EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A ÁGUA: CONSTRUÇÃO DE CADERNO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II A PARTIR DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS NA CIDADE DE SANTARÉM-PA
Recursos hídricos, Material Didático, Água.
A água é a fonte de vida de todos os seres vivos. A água é um elemento necessário para a nossa sobrevivência, senão o mais importante. Sem ela jamais viveríamos. Tal afirmação incisiva faz parte do senso comum, no entanto nunca é demasiada produção de conhecimento no tema em tela. A presente dissertação teve como objeto de estudo a “Construção de um caderno pedagógico para alunos do ensino fundamental na região urbana do município de Santarém-PA, sob o viés da problemática do uso da água na cidade. A partir da necessidade de aprofundar a visão crítica dos problemas ambientais dos recursos hídricos, se justificando devido principalmente à necessidade de se elaborar instrumentos que possam de certa forma, sensibilizar o público envolvido quanto ao tema abordado, com exemplo, o uso racional da água. Para tanto, foram coletados materiais por meio de pesquisas bibliográficas em revistas, periódicos, jornais, livros, visitas de campo e entrevistas, tendo sustentação ao plano de investigação no desenvolvimento da pesquisa. Dados esses, advindos de agências, órgãos, e entidades como a Secretaria da Agricultura do Estado do Pará; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS); Centro de Informações de Recursos Ambientais (EPAGRI-CIRAM); Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA); Defesa civil (DEC); Ministério do Meio ambiente (MMA) Agência Nacional da Água (ANA); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (CERH); Sistema de Informações Sobre Recursos Hídricos da Região Norte (SNIRHRN); Companhia de Água e Esgoto (CASANPA) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Essa revisão bibliográfica ampla, principalmente no entorno do ambiente político estadual, se fez necessária para alcançar o objetivo principal, já apresentado: construção de uma cartilha para os fins colimados. De acordo com os resultados obtidos e, após visitas às escolas municipais de ensino fundamental, Escola do Parque e a Escola da Floresta com os alunos, foram elaboradas o material proposto. Este estudo teve como preocupação cerne, a contribuição para formação de cidadãos conscientes, com intuito de reforçar a ideia, a responsabilidade de cada um de nós, em fazer deste planeta, um lugar onde as pessoas possam viver com dignidade, pois, sendo o Pará, um estado que se destaca por suas expressivas riquezas culturais e naturais, sua diversidade mineral e vasta rede hidrográfica, somente conquistar-se-á tais ações diárias com adoção de hábitos alinhados à educação ambiental. Ainda, apresentaram-se as questões Educação Ambiental aos professores e alunos da rede pública municipal de Santarém, em um processo contínuo e participativo, que estimulou a mudança de comportamento socioambiental, através de atividades lúdicas, ou seja, cada professor, dentro da especificidade de sua área, pôde adequar o tratamento dos conteúdos para contemplar o tema Meio Ambiente-Recurso Hídrico, assim como os demais temas transversais.