OS MOVIMENTOS DE SENTIDOS NA POESIA URBANA CÁCERENSE
Discurso; Cidade; Discurso Poético; Memória; Cáceres-MT.
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Estudo de Processos Discursivos”, inscrita sob a área de “Estudo de Processos Linguísticos”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística (PPGL), da Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado” (Unemat). Filiamo-nos à teoria Análise de Discurso materialista que tem, como fundador, Michel Pêcheux, na França, e desenvolvido por Eni Orlandi, no Brasil, cujo objeto investigativo é o discurso e a língua em funcionamento, considerando a não-transparência da linguagem, uma vez que questiona a história, relacionando-a com a língua para estudar a (re)produção de sentidos em dadas condições de produção. Este estudo toma, como objeto de pesquisa, a cidade, procurando observar os efeitos de sentido produzidos pelo discurso poético e que tem, como materialidade discursiva, algumas obras poéticas cacerenses. Procura-se compreender como a cidade se projeta pelas e nas formações imaginárias que constituem os poemas e pelos fios discursivos que os constituem no modo como retratam a cidade de Cáceres-MT. Tomam-se, com efeito, os enunciados de três poetas que escrevem sobre Cáceres enquanto simbólica e enquanto uma materialidade significante, buscando observar como o texto poético dá visibilidade à cidade e ao funcionamento dos sentidos do texto e da: “[...] cidade em seu real de significação” (Orlandi, 1999, p. 9). Dessa forma, sob o olhar discursivo, diremos que a cidade se caracteriza por um conjunto de gestos de leitura e interpretação. Ou seja, a cidade produz sentidos, os quais atravessam-na pelo âmbito do discurso, em que a linguagem vai tomando corporeidade, demandando gestos de leitura e interpretação, pois na teoria discursiva a interpretação é posta em questão e a língua é sujeita a falhas e a sentidos outros.