua materna – Libras, contribui significativamente na vida educacional destes alunos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, prática e prazerosa.
-
Mostrar Abstract
-
Currently, there has been a growing discussion on the topic of Inclusion of people with disabilities in the school environment, especially deaf people. For this community, sign language is the channel through which deaf people have access to knowledge, culture, citizenship and the construction of their identity. From this perspective, the teaching of mathematics has been a great challenge, as teachers need to rethink their methodological practices, creating teaching-learning conditions in which students can build mathematical concepts. Thus, this dissertation is a research developed with deaf students from the state, municipal and federal education system in the city of Campo Novo do Parecis, Mato Grosso - MT, with the participation of 10 (ten) students who study in different schools and classes. The general objective of this research is to verify how the deaf student understands the teaching of mathematics, in addition to investigating how these students contextualize the school mathematics concepts. The problem of this research is outlined by the understanding of mathematical concepts and the precariousness in the inclusion of deaf students in the school environment. Thus, it is possible to perceive the need to investigate, analyze and understand how the mathematical concepts taught are being understood and correlated with mathematical experiences in their social and cultural context. The research methodology used is qualitative in nature, based on authors such as STAKE (2011) and MIGLIOLI (2006), using narratives and interviews with LUDKE and ANDRÉ (1986) and GIL (2016) as a data production instrument. The theoretical contribution was based on demonstrating the importance of including the deaf community, its identity and knowledge in the school environment, through the works of LIMA E CAMPOS (2013) and D’AMBROSIO (2017) among others. As part of the outcome, the factors that influence the understanding of mathematical concepts for deaf students were presented, in addition to demonstrating that the contextualization of mathematics teaching through the use of their mother tongue - Libras, significantly contributes to the educational life of these students , providing a more meaningful, practical and pleasurable learning experience.
|
|
10
|
-
MARCIELE KEYLA HEIDMANN
-
F-LIBRAS: APLICATIVO MÓVEL COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-TECNOLÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS DE FÍSICA EM LIBRAS PARA ESTUDANTES SURDOS E OUVINTES QUE INGRESSAM NO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : SUMAYA FERREIRA GUEDES
-
Data: 14/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Os avanços das Tecnologias Digitais (TD) fazem parte do cotidiano na sociedade contemporânea, alcançam as mais variadas faixas etárias e classe social, contribuem na comunicação e interação das pessoas em diversos campos do conhecimento e influenciam diretamente na área da Educação. A inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) acompanha essa evolução e atinge as práticas pedagógicas acerca das Tecnologias Assistivas (TA). Para estudantes surdos é indicado que a inclusão seja mediada pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), pois se acredita que viabilize o uso de ferramentas tecnológicas que envolvam todos os estudantes, de modo interativo e atrativo na aprendizagem. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um produto (aplicativo móvel) para o ensino de conteúdos do componente curricular de Física como instrumento didático-tecnológico de estudantes surdos inclusos e estudantes ouvintes que ingressam no Ensino Médio. Dessa forma, a pergunta formulada para esta pesquisa foi: como a utilização de um aplicativo móvel desenvolvido (F-Libras), na perspectiva da Educação Inclusiva para surdos, pode contribuir para a compreensão de conteúdos no ensino de Física de estudantes surdos e ouvintes que ingressam no Ensino Médio? De natureza qualitativa, a pesquisa teve como procedimento inicial a realização de buscas por trabalhos acadêmicos e científicos no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e por aplicativos na loja Google Play Store que relacionassem o ensino de Física para surdos no período de 2014 a 2019, momento de forte expansão tecnológica. Também foi verificado em Livros Didáticos (LD) de Física, qual a carência de adaptações inclusivas para surdos. Desse modo, desenvolvemos um aplicativo móvel para plataforma Android, com um glossário de Física em Libras, por meio da IDE Android Studio com a Linguagem Kotlin. Um avatar humanoide com as características físicas sugeridas por parte da comunidade surda do Centro Municipal de Educação Especial de Tangará da Serra/MT, executa a interpretação dos termos em Libras. As animações da interpretação dos termos foram desempenhadas com a contribuição de um Tradutor Intérprete da Língua de Sinais (TILS) e animadas aplicando o programa Blender com o avatar criado. Após a criação do protótipo foram realizadas entrevistas semiestruturadas via Google Meet, com cinco professores de Física e seis TILS que atuam na rede de ensino público dos municípios de Tangará da Serra e Nova Mutum no estado de Mato Grosso. O tratamento dos dados foi realizado pelo processo de agrupamento das informações e as características da análise de conteúdo. A partir disso, emergiram diferentes categorias de análise, que viabilizam a utilização do aplicativo F-Libras como instrumento didático-tecnológico no ensino de Física. Para o embasamento teórico recorremos aos trabalhos de diversos autores que corroboraram com estudos deste gênero, destinados a outros componentes curriculares. Os resultados da análise indicam o instrumento didático-tecnológico F-Libras como inovador, moderno, de fácil manuseio e instalação. Algumas características como sinais limpos e claros, com movimentos e configurações de mão perfeitas, possibilidade de fornecer suporte quanto aos termos científicos em Libras e propiciar a disseminação desses sinais são pontuadas por TILS. Professores de Física evidenciaram a relevância de F-Libras para o componente curricular de Física, tendo em vista a carência de materias e/ou ferramentas voltadas para essa área de ensino e, ainda, que englobem a Educação Inclusiva dos surdos. A descrição dos fenômenos físicos em L1 e L2 com a tradução em Libras possibilitam a interação da aprendizagem de surdos e ouvintes, dentro e fora da sala de aula na percepção de professores. Os dados apontaram que professores de Física e TILS demonstraram que o uso do aplicativo F-Libras como instrumento didático-tecnológico pode ser um aliado no ensino de Física, tanto para estudantes surdos e ouvintes (interação da aprendizagem), quanto para professores de Física (aproximação com a língua do estudante surdo) e TILS (suporte quanto aos termos científicos em Libras). Por fim, esperamos que esse trabalho possa contribuir e inspirar novas produções de instrumentos didáticos-tecnológicos nas diferentes etapas e áreas de ensino, envolto de uma Educação Inclusiva de qualidade que contemple ambos públicos (ouvintes e surdos).
