Banca de QUALIFICAÇÃO: LUDMYLLA SUELLEN WOLF OENNING

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUDMYLLA SUELLEN WOLF OENNING
DATA : 17/04/2025
HORA: 08:00
LOCAL: SALA ANEXA A COORDENAÇÃO PPGECM
TÍTULO:

RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E AS DEFASAGENS DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Defasagem de Aprendizagem Matemática.

Pandemia.

Recomposição de Aprendizagem Matemática.

Atendimento personalizado.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

A presente pesquisa objetivou investigar as possibilidades da recomposição da aprendizagem em Matemática como estratégia para atenuar as defasagens dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na perspectiva dos professores. Para alcançar o objetivo da pesquisa, constituímos a questão norteadora: De que maneira a implementação da recomposição da aprendizagem em Matemática por meio de atendimento personalizado influencia na recuperação das defasagens dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na perspectiva dos professores? Como fundamentação teórica, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura envolvendo de 16 pesquisas, sendo treze dissertações e três teses que discutiram a defasagem, recomposição, reforço e acompanhamento de aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza de campo e de abordagem qualitativa, pois consideramos o modo como os dados foram produzidos e analisados. A pesquisa foi desenvolvida por meio da modalidade Estudo de Caso, pois participaram 20 Professores que ensinam Matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do município de Barra do Bugres. Para produzir os dados, utilizamos um questionário online no Google Forms, o qual foi respondido pelos participantes da presente pesquisa. Para analisar os dados utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que nos proporcionou a definição de 16 Unidades de Registro, que articuladas auxiliaram na definição de três Categorias de Análise: (i) Fatores da defasagem de Aprendizagem em Matemática; (ii) Desafios e Entraves para a recomposição da Aprendizagem em Matemática; (iii) Estratégias formativas para a recomposição da Aprendizagem em Matemática, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico - interlocução dos dados com os conceitos salientados pelos aportes teóricos da pesquisa. Os resultados da presente pesquisa serão apresentados na versão final da dissertação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 376.533.001-97 - JAIR LOPES JUNIOR - UNESP
Externo à Instituição - MARCO AURELIO KISTEMANN JUNIOR - UFJF
Notícia cadastrada em: 16/03/2025 13:40
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