Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA SOUZA FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA SOUZA FRANÇA
DATA : 07/08/2025
HORA: 18:00
LOCAL: On-line e presencial
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E METODOLOGIAS ATIVAS: IMPACTOS NA RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada; Metodologias Ativas; Recomposição das Aprendizagens;


PÁGINAS: 118
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a formação continuada obrigatória ofertada pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), com ênfase em metodologias ativas, contribuiu para a recomposição da aprendizagem em Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti, localizada em Campos de Júlio, Mato Grosso. A questão norteadora foi formulada nos seguintes termos: como a formação em serviço, focada em metodologias ativas, impactou as práticas pedagógicas e o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos com baixo desempenho? Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa na modalidade Pesquisa-Formação, realizada em 2024, envolvendo cinco docentes da disciplina de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da referida escola. Os dados foram coletados por meio de dois questionários on-line com questões abertas, resultando em 33 respostas. Para a análise desses dados, adotamos a metodologia da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que possibilitou identificar 8 unidades de registro organizadas em duas categorias principais de análise: (a) Déficits estruturais de aprendizagem e obstáculos pedagógicos e (b) Processos de recomposição e efeitos formativos. A análise qualitativa revelou que a formação continuada proporcionou mudanças relevantes na prática docente, destacando-se a adoção de planejamento mais flexível e diversificado, aplicação de diagnóstico contínuo das dificuldades dos estudantes, e a utilização de estratégias pedagógicas variadas, tais como a sala de aula invertida, aprendizagem cooperativa e gamificação. Os docentes relataram um aumento significativo no engajamento dos alunos e uma melhora perceptível na superação das lacunas de aprendizagem. No entanto, foram também apontados desafios importantes, como a limitação imposta por apenas uma aula semanal dedicada especificamente à recomposição das aprendizagens, tempo restrito para planejamento detalhado e insuficiência de suporte institucional contínuo. Essas limitações impediram que as estratégias formativas atingissem plenamente todos os estudantes que apresentam defasagens. Em síntese a formação continuada obrigatória, orientada por metodologias ativas, impactou positivamente as práticas docentes, resultando em aulas mais dinâmicas e participativas, com efeitos visíveis na recomposição de habilidades matemáticas essenciais. Contudo, ressaltamos a necessidade de ajustes estruturais, como maior carga horária destinada às ações de recomposição, suporte institucional ampliado e formação contínua para assegurar a efetividade e sustentabilidade das mudanças pedagógicas implementadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 451.121.500-68 - MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN - UNILA
Externo à Instituição - 942.501.971-15 - EDIVAGNER SOUZA DOS SANTOS -
Externo à Instituição - 961.678.820-53 - MARCELO FRANCO LEAO - IFMT
Notícia cadastrada em: 03/07/2025 08:38
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1