Banca de QUALIFICAÇÃO: RÉLENNY VILAS BÔAS CERQUEIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RÉLENNY VILAS BÔAS CERQUEIRA PEREIRA
DATA : 09/09/2025
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/vbz-gwst-kbv
TÍTULO:

REDES EM MOVIMENTO: RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE SINOP/MT EM TEMPOS DE PANDEMIA


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria Ator-Rede; Ensino Remoto Emergencial; Tecnologias Digitais; Educação Pública; Covid-19; Educação Básica em Sinop-MT.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A pandemia da Covid-19, em 2020, impôs transformações nos sistemas educacionais, demandando a adoção de estratégias emergenciais que garantissem a continuidade das atividades escolares em meio ao distanciamento físico. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, com uma abordagem cartográfica, que investiga como a Secretaria Municipal de Educação de Sinop/MT (SME) respondeu de forma rápida aos desafios educacionais impostos pela pandemia, implementando o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Adotou-se a simetria generalizada como princípio analítico, e amparada nos pressupostos da Teoria Ator-Rede (TAR), desenvolvida por Bruno Latour (1996, 2000, 2001) Michel Callon (1986, 1991) e John Law (1992); Fenwick & Edwards (2010) que dialoga a TAR à contextos educacionais, dentre outros, esta investigação compreende a realidade educacional como um emaranhado de associações entre actanteshumanos e não-humanos. Além da TAR,  tem-se como aportes teóricos os estudos sobre as tecnologias digitais (TD), Warschauer (2006) e Barton e Lee (2015).  O corpus empírico foi constituído por entrevistas com gestor da SME e do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), questionário semiestruturado aplicados a nove professores de Língua Inglesa da SME/Sinop/MT, documentos e decretos oficiais. Como objetivo geral, buscou-se compreender como se constituiu a rede sociotécnica SME/Sinop durante a pandemia. Os objetivos específicos visaram identificar os actantes que influenciaram essa rede, mapear as relações e negociações estabelecidas e analisar as práticas materiais que contribuíram para sua estabilidade ou fragilidade. Os resultados apontaram que a pandemia atuou como um Actante Mediador e também catalisador, mobilizando gestão e políticas locais, normativas educacionais e recursos digitais, além de provocar deslocamentos na agência docente. A constituição da rede SME/Sinop durante a pandemia foi marcada por estratégias locais inovadoras, como a regulamentação municipal do ERE em um curto espaço de tempo, e pela articulação pragmática entre humanos e dispositivos tecnológicos. Os actantes vírus SARS-CoV-2, tecnologias digitais, NTM/Sinop, políticas públicas foram coautores na reconfiguração do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia nas escolas municipais de Sinop/MT. Conclui-se que a compreensão dessas redes sociotécnicas pode oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas mais responsivas, com vistas à democratização do acesso às TD em contextos educacionais adversos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Interna - 019.003.301-05 - ELISANDRA BENEDITA SZUBRIS -
Interno - 020.853.382-67 - RODRIGO DE SANTANA SILVA -
Externo à Instituição - ADSON LUAN DUARTE VILASBÔAS SEBA - SEMEC
Externo à Instituição - MARIO MARCIO GODOY RIBAS - UFMS
Notícia cadastrada em: 09/09/2025 15:06
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