O UNIVERSO SOCIOCULTURAL DOS ALUNOS HABITANTES DAS MORADIAS COMPACTAS DE BARRA DO BUGRES
Arquitetura Humanista. Moradias Compactas. Habitações Coletivas. Convivências Universitárias.
Esta dissertação nasce do desejo de compreender o universo sociocultural dos estudantes que habitam moradias compactas em Barra do Bugres – MT, nas proximidades da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O estudo analisa de que maneira esses espaços influenciam a construção de significados, o modo de se relacionar e de permanecer na vida universitária. Inspirada nas reflexões de Gaston Bachelard e Christian Norberg-Schulz, busco compreender uma leitura sensível do habitar. Ambos ajudam a distinguir o morar, ligado à função e à materialidade, do habitar, entendido como experiência simbólica, afetiva e existencial. Essa abordagem possibilita à autora, que vem da Engenharia, mudar o foco da técnica para a interpretação do espaço com base na vivência e nas relações que se estabelecem nele. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, com observação participante e entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes residentes em diferentes tipos de moradias compactas. As narrativas, analisadas sob a perspectiva da análise de narrativas, revelam múltiplas dimensões do habitar universitário. Os resultados mostram que, embora as moradias apresentem limitações estruturais e adaptações precárias, os estudantes ressignificam o espaço, constroem vínculos e formam redes de apoio que fortalecem o sentimento de continuidade e pertencimento. Como desdobramento teórico e prático, propõe-se a criação da disciplina Arquitetura Humanista: do Morar ao Habitar, no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNEMAT. A proposta nasce do desejo de formar profissionais mais atentos às dimensões humanas do espaço e de contribuir para políticas públicas que considerem o estudante como sujeito de afetos, histórias e territórios. Reafirmando que habitar é, antes de tudo, um modo de existir no mundo.