Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE SANTIAGO DE LIMA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIANE SANTIAGO DE LIMA PEREIRA
DATA : 26/08/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Sala PPPGEL Google Meet
TÍTULO:

ARTE NO CORPO SURDO: O EFEITO ESTÉTICO, A REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA E A CRÍTICA SOCIAL EM OBRAS PRODUZIDAS EM LIBRAS


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura em Libras; leitor surdo; Estética da Recepção; Semiótica; Surdografia.


PÁGINAS: 241
RESUMO:

Este trabalho investiga a leitura literária de obras produzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por artistas surdos brasileiros. O estudo buscou contextualizar o cenário nacional da produção literária surda, considerando os aspectos educacionais, linguísticos e artísticos que o atravessam. A análise das obras permitiu observar que a recepção literária por parte de pessoas surdas apresenta características próprias, revelando uma estética de leitura marcada pela corporeidade e pela experiência sensível. Refletimos, assim, sobre a materialidade das obras frente ao leitor, mas também sobre o inverso: a materialidade do próprio leitor frente ao texto. Isso nos leva a compreender que o leitor surdo acessa o texto literário a seu modo, significando-o a partir de sua vivência histórica, cultural e sensorial. O modo de produzir arte e de ler, tal como o modo de viver e interagir com o mundo, é específico da experiência surda; por isso, afirmamos que a pessoa surda se inscreve nos espaços sociais e artísticos por meio de uma surdografia, isto é, de uma escrita do corpo surdo no espaço da linguagem. A pesquisa foi aplicada em um projeto de leitura literária nas dependências do Centro Municipal de Educação Especial Professora Isoldi Storck, com participantes jovens e adultos surdos. O grupo realizou leituras de produções literárias sinalizadas que foram escolhidas a partir do horizonte de expectativas dos integrantes, visto que o Método Recepcional de Bordini e Aguiar foi adotado para a abordagem dos textos. Nesse sentido, defendemos a importância da leitura de literatura surda, especialmente por pessoas surdas, e da adoção de metodologias de ensino da leitura literária que reconheçam e valorizem as potencialidades do corpo surdo e sua comunicação visual-motora, efetivada pela língua de sinais. À medida que o texto literário se atualiza no corpo surdográfico e recebe uma mediação sensível à visualidade e à gestualidade da Libras, potencializa-se um efeito estético capaz de ativar o repertório sensorial e cultural do leitor surdo, ampliando seu horizonte de expectativas e favorecendo, paulatinamente, o acesso às camadas mais profundas de significação, mesmo entre aqueles com trajetória limitada de leitura. Para fundamentar estas reflexões, recorremos às contribuições de Quadros e Sutton-Spence (2021), no que se refere à Libras e à literatura surda; de Bordini e Aguiar (1993), Pinto (2023) e Candido (2004, 2012), no campo da leitura literária; de Iser (1996, 1999) e Jauss (1979, 1994), no âmbito da estética da recepção; de Peirce (2003), Santaella (2018, 2019) e Eco (2004), no campo da semiótica; e de Zumthor (2018) para discutir o corpo e a performance na arte literária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131983001 - AROLDO JOSE ABREU PINTO
Interna - 339812001 - MARISA MARTINS GAMA KHALIL
Externa à Instituição - SHIRLEY BARBOSA DAS NEVES PORTO - UFCG
Notícia cadastrada em: 06/08/2025 14:57
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1