Banca de DEFESA: ANDRESSA DE SÁ ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA DE SÁ ALVES
DATA : 03/04/2025
HORA: 16:30
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O ENSINO DE INGLÊS PÓS-PANDEMIA E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA REDE ESTADUAL DE CÁCERES-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Inglesa; Tecnologias digitais; Pós-pandemia.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Esta pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, mais especificamente na linha de pesquisa “Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem”, vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística – PPGL da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. A pandemia da covid-19 trouxe mudanças profundas para a educação brasileira, destacando a necessidade de adaptação às tecnologias digitais e de capacitação contínua dos professores. Quatro anos após esse evento histórico, o ensino de Língua Inglesa (LI) ainda enfrenta desafios importantes nesse novo cenário educacional. Desse modo, esta dissertação tem como objetivo compreender os impactos e mudanças nas práticas de ensino de LI no período pós-pandêmico, com foco nas percepções dos professores da rede pública de ensino de Cáceres–MT sobre a integração de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. A relevância do tema decorre da transformação tecnológica acelerada pós-pandemia e da necessidade de explorar criticamente o uso dessas ferramentas no ensino. Metodologicamente, adotamos uma abordagem quantiqualitativa, utilizando a pesquisa exploratória e descritiva, dada a necessidade de investigar questões específicas do contexto local. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário objetivo-discursivo aplicado a seis professores de LI. A análise foi conduzida à luz de autores como Bannell (2017), Selwyn (2017), Laval (2019) e Arantes (2023), que oferecem uma perspectiva crítica sobre a incorporação de tecnologias digitais no ambiente escolar, ressaltando suas possíveis conexões com as políticas neoliberais. Além disso, ancoramo-nos na Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC), considerando que as práticas de ensino pós-pandemia se configuram como um sistema em constante interação, adaptação e transformação, mediado pelo uso das tecnologias. A análise dos dados obtidos por meio do questionário revelou uma reconfiguração no ensino de LI, especialmente quanto ao uso frequente das tecnologias digitais em sala de aula. Também foi possível evidenciar que, mesmo após o período pandêmico, os professores continuam enfrentando desafios em suas práticas pedagógicas, como a pressão por resultados em avaliações estaduais, como o Mais Inglês Avalia, e a necessidade de adaptação constante às ferramentas tecnológicas disponíveis. Além disso, muitos ainda relataram dificuldades relacionadas à infraestrutura e à formação continuada, refletindo a influência das políticas educacionais nesse cenário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 314.500.911-72 - LUCIA MARIA DE ASSUNÇÃO BARBOSA - UNEMAT
Interna - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo à Instituição - 020.853.382-67 - RODRIGO DE SANTANA SILVA -
Notícia cadastrada em: 26/03/2025 10:05
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