-
Mostrar Abstract
-
Advances in Digital Technologies (DT) are part of everyday life in contemporary society, reach the most varied age groups and social class, contribute to the communication and interaction of people in different fields of knowledge and directly influence the area of Education. The inclusion of People with Disabilities (PwD) follows this evolution and reaches the pedagogical practices about Assistive Technologies (AT). For deaf students, it is recommended that inclusion is mediated by the Brazilian Sign Language (Libras), as it is believed to enable the use of technological tools that involve all students in an interactive and attractive way in learning. In this sense, this research aimed to develop a product (mobile application) for teaching the contents of the Physics curriculum component as a didactic-technological tool for deaf students and hearing students entering high school. Thus, the question formulated for this research was: how the use of a mobile application developed (F-Libras), from the perspective of Inclusive Education for the Deaf, can contribute to the understanding of contents in the teaching of Physics for deaf and hearing students who enter high school? Qualitative in nature, the research had as its initial procedure to carry out searches for academic and scientific works on the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and for applications in the Google Play Store store that related the teaching of Physics to deaf people in the period from 2014 to 2019, a moment of strong technological expansion. It was also verified in Physics Textbooks (DL) what is the lack of inclusive adaptations for the deaf. Thus, we developed a mobile application for the Android platform, with a Physics glossary in Libras, through the IDE Android Studio with the Kotlin Language. A humanoid avatar with the physical characteristics suggested by the deaf community of the Municipal Center for Special Education of Tangará da Serra/MT, interprets the terms in Libras. The term interpretation animations were performed with the contribution of a Sign Language Interpreter (TILS) and animated by applying the Blender program with the created avatar. After creating the prototype, semi-structured interviews were conducted via Google Meet, with five Physics teachers and six TILS who work in the public education network in the municipalities of Tangará da Serra and Nova Mutum in the state of Mato Grosso. Data processing was carried out by the process of grouping information and the characteristics of content analysis. From this, different categories of analysis emerged, which enable the use of the F-Libras application as a didactic-technological instrument in the teaching of Physics. For the theoretical basis, we resorted to the works of several authors that corroborated with studies of this kind, aimed at other curricular components. The results of the analysis indicate the F-Libras didactic-technological instrument as innovative, modern, easy to handle and install. Some features such as clean and clear signs, with perfect hand movements and configurations, the possibility of providing support for scientific terms in Libras and promoting the dissemination of these signs are scored by TILS. Physics teachers highlighted the relevance of F-Libras for the curricular component of Physics, considering there is a lack of materials and/or tools aimed at this teaching area and also, which encompass Inclusive Education for the deaf. The description of physical phenomena in L1 and L2 with the translation into Libras enable the learning interaction of deaf and hearing people, inside and outside the classroom, in the perception of teachers. The data showed that Physics and TILS teachers demonstrated that the use of the F-Libras application as a didactic-technological tool can be an ally in the teaching of Physics, both for deaf and hearing students (learning interaction) and for Physics teachers (approximation with the deaf student's language) and TILS (support for scientific terms in Libras). Finally, we hope that this work can contribute and inspire new productions of didactic-technological instruments in different stages and areas of teaching, surrounded by a quality Inclusive Education that contemplates both audiences (hearing and deaf).
|
|
11
|
-
LUCIMAR DO NASCIMENTO CARDOSO
-
APLICATIVO QUÍMICA CRUSH: UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS
-
Orientador : SUMAYA FERREIRA GUEDES
-
Data: 16/07/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Diante da realidade vivenciada em todo mundo pela pandemia do coronavírus fez-se necessário uma reorganização rápida em relação a utilização dos recursos digitais voltados para a educação, pois estes passaram a ser uma das formas mais eficazes e acessíveis para a continuidade das atividades escolares. Os dispositivos móveis, como os smartphones, estão presentes no cotidiano de estudantes e com isso a utilização de aplicativos tornou-se mais frequente. No ensino de Química, o uso de objetos digitais de aprendizagem, como aplicativos de jogos, pode diminuir a problemática de conteúdos e modelos abstratos. Portanto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo móvel como instrumento didático-tecnológico para o ensino de química (funções inorgânicas) e a avaliação da sua usabilidade na visão dos professores desta disciplina. A metodologia utilizada foi a participante com abordagem quali-quantitativa e revisão bibliográfica. Foram aplicados questionários (diagnóstico e avaliativo) utilizando o recurso Google Formulário e a exploração e/ou avaliação do aplicativo ocorreu de forma online síncrona por meio de entrevistas coletivas com a ferramenta Google Meet. Os participantes da pesquisa são professores de Química da Rede Estadual de Ensino no estado do Mato Grosso, localizados nas cidades de Barra do Bugres, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra e Terra Nova do Norte. Os dados obtidos com os questionários (diagnóstico e avaliativo) foram tratados utilizando a estatística básica com análise dos gráficos e com os dados das entrevistas coletivas foram posteriormente triangulados e interpretados. Foi observado que existem poucos trabalhos de pesquisa em relação a aplicativos voltados para o ensino de funções inorgânicas e a necessidade de mais instrumentos tecnológicos que envolvessem essa temática. A grande maioria dos aplicativos voltados para funções inorgânicas são do tipo perguntas e repostas e com baixo número de downloads. Os aplicativos de jogos que trabalham a ludicidade como de luta, quebra-cabeça, corrida, educacional, entre outros tem grande aceitação pelos usuários, pois apresentaram grande número de downloads. As tecnologias na visão dos professores, podem tornar a aula de Química mais interessante e dinâmica. Um aplicativo com a temática funções inorgânicas, deveria conter as principais substâncias ácidas, básicas e sais, e as características como massa molar, fórmula molecular, risco químico e aplicabilidade. Sendo assim, o aplicativo Química Crush na visão dos professores pode ser utilizado como um recurso diferenciado para as aulas de Química, facilitando e/ou contribuindo para o processo de ensino do conteúdo de funções inorgânicas para abordagem e/ou para o ensino dos alunos do 1º e 2º anos do ensino.
-
Mostrar Abstract
-
Facing the experienced reality all around the word about the corona virus pandemic, it was necessary a fast reorganization in relation to the use of digital resourses aimed for education, because these have become one of the most effective and accessible ways to continue school activities. The mobile devices, as smartphones, are presente at students’ daily life and with that the use of these applications (apps) has became more frequent. In Chemistry teaching, the use of digital devices to learning, as games apps, could decrease the problem about contentes and abstract models. Therefore, this work had as purpose the development of one mobile app like a didactic-technological instrument to teach Chemistery (inorganic functions) and to evaluate its usability in the view of professors in this subject. The methodology used was the participant with a quali-quantitative approach and literature review. Questionnaires (diagnostic and evaluative) were applied using the Google Forms resource and the exploration and/or evaluation of the application took place online synchronously through press conferences with the Google Meet tool. The research participants are Chemistry professors from the state schools of the Mato Grosso’ state, teaching in the cities of Barra do Bugres, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra and Terra Nova do Norte. The data obtained from the questionnaires (diagnostic and evaluative) were treated using basic statistics with graph analysis and with the data from the group interviews, they were subsequently triangulated and interpreted. It was observed that there are few researches regarding to applications aimed at teaching inorganic functions and the need to have more technological instruments involving this theme. The vast majority of applications indicated to inorganic functions are about questions and answers type and with a low number of downloads. Game applications which work with playfulness, such as fighting, puzzle, racing, educational among others, have a great acceptance by users, because they produced a large number of downloads. The technologies, in the teachers' view are able to make the Chemistry class more interesting and dynamic, and an app with the theme of inorganic functions should contain the main acidic, basic and salts substances, and characteristics such as molar mass, molecular formula, chemical risk and applicability. Therefore, the Chemistry Crush app, in the teachers' view, could be used as a different resource for Chemistry classes, facilitating and/or contributing to the process of teaching the content of inorganic functions to approach and/or to teach students in the 1st and 2nd year of high school.
|
|
12
|
-
WILLYAN ALVES DA SILVA
-
REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE TÓPICOS DE DERIVADAS PARCIAIS: UMA ABORDAGEM COM APLICATIVO MÓVEL.
