Banca de DEFESA: LUCÉLIA DE OLIVEIRA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCÉLIA DE OLIVEIRA PEREIRA
DATA : 21/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Unemat - Cmpus de Cáceres
TÍTULO:

A DIVISÃO CELULAR (MITOSE) E O TESTE ALLIUM CEPA NO ESTUDO DA CITOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Sequência didática. Atividade investigativa. Mapas mentais. Jogo digital


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A Mitose é um dos assuntos de bastante dificuldade de aprendizagem para os estudantes no contexto da Citologia. Comumente abordada apenas de forma teórica, a temática é, em geral, tratada de maneira decorativa, limitando o professor ao uso do livro didático. Com o objetivo de aprimorar as aulas e dinamizar o aprendizado, este trabalho propôs uma sequência didática diversificada e um jogo digital desenvolvido no PowerPoint, visando contribuir significativamente para o ensino da divisão celular no Ensino Médio, especificamente da mitose, por meio de uma aula prática com observação de raízes de cebola (Allium cepa). A proposta incluiu um texto instigador, incentivando os estudantes a formularem hipóteses sobre o processo de cicatrização e sua relação com a mitose, seguido da criação de mapas mentais. A sequência didática incluiu pesquisa, aula prática e um jogo didático sobre divisão celular. Por meio das atividades, os alunos puderam observar, investigar, analisar e assumir o papel de protagonistas em seu processo de aprendizado. Durante o levantamento do conhecimento prévio, os estudantes demonstraram pouco conhecimento sobre o assunto, mas tiveram a oportunidade de construir esse conhecimento por meio da atividade investigativa, onde conseguiram formular a hipótese sobre o processo de cicatrização e sua relação com a mitose. Após as discussões, os estudantes fizeram pesquisas, e assim puderam validar ou não as hipóteses levantadas. Os resultados foram apresentados em forma de mapas mentais. A aula prática despertou curiosidade e interesse, facilitando a compreensão das fases da divisão celular, enquanto o jogo didático combinou aprendizado lúdico com a consolidação de conceitos sobre mitose. O desenvolvimento dessa sequência didática proporcionou aos estudantes diversas formas de aprendizado, promovendo o protagonismo na construção do próprio conhecimento. Dessa maneira, o desenvolvimento de atividades lúdicas e diversificadas é fundamental para contribuir com o aprendizado de Citologia na Educação Básica


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83182001 - LUCIANA MELHORANCA MOREIRA AÑEZ
Interna - 31301014 - LEILA VALDERES SOUZA GATTASS
Externa ao Programa - 122705002 - MILAINE FERNANDES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 19/02/2025 13:42
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1