INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA EM TIMOR-LESTE
Vídeos Digitais. Tecnologias Digitais. Ensino de Matemática. Inteligência Artificial.
O objetivo desta pesquisa é compreender o modo como coletivos de estudantes com Inteligências Artificiais produzem conhecimentos matemáticos durante a produção de vídeos digitais. O estudo foi desenvolvido no contexto de um curso on-line de produção de vídeos com conteúdo matemático, no qual as interações síncronas ocorreram por meio do Google Meet e as interações assíncronas realizadas com Google Classroom e WhatsApp. A investigação, de abordagem qualitativa, foi conduzida com licenciandos do Departamento de Matemática do Instituto São João de Brito (ISJB), localizado no município de Liquiça, em Timor-Leste. Os dados foram produzidos por meio de diferentes procedimentos: aplicação de questionário, observação participante, realização de grupo focal e registro das interações síncronas e assíncronas. O procedimento de análise, realizado com o método indutivo e fundamentado no construto seres humanos-com-mídias (BORBA; VILLARREAL, 2005), permitiu organizar os dados em categorias: (i) colaboração e reorganização do pensamento matemático em coletivos de estudantes-com-IA; (ii) criatividade nos vídeos produzidos por coletivos de estudantes-com IA; (iii) produção de vídeos com IA inspirando a prática futura; (iii) uso crítico da IA na produção de vídeos. Os resultados desta pesquisa indicam que a produção de vídeos digitais com IAs generativas promoveu processos de reorganização de pensamento e propiciou criatividade, colaboração e reflexão crítica sobre o uso das tecnologias. Essa pesquisa reafirma que o conhecimento matemático não é produzido de forma isolada, mas emerge de coletivos seres-humanos-com-IAs-generativas, em que humanos e mídias se transformam mutuamente.