Atividades de leitura de textos verbo-visuais nos cadernos impressos de língua portuguesa (6º aos 9º anos) do sistema estruturado de ensino - Seduc – MT: uma análise dialógica
Cadernos de português; verbo-visualidade; Ensino Fundamental; leitura; Análise Dialógica do Discurso.
Esta tese se insere na linha de pesquisa Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Cáceres, e tem por objetivo geral investigar qual a proposta para a leitura de textos constituídos pelo plano de expressão verbo-visual, apresentada pelas apostilas impressas, do Sistema Estruturado de Língua Portuguesa, dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), adotado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, no ano de 2022. O estudo busca, em específico, analisar e compreender como os textos verbo-visuais se inserem nas atividades dos livros selecionados, e como podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades para os multiletramentos e para a formação do leitor crítico. O interesse pelo tema surgiu a partir da adoção, pelo poder público estadual, de materiais apostilados, em detrimento do Livro Didático proveniente do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), adotado em todo o país e com critérios rigorosos de avaliação. Estudos como o de Paes e Barros e Costa (2012) e Costa (2018), que tomam como objeto de análise livros didáticos avaliados pelo PNLD, demonstraram que a didatização de textos constituídos pela dimensão verbo-visual pouco contribui para o desenvolvimento de capacidades para as especificidades desse exemplar de texto. Sendo assim, este estudo parte da hipótese de que os materiais didáticos, adotados pelo governo do estado, sem indicativos de parâmetros de avaliação, como os realizados pelo governo federal, por meio do MEC, não consideram as especificidades da materialidade verbo-visual na didatização desses textos. Para tanto, esta tese se fundamenta nos pressupostos teóricos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), em especial nos conceitos de enunciado concreto, relações dialógicas e compreensão ativa e criadora, em diálogo com os estudos sobre a dimensão verbo-visual do enunciado, como os de Brait (2009, 2012), Paes de Barros; Costa (2012), Costa (2016, 2018), sobre a leitura (Freire,1982; 1996) e Chartier (1998), e os documentos oficiais das esferas estadual e federal, Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares do Estado de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa de análise documental, de abordagem dialógica, cujo corpus foi constituído de exemplares de textos verbo-visuais presentes em duas unidades de cada caderno (6º ao 9º ano). Os resultados preliminares evidenciam uma prática centrada em conteúdos e atividades extensas de caráter gramatical, com foco no domínio das estruturas linguísticas formais, mas com pouca atenção ao aspecto visual e à integração dos elementos verbais e visuais no processo de leitura.