REDES EM MOVIMENTO: RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE SINOP/MT EM TEMPOS DE PANDEMIA
Teoria Ator-Rede; Ensino Remoto Emergencial; Tecnologias Digitais; Educação Pública; Covid-19; Educação Básica em Sinop-MT.
A pandemia da Covid-19, em 2020, impôs transformações nos sistemas educacionais, demandando a adoção de estratégias emergenciais que garantissem a continuidade das atividades escolares em meio ao distanciamento físico. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, com uma abordagem cartográfica, que investiga como a Secretaria Municipal de Educação de Sinop/MT (SME) respondeu de forma rápida aos desafios educacionais impostos pela pandemia, implementando o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Adotou-se a simetria generalizada como princípio analítico, e amparada nos pressupostos da Teoria Ator-Rede (TAR), desenvolvida por Bruno Latour (1996, 2000, 2001) Michel Callon (1986, 1991) e John Law (1992); Fenwick & Edwards (2010) que dialoga a TAR à contextos educacionais, dentre outros, esta investigação compreende a realidade educacional como um emaranhado de associações entre actanteshumanos e não-humanos. Além da TAR, tem-se como aportes teóricos os estudos sobre as tecnologias digitais (TD), Warschauer (2006) e Barton e Lee (2015). O corpus empírico foi constituído por entrevistas com gestor da SME e do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), questionário semiestruturado aplicados a nove professores de Língua Inglesa da SME/Sinop/MT, documentos e decretos oficiais. Como objetivo geral, buscou-se compreender como se constituiu a rede sociotécnica SME/Sinop durante a pandemia. Os objetivos específicos visaram identificar os actantes que influenciaram essa rede, mapear as relações e negociações estabelecidas e analisar as práticas materiais que contribuíram para sua estabilidade ou fragilidade. Os resultados apontaram que a pandemia atuou como um Actante Mediador e também catalisador, mobilizando gestão e políticas locais, normativas educacionais e recursos digitais, além de provocar deslocamentos na agência docente. A constituição da rede SME/Sinop durante a pandemia foi marcada por estratégias locais inovadoras, como a regulamentação municipal do ERE em um curto espaço de tempo, e pela articulação pragmática entre humanos e dispositivos tecnológicos. Os actantes vírus SARS-CoV-2, tecnologias digitais, NTM/Sinop, políticas públicas foram coautores na reconfiguração do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia nas escolas municipais de Sinop/MT. Conclui-se que a compreensão dessas redes sociotécnicas pode oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas mais responsivas, com vistas à democratização do acesso às TD em contextos educacionais adversos.