Ensino da Matemática e desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio da robótica com Placa Arduino e software PictoBlox
Educação Básica; Matemática; Pensamento Computacional; Robótica Educacional.
O uso das tecnologias digitais está cada vez mais presente no cotidiano, e, diante desse cenário, a sociedade contemporânea – em especial crianças e jovens em idade escolar – necessita desenvolver um conjunto de habilidades relacionadas à cultura digital. No contexto educacional, torna-se, portanto, imprescindível a adoção de novas estratégias de ensino que respondam a essas demandas. Entre tais estratégias, destaca-se a robótica educacional, que reúne características capazes de contribuir para os processos de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento de competências e habilidades vinculadas à cultura digital. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições e dificuldades do uso da robótica educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional e de conhecimentos matemáticos, a partir das percepções de estudantes do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Ensino Joana Darc, localizado em Tangará da Serra – MT. A produção dos dados ocorreu por meio de um curso de extensão em robótica educacional desenvolvido com a participação de 12 estudantes, utilizando como instrumentos de coleta questionários, relatórios e entrevistas. A investigação, de caráter qualitativo, evidenciou as percepções dos participantes sobre a robótica educacional no ensino de Matemática e no desenvolvimento do pensamento computacional com a plataforma PictoBlox, além de apontar contribuições para o aprimoramento de práticas pedagógicas.