O PROGRAMA LEITURA E ESCRITA (LEEI) E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARRA DO BUGRES/MT
Ensino de Ciências Naturais; Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI); Formação Continuada; alfabetização; práticas pedagógicas.
Esta dissertação objetiva analisar as contribuições da Formação Continuada do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) para as práticas pedagógicas de professoras que atuam no ensino de Ciências Naturais nas turmas de Pré I e Pré II, das escolas da rede municipal de Barra do Bugres-MT. A pesquisa se insere no campo da formação de professores da Educação Infantil e busca compreender, a partir da perspectiva docente, como o processo formativo impactou as práticas educativas das participantes desta formação, bem como os desafios enfrentados durante sua implementação. A investigação foi orientada por uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva, fundamentada na metodologia da pesquisa participante, a qual valorizou a escuta sensível das experiências vividas pelas professoras no contexto do LEEI. A produção de dados foi realizada através de entrevistas online, conduzidas via Google Meet, e de questionários estruturados e semiestruturados, do Google Forms. Os dados foram analisados com base na abordagem proposta por Severino (2007), que destaca a importância da interpretação crítica dos discursos como instrumento para apreender os sentidos construídos nos contextos escolares. O estudo também dialoga com as políticas públicas de formação continuada, situando o LEEI no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política educacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e implementada no município com a coordenação da equipe técnica da Educação Infantil. A análise dos materiais produzidos durante a formação, como os livros desenvolvidos pelas professoras com suas turmas após aulas de campo, revela um processo formativo articulado à escuta das crianças e ao fortalecimento da relação entre linguagem, ciência e prática pedagógica. Os resultados evidenciam que o LEEI contribuiu para o aprimoramento do planejamento docente, ampliou os repertórios teórico-práticos das professoras e favoreceu a integração entre leitura, escrita e saberes científicos na Educação Infantil. Além disso, destacou-se a relevância da formação continuada como um espaço de reflexão e ressignificação das práticas pedagógicas, especialmente no ensino de Ciências Naturais, área ainda pouco explorada nesse segmento. A questão central que orientou a pesquisa foi: quais foram as contribuições da formação continuada do Programa LEEI para as práticas pedagógicas das professoras que ensinaram Ciências Naturais nas turmas de Pré I e Pré II no município de Barra do Bugres-MT? Como resposta, o estudo oferece subsídios importantes para a avaliação e o aperfeiçoamento das políticas públicas de formação docente, a partir das experiências concretas e das reflexões construídas pelas educadoras participantes.