Banca de DEFESA: CAMYLA MANSANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMYLA MANSANO
DATA : 18/12/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DIGITAIS, CRIATIVIDADE E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO DA CRIATIVIDADE EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Criatividade. Ensino de Matemática; Tecnologias digitais; Metodologias Pedagógicas; Pós-Graduação.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

Na presente pesquisa, objetivamos analisar como as tecnologias digitais são abordadas nas teses e dissertações de programas de pós-graduação no Brasil no contexto do ensino da criatividade em Matemática, com foco na identificação das principais metodologias e estratégias utilizadas para promover o desenvolvimento da criatividade no período de 2015 a 2023. Desta maneira, a questão norteadora da pesquisa é: O que nos revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo as tecnologias digitais no contexto da criatividade em Matemática, desenvolvidas no período de 2015 a 2023, no Brasil. Para a coleta de dados, foi efetuado um levantamento das dissertações e teses disponíveis na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Metodologicamente, realizamos uma abordagem qualitativa, na modalidade do Estado do Conhecimento, o qual possibilita a compreensão dos estudos realizados a respeito das tecnologias digitais no contexto da criatividade em Matemática, de modo quantificado e ordenado. O corpus da pesquisa foi constituído por 41 pesquisas, sendo 32 dissertações e 09 teses envolvendo a referida temática. Para a análise desse material, utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). A análise das teses e dissertações mostra uma diversidade de abordagens, desde o uso de ferramentas digitais interativas até a integração de projetos interdisciplinares que estimulam o pensamento criativo. Além disso, a Base Nacional Comum Curricular BNCC (2022) e mais recentemente a BNCC Computação (2022), que são exploradas como marcos regulatórios e orientam a inclusão da criatividade no currículo escolar, destacando a importância de habilidades computacionais e digitais. Por fim, este trabalho oferece uma reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades para a promoção da criatividade no contexto educacional brasileiro, indicando que as recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais e práticas pedagógicas que fomentem um ambiente criativo e inovador da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE estão sendo implementadas no Brasil. A presente pesquisa contribui para o avanço dos estudos sobre o ensino da criatividade no Brasil, abrindo perspectivas para futuras investigações. Ao identificar as principais tendências e desafios, este trabalho sinaliza a necessidade de aprofundar a análise de determinados aspectos, como o impacto das tecnologias digitais na promoção da criatividade e a relação entre a criatividade. Além disso, sugere-se a realização de estudos longitudinais que acompanhem o desenvolvimento da criatividade ao longo da trajetória escolar dos estudantes. Acredita-se que, ao estimular novas pesquisas, este trabalho contribuirá para a construção de um corpo teórico mais sólido e consistente sobre o tema, oferecendo subsídios para a formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento da criatividade nos estudantes brasileiros proporcionando compreensões e uma visão mais aprofundada e crítica do que já foi produzido e do que ainda precisa ser explorado nas pesquisas (dissertações e teses) envolvendo as tecnologias digitais na promoção da criatividade em matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 125623002 - DECIO SCHAFFER
Interna - 54623019 - CLEIDE APARECIDA FERREIRA DA SILVA GUSMAO
Externo à Instituição - GILBERTO ORENGO DE OLIVEIRA - UFN
Notícia cadastrada em: 18/11/2024 12:55
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