Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA DOS SANTOS ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA DOS SANTOS ROCHA
DATA : 29/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo Conferência
TÍTULO:

Caracterização da Água e do Uso e Ocupação do Solo na Bacia Hidrográfica do Riacho Bujuizinho na Zona Urbana de Nova Mutum/MT – Brasil. 


PALAVRAS-CHAVES:

Córrego urbano; Crescimento da cidade; Industrialização.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Os córregos urbanos vêm vivenciando grandes alterações com o acelerado processo de crescimento das cidades. Como alterações a esses corpos hídricos destaca-se a ineficiência nos sistemas de saneamento básico de drenagens pluviais. O processo de industrialização é um outro fator agravante para sua deterioração assim como a ocupação de suas margens que quando não obedecido os limites legais das APPs podem levar ao rápido assoreamento de suas margens, alterações em seu leito e até mesmo o aterramento de partes do seu curso cedendo lugar a infraestrutura urbana. Diante dessa análise pressupõe que as áreas de APPs estão sendo tomadas por edificações.  Diante dessa hipótese qual é o impacto que crescimento da cidade vem provocando em suas áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do riacho Bujuizinho? A partir dessa problemática objetiva-se analisar o processo de uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do riacho Bujuizinho na zona urbana de Nova Mutum/MT – Brasil. Este trabalho será embasado em pesquisas bibliográficas, levantamento cartográfico e sensoriamento remoto a partir de imagens de satélites dos últimos 30 anos para determinar sua dinâmica de urbanização. Posteriormente serão identificadas as nascentes por meio da caracterização morfométrica. Posteriormente será feita a delimitação das Áreas de Preservação Permanente (APP) no entorno do corpo hídrico para aferir se a urbanização está invadindo essas áreas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132055001 - TADEU MIRANDA DE QUEIROZ
Interno - 105502004 - ERICO FERNANDO DE OLIVEIRA MARTINS
Externo à Instituição - BEATRIZ FERRAZ BUHLER - SEDUC - MT
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 10:03
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1