Banca de QUALIFICAÇÃO: EUNALHA PEREIRA CONSTANCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EUNALHA PEREIRA CONSTANCIO
DATA : 22/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO-PPGECM "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMATIZAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: U
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMATIZAÇÃO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem, Matemática; Anos Iniciais; Artefatos digitais; Construção Social; 


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Esta pesquisa investiga as Representações Sociais construídas por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental sobre Matematização com a interação das Tecnologias Digitais, na promoção da aprendizagem matemática. Parte-se do pressuposto que a evolução tecnológica tem provocado mudanças relevantes no engajamento e no interesse dos estudantes. Assim, o objetivo da pesquisa é compreender como a matematização é representada por estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no contexto de interação com a Tecnologia Digital. A pesquisa está direcionada pela pergunta: De que modo crianças do 2º ano do Ensino Fundamental produzem as representações sociais da matematização em interação com as Tecnologias Digitais? Entre os teóricos que fundamentam esta investigação, destacam-se Borba e Villarreal (2005), Souto e Borba (2016), com foco investigativo em ensino e aprendizagem de matemática com tecnologias digitais. Na Matematização buscamos amparo nas contribuições de Hans Freudenthal (1973), Treffers e Goffree (1985), Gravemeijer, et al (1999), Ferraz (2004) e (Santamaria, 2006). E a abordagem teórica que contribui para análise de dados dessa pesquisa é a Teoria das Representações Sociais (TRS), e alicerçamos nas ideias de Moscovici (1961), Abric (1976) e Joedelet (1984), cujas contribuições acerca das representações sociais oferecem subsídios teóricos importantes para a compreensão das percepções infantis sobre a matematização e as tecnologias digitais no contexto da aprendizagem matemática. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utilizará como instrumentos para a produção dos dados a entrevista semiestruturada, gravação de vídeos, técnica projetiva do desenho livre e a análise de conteúdo temática  e por fim a Análise de similitude, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. A abordagem da Teoria das Representações Sociais possibilitou evidenciar que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental estão no processo de construção de significados matemáticos. Partindo das premissas da Teoria do Núcleo Central, na condição sócio-histórica e memória coletiva, o grupo apresentou indícios de representação resistente aos números, demonstrando que a percepção está relacionada a situações vinculadas ao currículo escolar e no Sistema Periférico, com características flexíveis e móveis, principalmente em situações reais as relações comerciais dão indícios de significados matemáticos em construção, mas ainda  integram experiências heterogêneas e contraditórias em construção. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 54623019 - CLEIDE APARECIDA FERREIRA DA SILVA GUSMAO
Interna - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Externa à Instituição - ALCINA MARIA TESTA BRAZ DA SILVA - CEFET/RJ
Notícia cadastrada em: 21/07/2025 07:29
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