-
Orientador : FERNANDO SELLERI SILVA
-
Data: 04/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O uso de ferramentas tecnológicas tem sido importante como instrumento de auxílio, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, objetivou-se com esta pesquisa, avaliar o uso de um aplicativo de realidade aumentada para ser utilizado no ensino de tópicos de derivadas parciais no curso de Ciências da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, de objetivo exploratório e procedimento de pesquisa experimental. O aplicativo foi desenvolvido a partir do levantamento de requisitos, baseado nos diagramas UML, usando adaptação de metodologias de desenvolvimento de software ágeis, como XP e Scrum. Para avaliação o aplicativo, foram realizados quatro exercícios, que continham um QR-code, que ao ser reconhecido pelo aplicativo, exibe na tela do celular as opções referentes ao exercício em questão. Embora a pesquisa teve como característica elementar o uso da tecnologia, o conteúdo apresentado no aplicativo, mesmo não estando disposto sistematicamente, pode servir como recurso didático. O contexto de produção de dados se deu na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Dep. Est. Renê Barbour, no município de Barra do Bugres, os sujeitos participantes foram professores que ministram disciplinas que abordam o conteúdo de Derivadas. Após o uso do aplicativo, foi aplicado um questionário estruturado para avaliação da possibilidade de seu uso em sala de aula. Como resultado buscou-se contribuir para melhoria na percepção do conteúdo, pois ferramentas com tecnologia de realidade aumentada podem auxiliar no processo de aquisição do conhecimento, por permitir visualização e interação com elementos representativos dos conteúdos disciplinares. A fundamentação teórica está embasada em Marc Prensky, que propõe que os educadores devem ensinar tanto o conteúdo Legado (leitura, escrita, raciocínio lógico) e o Futuro (conteúdo em grande escala, digital e tecnológico) na língua dos Nativos Digitais. Como resultado analisou-se visando aferir as potencialidades e limitações do uso do aplicativo na classe, permitindo aos professores, e futuramente aos alunos, valerem-se de um recurso que possam auxiliá-los a ter uma melhor compreensão do conteúdo, além de incentivar os educadores a utilizarem uma linguagem de ensino compatível com essa nova geração de estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
The use of technological tools has been important as an aid tool, aiming to facilitate the teaching-learning process. Therefore, the objective of this research was to evaluate the use of an augmented reality application to be used in the teaching of partial derivative topics in the Computer Science course at the State University of Mato Grosso. It is a qualitative research of an applied nature, with an exploratory objective and experimental research procedure. The application was developed from the requirements survey, based on UML diagrams, using adaptation of agile software development methodologies, such as XP and Scrum. For evaluating the application, four exercises were carried out, which contained a QR-code, which when recognized by the application, displays on the mobile screen the options related to the exercise in question. Although the research had as an elementary characteristic the use of technology, the content presented in the application, even if not systematically arranged, can serve as a didactic resource. The context of data production took place at the State University of Mato Grosso, campus Dep. Est. Renê Barbour, in the municipality of Barra do Bugres, the participating subjects were teachers who teach subjects that address the content of Derivatives. After using the application, a structured questionnaire was applied to assess the possibility of yours in the classroom. As a result, we sought to contribute to improving the perception of content, as tools with augmented reality technology can assist in the knowledge acquisition process, by allowing visualization and interaction with elements representative of the disciplinary contents. The theoretical foundation is based on Marc Prensky, who proposes that educators should teach both Legacy content (reading, writing, logical reasoning) and the Future (large-scale, digital and technological content) in the language of Digital Natives. As a result, it was analyzed in order to assess the potential and limitations of using the application in the class, allowing teachers, and in the future students, to use a resource that can help them have a better understanding of the content, in addition to encouraging students. educators to use a teaching language compatible with this new generation of students.
|
|
13
|
-
JOILSON FERREIRA DE CARVALHO
-
PRODUÇÕES SOBRE FUNÇÕES COM UMA VARIÁVEL REAL EM UM CURSO ONLINE DE GEOGEBRA: ARTICULAÇÕES COM AS HABILIDADES CORRELATAS DA BNCC DO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
-
Data: 06/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta investigação faz parte da linha de pesquisa Tecnologia Digitais no Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reys Maldonado” (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres. Cujo o objetivo é identificar e compreender o trânsito nos modos de produção de significados matemáticos (a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra) referente às funções de uma variável real contidas na 14ª, 15ª e 16ª edições de um curso online de GeoGebra. Tal curso é um projeto de extensão conduzido por um grupo voluntário de professores de matemática, liderado pelo professor Dr. Sérgio Carrazedo Dantas junto à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Apucarana. Nesse sentido, a pergunta norteadora da pesquisa foi formulada da seguinte forma: Quais são as possíveis direções do trânsito nos modos de produção de significados matemáticos referente às funções reais de uma variável real? Os fundamentos e pressupostos teóricos apoiou-se em pesquisas sobre o uso do software GeoGebra no processo de ensino aprendizagem da matemática e sobre os modos de produção de significados matemáticos (a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra) na perspectiva de Gonçalves (2016). A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa segundo os pressupostos teóricos elucidados por de Godoy (1995), Bogdan e Biklen (1994), Creswell (2010), Lüdke e André (2018). O corpus da pesquisa foi constituído com 720 produções (descrições dos enunciados e resoluções das atividades; imagem das construções no GeoGebra) dos cursistas sobre funções reais de uma variável real sendo coletadas na base de dados da 14ª, 15ª e 16ª edições de Curso de GeoGebra por meio da ferramenta de coleta de dados do software MaxQda. A codificação e a análise dos dados foram conduzidas utilizando o software MaxQda e a Análise Textual Discursiva (ATD) na perspectiva de Morares e Galliazzi (2016).
-
Mostrar Abstract
-
Esta investigação faz parte da linha de pesquisa Tecnologia Digitais no Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reys Maldonado” (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres. Cujo o objetivo é identificar e compreender o trânsito nos modos de produção de significados matemáticos (a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra) referente às funções de uma variável real contidas na 14ª, 15ª e 16ª edições de um curso online de GeoGebra. Tal curso é um projeto de extensão conduzido por um grupo voluntário de professores de matemática, liderado pelo professor Dr. Sérgio Carrazedo Dantas junto à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Apucarana. Nesse sentido, a pergunta norteadora da pesquisa foi formulada da seguinte forma: Quais são as possíveis direções do trânsito nos modos de produção de significados matemáticos referente às funções reais de uma variável real? Os fundamentos e pressupostos teóricos apoiou-se em pesquisas sobre o uso do software GeoGebra no processo de ensino aprendizagem da matemática e sobre os modos de produção de significados matemáticos (a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra) na perspectiva de Gonçalves (2016). A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa segundo os pressupostos teóricos elucidados por de Godoy (1995), Bogdan e Biklen (1994), Creswell (2010), Lüdke e André (2018). O corpus da pesquisa foi constituído com 720 produções (descrições dos enunciados e resoluções das atividades; imagem das construções no GeoGebra) dos cursistas sobre funções reais de uma variável real sendo coletadas na base de dados da 14ª, 15ª e 16ª edições de Curso de GeoGebra por meio da ferramenta de coleta de dados do software MaxQda. A codificação e a análise dos dados foram conduzidas utilizando o software MaxQda e a Análise Textual Discursiva (ATD) na perspectiva de Morares e Galliazzi (2016).
