LEITURA LITERÁRIA: UMA ABORDAGEM INTEGRADA PARA O ENSINO DE LITERATURA JUVENIL EM MATO GROSSO
literatura juvenil; identidade; leitor; ensino.
A presente dissertação tem como objetivo central a análise da obra Ikuiapá: na boca do Pari (2020), de Anna Maria Ribeiro Costa e Rosemar Eurico Coenga, bem como o desenvolvimento de uma proposta de mediação de leitura voltada para o ensino de literatura juvenil. Nesse sentido, a pesquisa investiga como as representações culturais e identitárias presentes na obra contribuem para a formação de leitores críticos, além de postular estratégias de mediação de leitura que promovam uma leitura fluida no contexto educacional. Metodologicamente, este estudo utiliza uma abordagem crítica para explorar a materialidade literária da obra, enfatizando a importância dos mitos e da identidade na construção do sujeito leitor. Ademais, propõe-se uma mediação de leitura que integra as metodologias letramento literário, método recepcional e metodologias ativas, com o intuito de fomentar a prática da leitura literária no ensino. Por fim, espera-se que os resultados desta investigação contribuam para a construção de uma possibilidade de mediação de leitura que valorize a identidade cultural e, ao mesmo tempo, potencialize o desenvolvimento do pensamento crítico entre os estudantes.