REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA COM APLICATIVO MÓVEL
Aplicativo Móvel; Aprendizagem Baseada em Projeto; Formação de Professores.
Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades e os desafios enfrentados por professores, que atuam no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Barra do Bugres, ao incorporar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) por meio de aplicativo móvel, no contexto de uma formação pedagógica. A questão norteadora do estudo é: como a Realidade Aumentada pode ser integrada ao ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto de uma formação pedagógica? A Realidade Aumentada foi selecionada por seu potencial de promover maior interatividade e envolvimento no processo de aprendizagem. No ensino de Ciências, essa tecnologia contribui para a visualização de conceitos abstratos, tornando-os mais acessíveis e atraentes aos alunos. A abordagem metodológica é qualitativa, do tipo pesquisa-formação, e faz uso da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), uma estratégia que incentivou os professores a desenvolverem projetos educacionais utilizando a RA para enfrentar desafios pedagógicos relatados durante a formação. No decorrer da pesquisa, foi realizada uma busca por aplicativos na loja Google Play. No entanto, diante da ausência de aplicativos adequados, foi desenvolvido o aplicativo Ciência Interativa RA, que opera em dispositivos móveis com hardware limitado e sem necessidade de conexão à internet. Para a produção de dados, foram utilizados documentos produzidos na formação, observações e questionários com os participantes. A análise de conteúdo, conforme a proposta de Bardin (2015), é aplicada sistematicamente para examinar as percepções e experiências dos professores durante a formação. Este estudo busca contribuir para a compreensão de como a realidade aumentada pode ser integrada ao ensino, ao mesmo tempo em que analisa os desafios enfrentados nesse processo.