Drone como Recurso Pedagógico no Ensino de Matemática e Física: Uma Formação Continuada com Professores da Educação Básica em Barra do Bugres
Palavras-chave: Drones educacionais. Pesquisa-formação. Formação Pedagógica. Pensamento Computacional. Programação em Blocos.
Este trabalho teve como objetivo geral investigar o uso de drones como recurso pedagógico no ensino de Matemática e Física no contexto de uma formação continuada com professores da educação básica em Barra do Bugres, Mato Grosso, buscando explorar as possibilidades pedagógicas dos drones, promovendo uma aproximação prática entre conteúdos matemáticos e físicos e a realidade tecnológica dos alunos a partir da perspectiva dos professores em formação continuada. Ela se justifica pelo crescente impacto das tecnologias digitais na educação, especialmente a robótica educacional, que permite aos alunos desenvolver habilidades críticas, como pensamento computacional e resolução de problemas. Drones, como parte dessa abordagem, oferecem oportunidades inovadoras ao relacionar conceitos abstratos com aplicações práticas, engajando os alunos no aprendizado. Além disso, destaca-se a carência de estudos e práticas pedagógicas sistematizadas sobre o uso de drones no ambiente escolar, ressaltando a demanda do tema. A pesquisa sustentou-se em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória tendo como referência a pesquisa-formação, que integra produção de conhecimento e formação pedagógica, apoiada, mas não limitada, no procedimento metodológico de uma pesquisa colaborativa, por facilitar a reflexão crítica dos professores sobre suas práticas educacionais e o desenvolvimento de materiais didáticos no decurso de uma formação continuada. A partir da análise dos dados três temas emergiram: a) drone como recurso pedagógico; b) o uso pedagógico dos drones como estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional; e c) produção de materiais e formação continuada como estratégia para inserção dos drones como recurso pedagógico. Os resultados sugerem que é possível a utilização de drone como recurso pedagógico, sendo possível utilizar não apenas com conteúdos de matemática e física, mais que para isto, é necessário haver um esforço coletivo tanto para formação continuada a respeito, quanto para produção de materiais que auxiliem professores na utilização deste equipamento em sala de aula.