Tecnologias alternativas para uso em investigação ambiental e divulgação científica na bacia hidrográfica de rio Branco, Mato Grosso, Brasil.
Crise hídrica; Tecnologias alternativas; Ciência cidadã; Investigação ambiental.
A problemática acerca das ações antrópicas e, consequentemente, dos impactos dos processos de assoreamento da bacia hidrográfica do Rio Branco refere-se às alterações, a curto e longo prazo, que trazem prejuízos ao escoamento fluvial da área em análise. O capítulo 1 desta pesquisa procura relacionar a importância da educação para recursos hídricos em concomitância com a função e ação social, de modo que a avaliação de implementação de novas metodologias deve considerar a realidade social local. Ainda, há de se analisar a relação entre os problemas ambientais como assoreamentos e escassez hídrica com a necessidade em reparar, mitigar e prevenir as ações antrópicas. Assim, a utilização de instrumentos tecnológicos alternativos de baixo custo possibilita a popularização da pesquisa por diferentes espaços, provocando trânsitos e contatos com diversos lugares e sujeitos, uma vez que tecnologias alternativas e de baixo custo podem ser transformadas em instrumentos pedagógicos e educativos, capazes de moldar uma realidade ambiental e social. O capítulo 2 aborda sobre a importância da participação da sociedade na atenuação da crise hídrica e tem como objetivo discutir a respeito da importância da participação social, por meio da educação ambiental e a ciência cidadã, aliada às tecnologias alternativas de custo reduzido e acessível, que podem ser empregadas tanto por alunos em sala de aula quanto pela população para a promoção da ciência cidadã e educação ambiental. Como produto, será apresentado uma cartilha com passo a passo para produção de equipamentos alternativos de custo reduzido, para utilização como material didático em sala de aula e demais ambientes educativos, e pela população com vistas à promoção da ciência cidadã para investigação ambiental.