POLÍTICAS LINGUÍSTICAS E O ENSINO DE LIBRAS: A PARTICIPAÇÃO DOS DOCENTES SURDOS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS
Políticas linguísticas; Letras Libras; Protagonismo surdo.
Esta tese é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa “Estudos dos Processos e Práticas Sociais da Linguagem”. O estudo tem como objetivo principal analisar a participação de docentes surdos na elaboração dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos de Letras/Libras de universidades federais brasileiras. A pesquisa busca traçar o perfil dos cursos de Letras/Libras e verificar se há, de fato, o envolvimento de professores surdos na construção e no desenvolvimento dos PPCs. Em particular, analisa as ementas das disciplinas de Libras, investigando em que medida a participação docente surda influencia na organização do projeto pedagógico, na definição das ementas e na escolha das referências bibliográficas de cada componente curricular. Com foco nas políticas linguísticas voltadas à valorização dos direitos linguísticos da comunidade surda e ao protagonismo surdo no ensino de Libras, a pesquisa adota uma metodologia mista, com abordagem documental, combinando métodos qualitativos e quantitativos, com caráter explicativo. As fontes incluem a análise dos PPCs e a aplicação de questionários via Google Forms voltados à gestão administrativa das universidades. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Calvet (2007), Rajagopalan (2013), Bakhtin (2011) e Oliveira (2009), cujas contribuições auxiliam na compreensão crítica do planejamento e das práticas em políticas linguísticas. As análises ainda estão em andamento, não havendo resultados conclusivos até o momento.