O USO DO APP INVENTOR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
MIT App Inventor; Pensamento computacional; Ensino de Matemática.
O uso de tecnologias digitais no ensino tem impulsionado abordagens inovadoras, entre elas o MIT App Inventor, uma plataforma de programação em blocos desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Inicialmente voltada ao ensino de programação, essa ferramenta vem sendo incorporada ao contexto educacional, com destaque para o ensino da Matemática e o desenvolvimento do pensamento computacional. Esta pesquisa busca compreender as contribuições e limitações de sua utilização, com base nas percepções de professores da Educação Básica de Nova Olímpia/MT. A investigação adotou abordagem qualitativa e interpretativa, desenvolvida a partir de um curso de formação continuada com carga horária de 90 horas, realizado totalmente online, com momentos síncronos e assíncronos. Participaram professores da rede pública municipal, e os dados foram produzidos por meio de questionários diagnósticos e avaliativos, entrevistas semiestruturadas e registros das interações em encontros virtuais. A análise foi conduzida à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), resultando em duas categorias: (i) o App Inventor no contexto educacional e (ii) habilidades mobilizadas com o uso da ferramenta. Como contribuições, destacam-se o estímulo à autoria docente, à criatividade, à ressignificação das práticas pedagógicas e à mobilização de habilidades matemáticas articuladas ao pensamento computacional. Entre as limitações, identificaram-se dificuldades técnicas, desafios na lógica de programação e obstáculos relacionados ao acesso e domínio de recursos digitais.