RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA E AS DEFASAGENS DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Defasagem de Aprendizagem Matemática.
Pandemia.
Recomposição de Aprendizagem Matemática.
Atendimento personalizado.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A presente pesquisa objetivou investigar as possibilidades da recomposição da aprendizagem em Matemática como estratégia para atenuar as defasagens dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na perspectiva dos professores. Para alcançar o objetivo da pesquisa, constituímos a questão norteadora: De que maneira a implementação da recomposição da aprendizagem em Matemática por meio de atendimento personalizado influencia na recuperação das defasagens dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na perspectiva dos professores? Como fundamentação teórica, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura envolvendo de 16 pesquisas, sendo treze dissertações e três teses que discutiram a defasagem, recomposição, reforço e acompanhamento de aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza de campo e de abordagem qualitativa, pois consideramos o modo como os dados foram produzidos e analisados. A pesquisa foi desenvolvida por meio da modalidade Estudo de Caso, pois participaram 20 Professores que ensinam Matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental do município de Barra do Bugres. Para produzir os dados, utilizamos um questionário online no Google Forms, o qual foi respondido pelos participantes da presente pesquisa. Para analisar os dados utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que nos proporcionou a definição de 16 Unidades de Registro, que articuladas auxiliaram na definição de três Categorias de Análise: (i) Fatores da defasagem de Aprendizagem em Matemática; (ii) Desafios e Entraves para a recomposição da Aprendizagem em Matemática; (iii) Estratégias formativas para a recomposição da Aprendizagem em Matemática, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico - interlocução dos dados com os conceitos salientados pelos aportes teóricos da pesquisa. Os resultados da presente pesquisa serão apresentados na versão final da dissertação.