|
|
14
|
-
GLÁUCIA CHRISTIANE BORSTEL CICHOSKI
-
A ETNOMATEMÁTICA DO LADO DE LÁ: ESPAÇOS, SABERES E DIÁLOGOS PRODUZIDOS DO OUTRO LADO DA LINHA
-
Orientador : JOÃO SEVERINO FILHO
-
Data: 09/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho trata-se de uma investigação sobre os saberes etnomatemáticos vivenciados e compreendidos por alunos que residem em dois bairros pertencentes à comunidade onde a Escola Ignácio Schevinski Filho está inserida, na tentativa de proporcionar um conjunto de reflexões sobre a relação escola/comunidade, a partir da identificação e descrição dos diferentes espaços socioeducativos produzidos pela comunidade dos bairros São Domingos e São Mateus, como cenários habitados pelos alunos da escola Ignácio Schevinski Filho, no município de Sorriso-MT, na busca de um diálogo entre as possibilidades educativas que se esboçam dentro desses espaços habitados.. É uma investigação qualitativa na vertente do programa Etnomatemática discutida por D’Ambrosio (1990, 2005, 2007, 2019), na defesa de que no desenvolvimento do ser humano ao longo da evolução, a espécie humana é identificada com a aquisição de estilos de comportamentos e de conhecimentos para sobreviver e transcender nos distintos ambientes que ela ocupa, abordando as vivências de grupos sociais nos espaços habitados discutidos por Certeau (2012). As informações foram produzidas por meio de observações, conversas, entrevistas, gravações em áudios e vídeos em momentos vivenciados nas casas, ruas e praças dos bairros onde os alunos residem. Buscamos na etnografia a preocupação com o significado que têm as ações e os eventos para as pessoas ou grupos estudados. Esses significados podem ser explicitados por meio da linguagem ou ações, pois as pessoas usam sistemas complexos de significados para organizar seu comportamento e definir a sua própria maneira de se entender e entender o outro, dando sentido ao modo que vivem. As reflexões que pudemos realizar diante de uma pandemia global instaurada, é que a educação foi afetada na forma de ensinar e aprender, e que os lugares de aprender ultrapassam os muros das escolas. Com uma postura calcada na etnomatemática, garantimos a importância da comunidade, buscando conectar a matemática e as outras ciências com o contexto cultural, social, político e filosófico dos grupos sociais.
-
Mostrar Abstract
-
This work is an investigation about the ethnomathematical knowledge experienced and understood by students who live in two neighborhoods belonging to the community where the Ignácio Schevinski Filho school is inserted, in an attempt to provide a set of reflections on the school/community relationship, from the identification and description of the different socio-educational spaces produced by the community of residents of the São Domingos and São Mateus neighborhoods, the scenarios inhabited by the students of the Ignácio Schevinski Filho school, in the city of Sorriso-MT, in the search for a dialogue between school knowledge and non-school children. It is a qualitative investigation within the Ethnomathematics program discussed by D'Ambrosio (1990, 2005, 2007, 2019), in the defense that in the development of the human being throughout evolution, the human species is identified with the acquisition of behavioral styles and knowledge to survive and transcend in the different environments it occupies, addressing the experiences of social groups in the inhabited spaces discussed by Certeau (2012). The information was produced through observations, conversations, interviews, audio recordings and videos in moments experienced in the houses, streets and squares of the neighborhoods where the students live. We seek in ethnography the concern with the meaning that the actions and events have for the people or groups studied. These meanings can be dispensed with through language or actions, as people use complex systems of meanings to organize their behavior and understand their own way of understanding and understanding each other, giving meaning to the way they live. The reflections we were able to make in the face of an established global pandemic, is that education has been affected in the way of teaching and learning, and that places of learning go beyond the walls of schools. With a stance based on ethnomathematics, we guarantee the importance of the community, seeking to connect mathematics or other sciences with the cultural, social, political and philosophical context of social groups.
|
|
15
|
-
MARIA NAZARÉ SOUZA NASCIMENTO
-
OS ESPAÇOS SOCIOEDUCATIVOS INY DA ALDEIA KREHAWÃ
-
Orientador : ADAILTON ALVES DA SILVA
-
Data: 30/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho traz a discussão da temática “Os espaços socioeducativos Iny da aldeia Krehawã” e tem o propósito de compreender os saberes socioeducativos desse povo a partir das relações sociais estabelecidas nos distintos espaços educativos da comunidade, pois os saberes, fazeres e conhecimentos culturais são construídos coletivamente em diferentes locais (pátio, ambientes domésticos, roças, beira do rio, cerrado, casas dos homens, rituais, cerimônias etc.). Esses ambientes são vistos pelo povo de maneira especial, estando repletos de consistência cultural, valores e significados. A educação Iny inicia-se logo na infância, sendo responsabilidade de toda comunidade acompanhar o processo educacional sistematizando e propagando os saberes, fazeres e experiências necessárias para a inserção da criança no meio social, porém, a maior parte desta tarefa recai sobre os familiares. Esses conhecimentos são difundidos na convivência diária e transcorrem ao longo da vida, obtendo fortes ligações entre os sujeitos, a natureza, a mitologia e a cosmologia. A abordagem metodológica ancora-se na perspectiva Etnomatemática, sob a ótica D’Ambrosiana, pois possibilita melhor compreender as organizações de diferentes culturas e seus respectivos modos de produzir e difundir conhecimento, dialogando transdisciplinarmente com diversas áreas do conhecimento. Dessa forma, foi necessária uma investigação de caráter etnográfico, numa abordagem qualitativa, utilizando-se de observação participativa, reforçada pelo caderno de campo, gravações de áudio, filmagens, fotografias e convivência in loco. A realização desse trabalho, a partir dos conhecimentos culturais Iny, transmitidos pelos mais velhos aos mais jovens, contribuiu para evidenciar seus saberes, fazeres e conhecimentos culturais, reafirmando sua identidade, valorizando sua cultura, assegurando-lhes disponibilidade às informações e aos conhecimentos imprescindíveis que alicerçam os costumes tradicionais indígenas, bem como ao projeto de educação escolar almejado pelo povo.
-
Mostrar Abstract
-
The present work discusses the theme “The socio-educational spaces of the Iny indigenous village Krehawã” and aims to understand the socio-educational knowledge of these people from the social relationships established in the different educational spaces of the community, since the knowledge, practices and cultural knowledge are built collectively in different locations (courtyard, domestic areas, gardens, riverside, Cerrado, men's houses, rituals, ceremonies). These environments are seen by the people in a special way, being full of cultural consistency, values and meanings. The education of Iny people starts right from childhood, and it is the responsibility of the whole community to monitor the educational process by systematizing and spreading the knowledge, practices and experiences necessary for the child's insertion in the social environment, but most of it is the role of the family members. This knowledge is disseminated in daily coexistence and runs throughout life, obtaining strong connections between subjects, nature, mythology and cosmology. The methodological approach is based on the Ethnomathematics perspective, under the D'Ambrosiana perspective, as it makes it possible to better understand organizations from different cultures and their respective ways of producing and disseminating knowledge, dialoguing transdisciplinarily with different areas of knowledge. Thus, it was necessary to conduct an ethnographic investigation, in a qualitative approach, using participatory observation, reinforced by the fieldwork notebook, audio recordings, filming, photographs and the conviviality on-site. The accomplishment of this work, based on the cultural knowledge of the Iny people, transmitted by the elders to the younger ones, contributed to highlight their knowledge, practices and cultural knowledge, reaffirming their identity, valuing their culture, assuring them availability to the essential information and knowledge that underlie traditional indigenous customs, as well as the school education project sought by the people.
