PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DAS MARGENS DO CÓRREGO DA GARRUCHA, ARAPUTANGA-MT.
Pantanal, córrego da Garrucha, educação ambiental
A interação do ser humano com o meio ambiente tem sido apresentada, por muitos autores, como a causa da situação de crise ambiental e hídrica do momento presente. Estes sugerem que para compreender as proporções da atual situação e tentar buscar soluções é, antes detudo, necessário procurar entender o comportamento humano, sua relação com meio e o modo como este o percebe e age no ambiente. Conhecer o que motiva a mudança de comportamento, que tanto pode degradar, proteger ou conservar, implica em entender a percepção do indivíduo a partir da sua inserção e interpretação do ambiente. Diante dos problemas da crise hídrica, qualidade e quantidade, faz-se necessário cada vez mais desenvolver trabalhos que visem entender a interação do homem com os recursos hídricos, levando assim a estudar a percepção ambiental dos atores envolvidos nos processos que influem na dinâmica dos córregos urbanos. Nesse sentido, a percepção ambiental em sua essência reúne aspectos sensoriais, cognitivos e emocionais, que agem sobre a realidade ambiental a qual o indivíduo encontra-se inserido. O objetivo desta pesquisa foi estudar as percepções dos moradores das margens do córrego da Garrucha, em relação às questões ambientais para apresentar uma proposta de intervençãoeducativa. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Araputanga-MT no perímetro urbano. A abordagem metodológica utilizada na realização da pesquisa foi qualitativa, por meio do estudode caso único e técnica de entrevista com 40 moradores que residem as margens do córrego. Dessa maneira, os resultados obtidos permitiram elaborar uma proposta de intervenção educativa junto aos moradores, tendo como base as percepções dos moradores. Nesta perspectiva a proposta se estende a buscar parcerias com instituições de ensino e comitê de bacias hidrográficas e demais órgãos para as possibilidades de mitigar os problemas ambientais do córrego por meio daeducação ambiental.