Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ ARRUDA ACOSTA FERREIRA DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BEATRIZ ARRUDA ACOSTA FERREIRA DA CRUZ
DATA : 04/04/2025
HORA: 13:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Narrativas de professores de língua inglesa da rede estadual de Mato Grosso: A plataformizacão do ensino de línguas adicionais e a identidade docente


PALAVRAS-CHAVES:

Identidade Docente; Ensino de inglês; Plataformização do ensino; Pesquisa Narrativa; Métodos visuais.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Esta tese insere-se na linha de pesquisa de Estudos de Processos e Práticas Sociais da Linguagem do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da UNEMAT (PPGL/UNEMAT). Tem como objetivo geral investigar como a plataformização do ensino de línguas adicionais emerge nas narrativas dos professores de língua inglesa atuantes em turmas de Ensino Médio da rede estadual do município de Cáceres, Mato Grosso. Por meio das histórias dos professores, busco compreender a identidade docente diante das novas políticas públicas de ensino de língua adicional, instituídas na rede estadual de educação básica. Nesse sentido, os objetivos específicos da tese são (1) compreender os impactos das novas políticas públicas de ensino de língua adicional na identidade docente dos professores de língua inglesa e (2) entender as implicações das novas políticas de ensino de línguas no papel desse docente em sala de aula. Trata-se de um trabalho desenvolvido nos moldes da pesquisa narrativa (Clandinin; Connelly, 2000), no qual parto das seguintes questões norteadoras: Quais os desafios dos professores de língua inglesa atribuídos em turmas de Ensino Médio a partir do uso obrigatório da plataforma Mais Idiomas MT? Qual o papel do professor de inglês nesse contexto de novas políticas públicas? Quais experiências os professores estão vivenciando em suas práticas de ensino após a implementação dessas novas políticas públicas? Para tanto, valho-me de uma concepção narrativa de identidade docente (Connelly; Clandinin, 1999). Os textos de campo abarcam linhas do tempo contemplando as trajetórias profissionais dos participantes de pesquisa e desenhos representando sua prática docente em meio ao modelo de plataformização educacional adotado pelo estado. Também foram desenvolvidas duas entrevistas semiestruturadas com cada professor. O estudo aponta para reconfiguração do papel docente em meio a plataformização do ensino. Propõe reflexões importantes sobre a identidade do professor de inglês diante das novas políticas públicas de ensino em vigência no estado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Interna - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Externo à Instituição - RODRIGO CAMARGO ARAGÃO - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 06/03/2025 14:38
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1