|
|
16
|
-
ANDREIA DA SILVA FEITOSA
-
ETNOCIÊNCIA NOS RITOS E CERIMÔNIAS DO HETOHOKỸ Da Ciência à Sapiência Inỹ
-
Orientador : ADAILTON ALVES DA SILVA
-
Data: 31/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho aborda uma investigação sobre a Etnociência nos ritos e cerimônias do Hetohokỹ do povo Inỹ da aldeia Krehawã, Território Indígena São Domingos, localizado a três km do Município de Luciara - MT. Para isso buscou-se compreender o processo de constituição, sistematização e difusão da Etnociência a partir da celebração do ritual Hetohokỹ realizado no período de julho de 2020 a março de 2021. A abordagem teórica apoiou-se nos alicerces da Etnomatemática, na concepção d’ambrosiana, mas dialogando transdisciplinarmente com outras áreas do conhecimento, como educação, ensino, antropologia, história, biologia, etnociências. Para isso, a investigação percorreu um caminho em que a observação participante, instrumentalizada pelo caderno de campo, por gravações de áudio, fotografias, pela imersão no contexto cultural e convívio com os Inỹ foram os instrumentos responsáveis para a produção dos dados. Nesse caminhar foi possível perceber o quanto os anciões detêm um domínio e consciência dos saberes relacionados aos rituais praticados por esse povo e, consequentemente, o quanto eles produzem e sistematizam um conjunto de saberes e conhecimentos que constitui o Hetohoky, tais como: wetkana, bidina, wokohyny e olyrena, tòò, alimentação tradicional e óleo de tari. Saberes esses que poderão subsidiar/colaborar na elaboração de um currículo específico para a escola da comunidade no sentido de sistematizar os saberes e fazeres que possam dar embasamento nas atividades pedagógicas significativas culturalmente e contextualizadas para, assim, fortalecer e difundir os conhecimentos culturais oriundos da cultura Inỹ.
-
Mostrar Abstract
-
The present work approaches an investigation about “Ethnoscience” in the rites and Hetohokỹ ceremonies of the Inỹ-Karajá people of the Krehawã village, São Domingos Indigenous Territory, located three kilometers from the Municipality of Luciara - MT. In this work was pursued to understand the process of constitution, systematization and diffusion of ethnoscience from the celebration of the Hetohokỹ ritual of this people. The methodological approach was based on the Ethnomathematics of the D'Ambrosiana perspective, which transdisciplinarily dialogues with different areas of knowledge. To achieve this, the investigation was of an ethnographic study, in a qualitative approach, using participant observation, instrumentalized by the fieldwork notebook, by audio recordings, photographs and by the conviviality with the Inỹ-Karajá people. The elders have the knowledge of the rituals practiced by these people. However, over time, the younger ones began to know the knowledge of the culture of the non-indigenous, that is, the external knowledge, even before they knew the knowledge and cultural practices of their people, and these are supports for the most varied forms of cultural manifestations. With time, as the elders die, consequently, a lot of knowledge and practices are no longer passed on to young people. Such knowledge is present in the Krehawã community thanks to some elders and young leaders who are concerned with the dissemination of knowledge about rituals. The results obtained with the research, based on the ethnoscientific knowledge present in the Hetohokỹ ritual, which are passed on by the elders to the youngest, contributed to highlight the knowledge and practices of the Inỹ-Karajá people of the Krehawã indigenous community. Thus, we collaborate with the indigenous school in order to systematize the knowledge and practices that can provide a basis for the elaboration of contextualized cultural pedagogical activities in order to strengthen and disseminate cultural knowledge from the community.
|
|
17
|
-
ANTONIO MARCOS ALVES DA COSTA
-
O USO DO SOFTWARE SCRATCH NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
-
Orientador : DIEGO PIASSON
-
Data: 08/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O pensamento computacional vem sendo, cada vez mais, discutido nos sistemas educacionais de muitos países. Desde a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017, o primeiro documento oficial que versa sobre o tema, têm crescido o número de estudos sobre como desenvolver as habilidades e competências relacionadas ao pensamento computacional (PC) no âmbito escolar. Neste contexto, uma pesquisa de cunho qualitativo foi realizada com o objetivo de analisar as vantagens e desvantagens do uso do software Scratch para o ensino da Matemática e desenvolvimento do pensamento computacional, na educação básica, com base na avaliação de um grupo professores de Matemática de Tangará da Serra-MT. Participaram do estudo 14 professores que atuam no ensino fundamental e médio. A produção dos dados, para análise, ocorreu por meio de um curso de formação com carga horária de 80 horas. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus da pesquisa constitui-se de relatórios elaborados pelos cursistas, questionários abertos e fechados, entrevistas semiestruturadas e produções/artefatos desenvolvidos no Scratch. A fundamentação teórica partiu de textos sobre as relações da Matemática e do pensamento computacional com o uso do software Scratch. A análise foi realizada por três categorias: caracteristicas favoráveis e não favoráveis do Scratch; habilidades da matemática e do PC mobilizadas com o uso do Scracth e as produções/artefatos mais favoráveis para o ensino da Matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no âmbito escolar. Os resultados revelam que os professores consideram a utilização do Scratch profícua para o ensino da Matemática e desenvolvimento do pensamento computacional no âmbito escolar. A principal desvantagem apontada pelos professores está ligada ao tempo requerido para o desenvolvimento de artefatos no Scratch.
-
Mostrar Abstract
-
Computational thinking has been increasingly discussed in educational systems in many countries. Since the approval of the Common National Curriculum Base (BNCC), in 2017, the first official document on the subject, the number of studies on how to develop skills and competences related to computational thinking (PC) in the school environment has grown. In this context, a qualitative research was carried out in order to analyze the advantages and disadvantages of using Scratch software for teaching Mathematics and developing computational thinking in basic education, based on the evaluation of a group of Mathematics teachers from Tangará da Serra-MT. 14 teachers who work in elementary and high school participated in the study. The production of data for analysis took place through a training course with a workload of 80 hours. For data analysis, Discursive Textual Analysis (ATD) was used. The research corpus consists of reports prepared by the course participants, open and closed questionnaires, semi-structured interviews and productions/artifacts developed in Scratch. The theoretical foundation came from texts on the relationships of Mathematics and computational thinking with the use of Scratch software. The analysis was performed by three categories: favorable and unfavorable characteristics of Scratch; Math and PC skills mobilized with the use of Scracth and the most favorable productions/artifacts for the teaching of Mathematics and development of computational thinking in the school environment. The results reveal that teachers consider the use of Scratch fruitful for teaching Mathematics and developing computational thinking in the school environment. The main disadvantage pointed out by teachers is linked to the time required to develop artifacts in Scratch.
