O ENSINO DA LITERATURA E ARTE INDÍGENA EM MATO GROSSO:
UMA ABORDAGEM SOBRE PRÁTICAS METODOLÓGICAS
Ensino de Literatura. Literatura a arte Indígena. Faindi. Prática Metodológica.
Esta dissertação aborda os resultados da pesquisa sobre literatura indígena e suas produções literárias, cujo objetivo foi investigar o ensino de literatura e arte na Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), tomando como corpus os materiais científicos-pedagógicos elaborados pela Faculdade Indígena Intercultural-faindi, bem como, a produção litero-cultural dos discentes. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), cumprindo um de seus princípios voltados para a valorização da diversidade cultural brasileira, no ano de 2001, colocou em funcionamento um de seus mais ousados projetos: a oferta de graduação específica e diferenciada para indígenas. No intuito de investir na formação superior das escolas indígenas, a Instituição passou a ofertar cursos de licenciatura, com três habilitações: Línguas, Artes e Literatura; Ciências Matemáticas e da Natureza; e Ciências Sociais (Licenciatura em Pedagogia Intercultural). Pautou-se a fundamentação teórica em referenciais dos estudos literários, das teorias da cultura, memória e identidades, além de aportes que debatem as diferenças e a descolonização dos saberes e das práticas pedagógicas, com base em Bhabha (1998), Benjamin (1985), Hall (2011), Laraia (2001), Campbell (2001), Schultz (1961), Abdala Junior (2017), Mundurucu (2014), Corezomaé (2017), e demais pesquisadores que se dedicaram aos estudos sobre/com os indígenas assim como o ensino de educação básica dos povos indígenas no Brasil. Concluiu-se que a literatura se faz presente nas comunidades indígenas com um papel de revitalizar uma cultura ou língua já esquecida, e a comunidade utiliza esse processo como forma de documentar suas produções.