ESTUDO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DA LÍNGUA INGLESA EM PLATAFORMAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA
Sociolinguística Educacional; Expressões Idiomáticas; Plataformas Digitais; Imersão à Língua Inglesa; Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa.
Este estudo de tese objetiva a investigação de novas estratégias e abordagens para o ensino eficaz de língua inglesa em sala de aula no contexto pós-pandêmico, especificamente direcionado para o ensino público, o qual há tempos tem sido alvo do sucateamento, da negligência e dos ataques à sua legitimidade por parte do poder público. Nesse processo, partiremos à procura de uma ampla bibliografia que nos respalde nos questionamentos que tendemos a solucionar, como asincertezas acerca do futuro próximo, de modo que estejamos preparados para lidar comsituações extremassemespanto como não ocorreu coma pandemia da COVID-19 a qual muitos afirmam ter chegado de surpresa, enquanto outros dizem já têla previsto. Nesse ínterim, em decorrência do isolamento social, as pessoas passaram a consumir conteúdos midiáticos cada vez mais frequentes que reproduzem contextos, cenáriose situações distópicas, o que fomenta a criação de teorias e discursos sem respaldo cientificoocasionando num problema ainda maior que é o bombardeio por fake news. É em meio a esse cenário conflituoso que pretendemos dar continuidade ao trabalho já iniciado sobre o ensinode língua inglesa por meio de expressões idiomáticas a partir de séries televisivas (FOLETTO, 2021). A composição desta pesquisa fundamentar-se-á nas obras de autores clássicos dos Estudos Sociolinguísticos: William Labov (1972), Luis-Jean Calvet (2002), Stella Maris Bortoni- Ricardo (2008), Magda Soares (2002) e Marcos Bagno (2005), os quais buscam relacionar alíngua com o ensino, sendo essa, portanto, a vertente denominada Sociolinguística Educacional.