A DIVISÃO CELULAR (MITOSE) E O TESTE ALLIUM CEPA NO ESTUDO DA CITOLOGIA
Sequência didática. Atividade investigativa. Mapas mentais. Jogo digital
A Mitose é um dos assuntos de bastante dificuldade de aprendizagem para os estudantes no contexto da Citologia. Comumente abordada apenas de forma teórica, a temática é, em geral, tratada de maneira decorativa, limitando o professor ao uso do livro didático. Com o objetivo de aprimorar as aulas e dinamizar o aprendizado, este trabalho propôs uma sequência didática diversificada e um jogo digital desenvolvido no PowerPoint, visando contribuir significativamente para o ensino da divisão celular no Ensino Médio, especificamente da mitose, por meio de uma aula prática com observação de raízes de cebola (Allium cepa). A proposta incluiu um texto instigador, incentivando os estudantes a formularem hipóteses sobre o processo de cicatrização e sua relação com a mitose, seguido da criação de mapas mentais. A sequência didática incluiu pesquisa, aula prática e um jogo didático sobre divisão celular. Por meio das atividades, os alunos puderam observar, investigar, analisar e assumir o papel de protagonistas em seu processo de aprendizado. Durante o levantamento do conhecimento prévio, os estudantes demonstraram pouco conhecimento sobre o assunto, mas tiveram a oportunidade de construir esse conhecimento por meio da atividade investigativa, onde conseguiram formular a hipótese sobre o processo de cicatrização e sua relação com a mitose. Após as discussões, os estudantes fizeram pesquisas, e assim puderam validar ou não as hipóteses levantadas. Os resultados foram apresentados em forma de mapas mentais. A aula prática despertou curiosidade e interesse, facilitando a compreensão das fases da divisão celular, enquanto o jogo didático combinou aprendizado lúdico com a consolidação de conceitos sobre mitose. O desenvolvimento dessa sequência didática proporcionou aos estudantes diversas formas de aprendizado, promovendo o protagonismo na construção do próprio conhecimento. Dessa maneira, o desenvolvimento de atividades lúdicas e diversificadas é fundamental para contribuir com o aprendizado de Citologia na Educação Básica