APRECIANDO A LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS
literatura infantojuvenil; ensino de literatura; estudos literários
Despertar o gosto pela leitura nos alunos é uma preocupação constante na educação. Se a Literatura desempenha papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, a leitura do texto literário deve se constituir como algo de essencial importância na prática escolar. Nesse sentido, faz-se necessário perceber como a Literatura é utilizada na formação de leitores, cultivando diferentes aspectos e abordando alguns recursos estilísticos próprios do texto literário. A obra "Que história é essa?" de Flávio de Souza, por suas características, pode ser compreendida como um objeto importante para uma pesquisa que vise examinar questões como essas. Nesse contexto, este estudo objetiva apontar a importância da leitura literária na formação de alunos leitores, tendo a obra citada como referência para o despertar do interesse e do gosto pela leitura. A obra é um exemplo de como a criatividade na reinvenção de contos populares, maravilhosos ou de fadas pode incentivar o gosto pela leitura. Assim, a pesquisa visa ainda uma discussão acerca da importância da participação do professor, da família e da sociedade na formação de leitores competentes e apaixonados pela literatura. O estudo seguirá uma abordagem qualitativa, e, além da pesquisa bibliográfica, constará de um trabalho junto a alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Cora Coralina e terá como apoio a metodologia proposta por Cosson (2009). Sustentamos nossos estudos em Bakhtin (1997), Bamberger (1995), Bettelheim (1980), Coelho (2000), Candido (2012), Zilberman (2009), dentre outros escritores, por nos oferecerem subsídios importantes para a nossa investigação. Os resultados indicam que, com base no corpus analisado, os alunos demonstraram um progresso significativo em sua compreensão de textos literários, revelando-lhes que é possível ler obras literárias sem receio e que eles são capazes de trilhar seus próprios caminhos como leitores críticos, reflexivos e apaixonados pela literatura.