APRENDA INGLÊS COM OS PROFESSORES MAIS LEGAIS DA INTERNET: UMA ANÁLISE VERBO-VISUAL DE UM PERFIL NO INSTAGRAM
Análise Dialógica do Discurso; verbo-visualidade; ensino de inglês; redes sociais; discurso publicitário.
Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar os efeitos de sentido produzidos pelas publicações da página “@sejainglesfluente” no Instagram, analisando a interação entre linguagem verbal e visual na construção dos enunciados. Pretende ainda compreender como os recursos verbo-visuais mobilizados nas postagens contribuem para o engajamento dos seguidores e a promoção de uma concepção específica de ensino da língua inglesa. Para tanto, foram selecionadas postagens publicadas no feed da página, cuja análise foi realizada à luz da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin e o Círculo, em diálogo com estudos sobre verbo-visualidade e discurso digital. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso, de abordagem dialógica, fundamentada nos pressupostos teóricos da ADD e na investigação das práticas discursivas em ambientes digitais. O trabalho busca respostas para as seguintes questões de investigação: 1. Como se configura a linguagem publicitária dos recursos verbo-visuais utilizados pela página “@sejainglesfluente” na rede social Instagram? 2. Que efeitos de sentido essas publicações podem produzir no usuário/seguidor para que a divulgação atinja a finalidade desejada? 3. Qual concepção de ensino de língua(gem) é promulgada pela página? Metodologicamente, realizamos o mapeamento e a descrição do corpus, delimitamos as postagens de acordo com suas regularidades e procedemos à análise dialógica dos enunciados verbo-visuais. Os resultados demonstram que as publicações analisadas promovem uma concepção mercadológica do ensino de inglês, fortemente pautada no mito do falante nativo e na promessa de aprendizado rápido e eficaz. Observa-se que a verbo-visualidade das postagens é utilizada estrategicamente para persuadir o seguidor, explorando elementos gráficos, cores, tipografia e organização textual para potencializar o apelo comercial. Além disso, identificam-se relações dialógicas entre os discursos presentes nas publicações e narrativas amplamente difundidas sobre o ensino da língua inglesa na era digital. Tais aspectos reforçam um modelo de aprendizagem que, embora dinâmico e acessível, pode gerar expectativas irreais sobre a aquisição da proficiência. Espera-se que os resultados deste trabalho auxiliem professores, pesquisadores e estudiosos da área a refletirem criticamente sobre o impacto das redes sociais na construção de discursos sobre o ensino de línguas, ampliando as possibilidades de compreensão da relação entre verbo-visualidade, ideologia e aprendizagem no ambiente digital.