|
|
18
|
-
JOÃO TIAGO COIMBRA TOLENTINO
-
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ESTUDANTES AUTISTAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
-
Orientador : FERNANDO SELLERI SILVA
-
Data: 15/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática a estudantes da educação básica portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), mediado pelo uso de tecnologias digitais a partir de uma formação online. A metodologia de pesquisa adotada possui abordagem qualitativa e caracteriza-se de natureza aplicada e objetivo exploratório. Como procedimentos foram utilizadas a Pesquisa Bibliográfica, conduzida por conceitos de Revisão Sistemática de Literatura sobre trabalhos publicados no período de 2009 a 2019, e uma formação pedagógica ministrada a professores de matemática na modalidade EaD online, na qual os dados foram produzidos. A análise dos dados empregou a metassíntese qualitativa aplicando como estratégia a triangulação dos dados obtidos. A fundamentação teórica baseia-se em conceitos relacionados ao uso das tecnologias digitais em um sistema de atividades e no ensino de matemática para alunos autistas. Como resultado, este trabalho pode identificar as tecnologias digitais mais utilizadas atualmente nas práticas pedagógicas para o ensino de matemática a estudantes autistas, sendo elas aplicativos de smartphone seguido por plataformas digitais e softwares de computador, trazer reflexões para o conhecimento do autismo aos profissionais da educação e da comunidade, entre elas, a compreensão do comportamento dos neurodiversos, quebra de paradigmas e preconceitos proporcionadas por uma formação pedagógica online.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to investigate the pedagogical practices related to the teaching of mathematics to basic education students with Autism Spectrum Disorder (ASD), mediated by the use of digital technologies from an online training. The research methodology adopted has a qualitative approach and is characterized as applied nature and exploratory objective. As procedures were used the Bibliographic Research, conducted by concepts of Systematic Literature Review on works published in the period from 2009 to 2019, and a pedagogical training provided to mathematics teachers in the online Distance Education modality, in which the data were produced. Data analysis employed qualitative meta-synthesis applying triangulation of the data obtained as a strategy. The theoretical foundation is based on concepts related to the use of digital technologies in an activity system and in teaching mathematics to autistic students. As a result, this work can identify the digital technologies currently most used in pedagogical practices for teaching mathematics to autistic students, being they smartphone applications followed by digital platforms and computer software, bring reflections for the knowledge of autism to education professionals and the community, among them the understanding of the behavior of neurodiverse, breaking paradigms and prejudices provided by an online pedagogical training.
|
|
19
|
-
APARECIDA CLAUDILENE DA COSTA SOUZA
-
ESTUDOS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NA CIDADE DE DENISE – MT: SENTIDOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
-
Orientador : CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
-
Data: 30/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, tendo como base a Formação Continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais nas escolas públicas da cidade de Denise (MT). De abordagem qualitativa, com o método de pesquisa-ação, se destacam como pilares desta pesquisa: PCN (BRASIL, 2001), BNCC (BRASIL, 2018), Freire (2006), Imbernón (2010), Libâneo (2003), Nacarato et al. (2017), Prensky (2001) e Borba e Penteado (2005). Temos como objetivo principal desta investigação compreender os sentidos produzidos e os desafios encontrados na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, visando a contribuição nos processos de ensino e de aprendizagem dessa disciplina nas escolas públicas nesse município, procurando relacionar teoria e prática, na perspectiva da promoção de reflexões sobre o papel da formação continuada no trabalho docente. Assim, buscamos responder o seguinte questionamento: De que maneira a proposta de formação continuada online para os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, no município de Denise (MT), pode contribuir para o desenvolvimento da prática pedagógica e quais os sentidos e os desafios encontrados pelos professores cursistas? Composta por 12 encontros virtuais, de duas horas cada, e atividades extras, as temáticas abordadas na formação contemplaram: Tecnologias Digitais, Resolução de Problemas, Estudos das Cinco Unidades Temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área da Matemática, Metodologias Ativas, Etnomatemática, A importância da Matemática e da Avaliação. Para esses encontros formativos, foi elaborado um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizando-se o Google Meet, um serviço de comunicação por vídeo, e o Google sala de aula, para os professores cursistas inserirem os questionários, as atividades propostas pelos professores formadores e as memórias do dia, produzindo, assim, o material de análise. A Análise Interpretativa desses materiais levantou os pontos positivos e negativos dessa formação, proporcionando a todos trocas de experiências, desafios tecnológicos sendo rompidos, diferentes estratégias e momentos de reflexões construtivas, avaliações e reelaboração de saberes sobre as práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem da Matemática.
-
Mostrar Abstract
-
This study is the result of a research developed with the Stricto Sensu Graduate Program in Science and Mathematics Teaching, at the State University of Mato Grosso – UNEMAT, Barra do Bugres Campus, based on the Continuing Education of Teachers who Teach Mathematics in the early years in public schools in the city of Denise (MT). With a qualitative approach, with the Action Research method, PCNs (2001), BNCC (2018), Freire (2006), Imbernón (2010), Libâneo (2003), Nacarato et al (2017), stand out as pillars of this research. Prensky,(2001) and Borba and Penteado (2005), the main objective of this investigation is to understand the meanings produced and the challenges found in the continuing education of teachers who teach Mathematics in the early years, aiming to contribute to the teaching and learning processes of this research. discipline in public schools in this city, seeking to relate theory and practice, from the perspective of promoting reflections on the role of continuing education in the teaching work. Thus, we sought to answer the following question: How can the proposal of continuing education for teachers who teach Mathematics in the early years, in the municipality of Denise (MT), contribute to the development of pedagogical practice and what are the meanings and challenges found by the course teachers? Comprised of 12 virtual meetings, of two hours each, and extra activities, the themes addressed in the training included: Digital Technologies, Problem Solving, Studies of the Five Thematic Units of the Common National Curriculum Base (BNCC) in the area of Mathematics, Active Methodologies, Ethnomathematics, The importance of Mathematics and Assessment. For these training meetings, a Virtual Learning Environment was created using Google Meet, a video communication service and Google classroom for the course teachers to insert the questionnaires, the activities proposed by the trainer teachers and the memories of the day , thus producing the material for analysis. With the Interpretative Analysis of these materials, it led us to raise the positive and negative points of this training, providing everyone with exchanges of experiences, technological challenges being broken, with different strategies and moments of constructive reflections, evaluations and re-elaborating knowledge about pedagogical practices in the teaching and learning of Mathematics and that the Continuing Education of Teachers is opportune for the improvement of the pedagogical practice.
|
|
20
|
-
MARTA FERREIRA MARCELO
-
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES- MT
-
Orientador : CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
-
Data: 30/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo objetivou contribuir com uma formação continuada, especificamente em Matemática, para professores do nível fundamental, que atuam em escolas da rede pública de ensino do município mato-grossense de Barra do Bugres, como forma de aperfeiçoamento do seu trabalho no dia a dia em sala de aula. Analisando os desafios e dilemas enfrentados por todos aqueles que lidam com a educação, neste período de incertezas e transformações, fez-se necessário refletirmos sobre a importância do papel da escola na formação continuada de professores, bem como o papel da formação de professores na escola. Ou seja, uma atribuição exigida pelo mundo moderno que seja flexível, autônoma, criativa e capaz de tomar decisões. Assim, a formação continuada, com duração de dois meses e 17 dias, totalmente on line, para capacitação educacional dos professores pedagogos com palestras e oficinas de jogos, veio ao encontro das aprendizagens matemáticas, em que se organizou uma sequência de atividades, com jogos e confecção de materiais, que poderão servir de apoio ao professor em suas aulas. Oportunizou-se, também, novas experiências, momentos de interação, trocas de ideias e debates sobre o desafio de se ensinar Matemática a esses professores por meio dessa formação continuada. Da mesma forma, procurou-se promover a atualização e o aperfeiçoamento dos participantes com palestras que contemplaram a Etnomatemática, as tecnologias digitais, as metodologias ativas e os objetos de aprendizagem matemáticos específicos, como a resolução de problemas, grandezas e medidas, probabilidade e estatística, geometria, números e álgebra de acordo com habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, foram utilizados para a produção de dados, as falas e os registros feitos no chat, durante os webnários, e também atividades entregues pelos professores participantes pós-formação. Todos esses dados foram reunidos com o intuito de responder os seguintes questionamentos: “Quais as possíveis contribuições de uma formação continuada de professores que ensinam Matemática para o ensino dessa disciplina nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto da reforma curricular promovida pela BNCC”? Esta pesquisa foi embasada em pesquisadores e orientadores que discutem o ensino de Matemática nos anos iniciais e também a formação continuada de professores que atuam nesse nível de escolarização.
