PROTAGONISMO EDUCACIONAL NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DO USO DE COMPOSTAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR
Educação, Meio Ambiente, Compostagem
A compostagem é um processo que possibilita a redução dos resíduos sólidos orgânicos na natureza, pois é uma prática que visa mitigar os impactos ambientais. Propostas didáticas voltadas a reciclagem e reaproveitamento do lixo pode influenciar efetivamente na relação comportamental dos alunos, tanto na escola quanto em seu cotidiano. Diante desse contexto, este projeto teve como objetivo principal sensibilizar os estudantes sobre a importância da compostagem através dos resíduos sólidos orgânicos, resultantes da cozinha escolar, a partir da aplicação de Sequências Didáticas Investigativas (SDIs). Inicialmente foi realizado levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre os resíduos sólidos orgânicos, através da aplicação de um questionário semiestruturado. Após isso foi aplicado as SDIs. Na primeira etapa foi realizada pesquisa investigativa para resolução de uma situação problema, e após os alunos realizaram pesquisas sobre compostagem. Na sequência, foi aplicado outro questionário investigativo sobre a produção de chorume. Os alunos sugeriram várias hipóteses que foram debatidas em rodas de conversas e após apresentação das pesquisas bibliográficas, foram revisitadas em grupo. Logo após, foram montadas quatro composteiras na escola pelos alunos, alimentadas com resíduos sólidos orgânicos da cozinha escolar, por quatro semanas. O chorume formado nas composteiras foi utilizado para uma proposta de experimento para avaliar sua eficiência como biofertilizante. Para tanto, foram utilizados 15 vasos de plástico (três para cada grupo de alunos e três vasos controle), preenchidos com terra da horta. Cada grupo plantou cinco sementes de rúcula de folha larga (Eruca sativa) por vaso em quadruplicata. Os alunos aplicaram diferentes dosagens de chorume (0, 5, 10 e 20%) para avaliar o comprimento da raiz, tamanho foliar, número de folhas e peso de massa verde. Após as aplicações e colheita, os alunos fizeram tabulação e análise dos dados através de estatística descritiva. Verificou-se que as raízes desenvolveram melhor com concentrações de 5% e 10% da solução. O crescimento foliar foi mais significativo com tratamentos de 20% e 10%. O número de folhas foi maior com tratamento de 5%, enquanto a biomassa apresentou melhores resultados com tratamento de 10%. Esse experimento demonstra a eficácia do chorume de compostagem em diferentes concentrações, destacando a importância da compostagem como prática sustentável e educativa, além de propiciar uma situação de investigação e resolução de problemas, tornando o aluno protagonista de sua aprendizagem. Os resutados obtidos nesse trabalho deram base para a construção de uma cartilha didática sobre o uso de compostagem na horta escolar em propostas de ensino investigativas, que podem ser replicadas no ensino de Ciências e Biologia.