As habilidades mobilizadas pelos alunos do ensino fundamental II no desenvolvimento de projetos de iniciação científica em matemática.
Educação Matemática; Ensino por investigação; Educar pela pesquisa; Metodologia de pesquisa.
A pesquisa teve como questão-problema: quais habilidades cognitivas, sociais e atitudinais são mobilizadas pelos alunos da educação básica no desenvolvimento de projetos de iniciação científica em matemática e de que forma essas habilidades contribuem para a aprendizagem significativa da disciplina? O objetivo da pesquisa é analisar as habilidades cognitivas, sociais e atitudinais mobilizadas por alunos da educação básica no desenvolvimento de projetos de iniciação científica em matemática, compreendendo como essas habilidades contribuem para a aprendizagem significativa da disciplina. Os sujeitos foram estudantes da Escola Estadual Olegário Moreira de Barros, de Nortelândia-MT, participantes da 11ª Mostra de Iniciação Científica do Pantanal, promovida pelo CEICIM-UNEMAT em parceria com o IFMT/Campus Cáceres e a Secretaria Municipal de Educação de Cáceres-MT, com apoio financeiro do CNPq. A pesquisa justifica-se pela lacuna existente na literatura quanto à relevância da Matemática em atividades de iniciação científica na educação básica. Metodologicamente, caracterizou-se como pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado, gravações das falas dos alunos, análise de projetos, resumos e pôsteres apresentados na Mostra. A análise seguiu a perspectiva da análise de conteúdo (Bardin, 1977; Rodrigues, 2019). Os resultados evidenciam que a iniciação científica contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e atitudinais, favorecendo a aprendizagem significativa e valorizando práticas pedagógicas investigativas no contexto escolar.