-
Mostrar Abstract
-
This study aimed to contribute to continuing education, specifically in Mathematics, for elementary level teachers who work in public schools in the Mato Grosso municipality of Barra do Bugres, as a way to improve their daily work. in the classroom. Analyzing the challenges and dilemmas faced by all those who deal with education, in this period of uncertainty and transformation, it was necessary to reflect on the importance of the role of the school in the continuing education of teachers, as well as the role of teacher education in the school. In other words, an attribution required by the modern world that is flexible, autonomous, creative and capable of taking decisions. Thus, continuing education, lasting two months and seventeen days, entirely online, for the educational training of teachers pedagogues with lectures and games workshops, came to the meeting of mathematical learning, in which a sequence of activities was organized, with games and preparation of materials, which could serve to support the teacher in their classes. It also provided opportunities for new experiences, moments of interaction, exchanges of ideas and debates on the challenge of teaching Mathematics to these teachers through this continuing education. Likewise, we sought to promote the updating and improvement of participants with lectures that included Ethnomathematics, digital technologies, active methodologies and specific mathematical learning objects, such as problem solving, quantities and measures, probability and statistics, geometry, numbers, and algebra according to Common National Curriculum Base (BNCC) skills. Therefore, in this research, with a qualitative approach, the speeches and records made in the chat, during the webnaries, and also activities delivered by the participating teachers after training, were used for the production of data. All these data were gathered in order to answer the following questions: "What are the possible contributions of a continuing education of teachers who teach Mathematics to the teaching of this discipline in the early years of elementary school, in the context of the curriculum reform promoted by the BNCC"? This research was based on researchers and advisors who discuss the teaching of Mathematics in the early years and also the continuing education of teachers who work at this level of schooling.
|
|
21
|
-
ELAINE PÉRES DA SILVA
-
NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM BIOLÓGICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM TANGARÁ DA SERRA-MT
-
Orientador : KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
-
Data: 28/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Objetivamos identificar em que objetos de conhecimento biológico (conteúdos) os estudantes do ensino médio apresentam dificuldades de compreensão e aprendizagem, na Escola Estadual 13 de Maio, em Tangará da Serra-MT. Inicialmente buscamos responder à questão da pesquisa que constituiu em saber: quais os objetos de conhecimento biológico (conteúdos) em que os estudantes do ensino médio – da Escola Estadual 13 de maio em Tangará da Serra-MT – apresentam dificuldades de compreensão em alto grau de frequência, que podem ser indicadores de necessidades de aprendizagem? A pesquisa foi desenvolvida com os estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio, localizado no município de Tangará da Serra, situado a 240 km da capital Cuiabá, no Mato Grosso. Para alcance do objetivo da pesquisa utilizamos dois métodos: Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e levantamento via Survey, conforme a organização metodológica descrita a seguir. Os dados obtidos com questionário foram tratados utilizando a estatística básica com análise de frequência e gráficos. E, tanto na análise bibliográfica quanto nas poucas questões qualitativas inseridas no questionário, os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo para a categorização. O universo da pesquisa é composto por 1.129 estudantes do ensino médio (do 1º ao 3º ano), de que resultou a amostra de 247 participantes, por meio da amostragem bola neve. Os resultados da pesquisa demonstram que quando não ocorre a aprendizagem do conhecimento biológico dos estudantes participantes (exceptuando-se os que não responderam à algumas questões) em relação ao conteúdo da disciplina: 180 estudantes responderam que se tratava de “uma matéria complexa de difícil entendimento”; em relação ao docente: 119 deles afirmam que “não compreendem o que o professor ensina” e 55 que “não gostam da metodologia de ensino utilizado pelo professor”; em relação à turma (classe): 111 afirmam que “a turma é indisciplinada e atrapalha o andamento das aulas”; em relação à família: 197 estudantes afirmaram que não tinham problemas familiares que atrapalhasse o desenvolvimento da aprendizagem. Quanto ao nível de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos de Ciências/Biologia: dos 244 que responderam à questão 85 afirmaram ser médio e 36, baixo nível. E, que os conteúdos de maior dificuldade de aprendizagem que gostariam fazer estudos de revisão são os de citologia e reprodução humana: 61 de 163 que responderam à questão e reino plantae e nomenclatura biológica: 30 de 82 respondentes, portanto, os dados corroboram com a hipótese, pois consta-se entre os participantes da pesquisa indicadores de necessidades que requerem intervenção pedagógica para mitigar a construção de conhecimento biológico, para desenvolvimento das habilidades científicas.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of the research was to study the learning needs of biological knowledge among high school students from a public school, in Tangará da Serra, Mato Grosso. The research problem was to know what are the learning needs of biological knowledge of high school students from a public school, which would allow the planning of pedagogical intervention? Assuming that among high school students there are difficulties in the construction of biological knowledge that constitutes indicators of learning needs and, therefore, required pedagogical intervention to better promote scientific learning. For this, we adopted as methodological procedures the bibliographic analysis, for systematic literature review, and the survey with the application of a questionnaire through the SurveyMonkey system. The data obtained with a questionnaire were treated using basic statistics with frequency analysis and graphs. And, both in the bibliographic analysis and in the few qualitative questions inserted in the questionnaire, the data were analyzed using the Content Analysis technique (Bardin, 2018), for categorization. The research universe consists of 1,129 high school students (from the 1st to the 3rd year), which resulted in a sample of 247 participants, through the snowball sampling. The Covid-19 Pandemic factor interfered with the research process, since most students do not have access to the internet at home. The results of the research show that when there is no learning of the biological knowledge of the 247 participating students (except for those who did not answer some questions): in relation to the content of the discipline: 180 students answered that it was “a complex subject of difficult to understand ”; in relation to the teacher: 119 of them affirm that “they do not understand what the teacher teaches” and 55 that “they do not like the teaching methodology used by the teacher”; in relation to the class (class): 111 state that “the class is undisciplined and hinders the progress of classes”; in relation to the family: 197 students stated that they had no family problems that would hinder the development of learning. As for the level of difficulty in learning Science / Biology content: of the 244 that answered question 85, they said they were medium and 36, low level. And, that the contents of greatest learning difficulty, who would like to do revision studies, are those of cytology and human reproduction, 61 out of 163 that answered the question and the plant kingdom and biological nomenclature 30 out of 82. Therefore, the data corroborate with the hypothesis, since among the research participants there are indicators of needs that require pedagogical intervention to mitigate the construction of biological knowledge, for the development of scientific skills.
