Banca de QUALIFICAÇÃO: GELSA MEIRE DOS SANTOS LIMA ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GELSA MEIRE DOS SANTOS LIMA ROSA
DATA : 17/11/2023
HORA: 16:00
LOCAL: De forma remota
TÍTULO:

PARQUE LINEAR COMO INSTRUMENTO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. ESTUDO DE CASO CÓRREGO DO URUBU, CUIABÁ/MT. 


PALAVRAS-CHAVES:

Urbanização; Parque linear, Soluções Baseadas na Natureza


PÁGINAS: 117
RESUMO:

A expansão das cidades com padrões urbanos inadequados tem provocado a degradação dos recursos hídricos ao modificar os ecossistemas aquáticos, tornando necessários medidas de gestão para recuperar estes ambientes e os serviços ecossistêmicos que prestam. Dentre as medidas possíveis as Soluções baseadas na Natureza (SbN) quando aplicadas em bacias hidrográficas urbanas podem auxiliar a minimizar ou reverter estes processos de degradação dos recursos hídricos. Este trabalho tem como objetivo principal propor a implantação de um parque linear incorporando técnicas de SbN na bacia hidrográfica do córrego Urubu, Cuiabá – Mato Grosso. Metodologicamente foram realizadas pesquisas bibliográficas que tratam de: legislação vigente sobre a gestão de recursos hídricos, de casos de referência de parques lineares implantados no Brasil, no qual serviram de embasamento a proposta do plano de implantação do parque linear. Também foi realizado o diagnóstico da microbacia do córrego do Urubu utilizando o método VERAH, proposto por Oliveira et al. (2008) analisando os aspectos ambientais quanto à vegetação, erosão, resíduos sólidos, água e habitação. E também foram realizados levantamentos de dados primários e secundários referente as variáveis físicas e visitas in loco. Os resultados demonstraram que a incorporação de SbN em parques lineares melhoram a capacidade de infiltração e retenção da água na bacia hidrográfica. A compreensão acerca dos parques lineares como Soluções baseadas na Natureza (SbN) para a gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas urbanas, aliada às políticas públicas de revitalização de rios e córregos, podem auxiliar o poder público municipal na mitigação dos efeitos deletérios da urbanização sem planejamento. Acreditamos que a incorporação de técnicas de SbN em parques lineares possam ser um importante instrumento na gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas urbanas, assegurando a proteção dos córregos urbanos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82327001 - AMINTAS NAZARETH ROSSETE
Interno - 82319001 - SOLANGE APARECIDA ARROLHO DA SILVA
Externo à Instituição - 116.786.868-40 - ROSELY ALVIM SANCHES - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 20/12/2023 10:11
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1