ENTRE O ENLUARAR E A ESCREVIVÊNCIA: POESIA NEGRA DE AUTORIA FEMININA DE CONCEIÇÃO EVARISTO E LUCIENE CARVALHO
Conceição Evaristo; Luciene Carvalho; Mulher negra; Poesia
Nesta dissertação, realizou-se o estudo analítico das obras Poemas da recordação e Outros Movimentos (2008), da escritora Conceição Evaristo, e Na pele (2020), de Luciene Carvalho. Por meio dessas obras, investigou-se a articulação das identidades femininas através do texto poético de autoria de mulheres negras, com o objetivo de compreender as articulações entre a poesia e o contexto social, especialmente no que concerne às temáticas relacionadas, identidade, cultura e a resistência das mulheres negras na sociedade. Definiram-se como propósito investigativo as representações femininas presentes nos poemas, bem como seus contextos históricos, sociais e políticos, destacando a importância da literatura escrita por mulheres negras para a literatura brasileira. Buscou-se, portanto, analisar, a partir dos poemas selecionados, as configurações que estabelecem o lugar da mulher negra no mundo contemporâneo, assim como as estruturas que impactam diretamente a mobilidade desses corpos, mediante as vozes e vivências de mulheres negras que ecoam nas obras estudadas. Baseamo-nos em pressupostos analíticos postulados pelos estudos comparatistas, para estabelecer um diálogo crítico entre as obras, considerando seus contextos culturais, estéticos e históricos. Sob a luz dos conceitos estabelecidos por Candido (1996, 2006) e Paz (1984), realiza-se análises dos aspectos estéticos e estruturais dos poemas selecionados. Para aprofundar as reflexões sobre a literatura de autoria feminina negra e a importância do protagonismo e autoria de mulheres negras em/de obras literárias, utilizou-se os postulados teóricos formulados por autoras que discorrem sobre o feminismo negro, tais como: Collins (2016); Carneiro (1985, 2004, 2005); Davis (2018); Dalcastagnè (2014); Gonzalez (1982, 2010); Oyewùmi (2021); Ribeiro (2019); Santos (2021); Santiago (2010); entre outras (os).