|
|
22
|
-
NEUZA FRANÇA DA SILVA
-
ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BARRA DO BUGRES – MT
-
Orientador : DIEGO PIASSON
-
Data: 29/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. O principal objetivo da pesquisa foi analisar como recursos digitais têm sido empregados, por professores Pedagogos, em processos de ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da rede municipal de Barra do Bugres – MT. Mais especificamente, desejávamos identificar os recursos digitais disponíveis, evidenciar as mais utilizadas e como se dava esse uso. Participaram da pesquisa 29 professores pedagogos e nove coordenadores e/ou diretores das oito unidades de ensino que ofertam o ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Os dados para análise desta pesquisa, foram produzidos por meio de entrevistas com esses profissionais e análise de documentos de registros de conteúdos ministrados em turmas do 1º ao 5º ano, nas unidades escolares participantes da pesquisa, durante os anos de 2015 a 2019. A metodologia utilizada na pesquisa seguiu os procedimentos da pesquisa de campo e abordagem qualitativa. O trabalho de análise foi guiado pelo método da triangulação de dados e da indução analítica. Os resultados revelaram que a infraestrutura tecnologia das escolas está centrada, predominantemente, em equipamentos de som e imagem. O recurso internet ainda é limitado ao uso administrativo e para professores prepararem suas aulas e participarem de cursos on-line. Laboratórios de informática não são uma realidade de todas as unidades e naqueles em que existe, são compostos por poucas máquinas antigas. Seu uso mostrou-se limitado ao uso extraclasse e desconectado, em sua quase totalidade, das atividades de ensino administradas em sala de aula. Também evidenciou que o uso desse tem sido conduzido por técnicos de laboratório e não pelos professores da escola. Quanto ao uso dos recursos tecnológicos existentes, de um modo geral, os dados revelaram que ainda é ínfimo, principalmente em atividades de ensino da Matemática. Entre os principais fatores identificados para o pouco uso de recursos digitais pelos pedagogos dessas unidades escolares, está a falta de formação específica para este fim e a necessidade de melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas.
-
Mostrar Abstract
-
The present work is the result of a master's research presented to the Stricto Sensu Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the State University of Mato Grosso - UNEMAT. The main objective of the research was to analyze how digital resources have been used, by Pedagogues teachers, in Mathematics teaching processes in the early years of elementary education in municipal schools in Barra do Bugres - MT. More specifically, we wanted to identify the available digital resources, highlight the most used and how this use took place. Twenty-nine pedagogue teachers and nine coordinators and/or directors of the eight teaching units that offer elementary education from the 1st to the 5th year participated in the research. The data for analysis of this research were produced through interviews with these professionals and analysis of documents of content records taught in classes from 1st to 5th grade, in school units participating in the research, during the years 2015 to 2019. The methodology used in the research followed the procedures of field research and qualitative approach. The analysis work was guided by the method of data triangulation and analytical induction. The results revealed that the technology infrastructure of schools is predominantly centered on sound and image equipment. The internet resource is still limited to administrative use and for teachers to prepare their classes and participate in online courses. Computer labs are not a reality of all units and those where it exists are composed of few old machines. Its use was shown to be limited to extra-class use and almost entirely disconnected from teaching activities administered in the classroom. It also showed that its use has been conducted by laboratory technicians and not by school teachers. As for the use of existing technological resources, in general, the data revealed that it is still very small, especially in Mathematics teaching activities. Among the main factors identified for the little use of digital resources by pedagogues in these school units is the lack of specific training for this purpose and the need to improve the technological infrastructure of schools.
|
|
23
|
-
JAQUELINE MICHELE NUNES SILVA
-
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E/OU MATEMÁTICA FINANCEIRA NA BNCC: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Orientador : MÁRCIO UREL RODRIGUES
-
Data: 16/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Na presente pesquisa objetivamos evidenciar a perspectiva dos professores que ensinam Matemática na Educação Básica em relação à maneira como a BNCC explicita as temáticas da Educação Financeira e da Matemática Financeira. A questão norteadora da pesquisa é: Quais as percepções e compreensões dos professores que ensinam Matemática em relação à presença das temáticas da Educação Financeira e da Matemática Financeira na BNCC? Nosso aporte teórico está entre diversos autores e pesquisadores que enfatizam as temáticas das Educação Financeira e Matemática Financeira no Ensino Fundamental e Médio. Metodologicamente pautamos nos pressupostos da abordagem qualitativa, para coletar, descrever e analisar os dados, produzidos na modalidade da Pesquisa Participante. Para coletar os dados utilizamos os fóruns de discussões do Curso de Extensão Educação Financeira no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizado pelo GEPEME/UNEMAT no ano de 2019. O Curso de Extensão foi composto por 379 Professores inscritos de 164 Municípios de 24 Estados do Brasil. Participaram ativamente de todos os módulos e etapas do curso 263 Professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica; Acadêmicos em fase final (a partir do 5º semestre) do curso de Licenciatura em Matemática e Professores formadores de diversas instituições do Brasil. Os dados foram produzidos por meio das interações entre os participantes do Curso de Extensão nos Fóruns de Discussões. Para analisá-los, utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de três Categorias de Análise: (i) Educação Financeira Escolar e a BNCC; (ii) Educação Financeira na Formação de professores que ensinam Matemática; e (iii) Matemática Financeira e suas relações com a Educação Financeira em sala de aula, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos salientados pelos aportes teóricos da pesquisa – o que nos proporcionou compreensões do objeto investigado.
-
Mostrar Abstract
-
In this research, we aim to highlight the perspective of teachers who teach Mathematics in Basic Education in relation to the way in which the BNCC explains the themes of Financial Education and Financial Mathematics. The guiding question of the research is: What are the perceptions and understandings of teachers who teach Mathematics in relation to the presence of the themes of Financial Education and Financial Mathematics at BNCC? Our theoretical contribution is among several authors and researchers who emphasize the themes of Financial Education and Financial Mathematics in Elementary and High School. Methodologically, we base ourselves on the assumptions of a qualitative approach, to collect, describe and analyze the data, produced in the Participant Research modality. To collect the data, we used the discussion forums of the Financial Education Extension Course in the context of the Common National Curriculum Base (BNCC), carried out by GEPEME/UNEMAT in 2019. The Extension Course consisted of 379 registered Teachers from 164 Municipalities of 24 States of Brazil. 263 Teachers who teach Mathematics in Basic Education schools participated actively in all modules and stages of the course; Academics in the final phase (from the 5th semester) of the Licentiate Degree in Mathematics and teacher trainers from various institutions in Brazil. Data were produced through interactions between the participants of the Extension Course in the Discussion Forums. To analyze them, we used Content Analysis from the perspective of Bardin (1977) and Rodrigues (2019), which enabled us to create three Categories of Analysis: (i) Financial Education in Schools and BNCC; (ii) Financial Education in the training of teachers who teach Mathematics; and (iii) Financial Mathematics and its relationship with Financial Education in the classroom, through which we interpret through a dialogical movement – interlocution of data with the concepts highlighted by the theoretical contributions of the research – which provided us with understanding of the investigated object.
|
|